É o preconceito que mata (desabafo)

Não muito longe daqui ouvem-se dizer do crime praticado contra todo tipo de pessoa e eu vos pergunto: A religião que mata? O discurso político que mata? A cor da pele que mata? A posição social que mata? A traição, o amor, o ódio, a segregação, a guerra???

Sinto, profundamente, latente uma dor sem tamanho, e vos digo: Pessoas matam!!! E usam uma infinita gama de desculpas para atribuírem a culpa. A falta de informação mata, a ignorância, a falta de amor ao próximo matam, o não saber, não querer entender matam! E usam uma mesma máscara: O PRECONCEITO! Este sim mata! E usa-se do discurso religioso, ideológico, político para chegar a quem não tem informação, entendimento. E os que o usam como arma deveriam ser punidos, sabendo-se que é por causa de sua influência que tantos são tomados por um ódio sem justificativas.

Por que o judeu?

Por que o negro?

Por que o islâmico?

Por que a mulher?

Por que a criança?

Por que o católico?

Por que o evangélico?

Por que o pobre?

Por que o nordestino?

Por que o homossexual?

Por que o aleijado?

Por que a mãe solteira?

Me digam o que fizeram de tão errado essas pessoas, que nada atentaram sobre você?

São minorias, sem voz, deixados à margem dos direitos humanos, da justiça, sem vez sem paz, sem direito à viver plenamente!

Indigno-me, revolto-me, grito, que mundo é esse em que ser diferente é estigma mortal?

Às vezes me sinto na Idade Média, onde selvageria e execuções eram propagadas como punição ás diferenças! Deus, são pessoas!!! Que sonham, que têm planos, que querem como você ser feliz, encontrar um amor, construir uma família, ter um bom emprego, ser aceito como é! Ter o direito de ser!

Vivemos em um mundo ignorante, pobre de compreensão e amor ao próximo, um mundo pobre de gente que lute por essas minorias, pobre de entendimento, de ideal, pobre, pobre... Um mundo onde conceitos e concessões decidem quem é normal e quem não é, onde a religião se transforma na mais mortal arma de guerra e preconceito, onde a "normalidade" é constituída por regras que excetuam tanta gente! Gente! Essa é a palavra, é preciso ser mais "gente"!

A brutalidade dos crimes por preconceito são tão gritantes, o machismo, as doutrinas religiosas que espalham que homossexuais não têm direito de viver?! Quem são vocês, ou melhor, quem somos nós, para decidir quem tem direito de viver? As palavras, os cultos, dão mais força ainda para a homofobia, para a xenofobia, o machismo... onde isso vai parar?

Me sinto estranhamente movida, comovida... uma revolta do fundo da alma, afinal, Deus não perdoou a prostituta, o pecador, o corrupto, curou o leproso, o estrangeiro? E a humanidade, se acha no direito de punir, de matar, "selecionar" quem merece ou não ter uma vida normal! Sinto repúdio! Me envergonho de pertencer a essa concepção de mundo!

Isso tudo parece distante, até bater na nossa porta, até sentirmos nos ossos a dor alheia. Mas enquanto a cor da pele, a opção sexual, a religião for mais importante que a alma que a habita o corpo nada será diferente! Enquanto o lugar de onde veio uma pessoa, sua escolha pessoal e sexual, sua religião forem distintivos, as diferenças continuaram ser motivos de guerra e morte!

Somos o que somos, sem pedir, sem querer, tantas vezes sem merecer!

Entendam... a vida é direito de todos!!

Viviane Tavares
Enviado por Viviane Tavares em 10/12/2013
Código do texto: T4606438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.