O AMOR EXERCIDO

Discurso proferido em ocasião do aniversário do grupo de orações do Terço dos Homens da paróquia Nossa Senhora da Conceição - Águas Belas - PE

Este movimento é a prova do amor de Deus para conosco por intercessão de Maria santíssima, mãe de Deus e nossa mãe. Ela junto a seu filho Jesus nos ensina o que é o verdadeiro amor, este que são Paulo nos relata de forma tão sublime em sua primeira carta aos Coríntios no capítulo 13, o amor caridoso como sublime dom.

Baseados neste sagrado escrito do apóstolo dos gentios,é importantíssimo fazer perguntas: será que sabemos o que significa esse amor que a sagrada escritura nos traz através da santa Igreja? Continuando nesta linha de raciocínio: será que é posto em prática (o que é mais importante) este amor transfixante?

O amor que nos é apresentado através desta palavra não é algo abstrato, irreal, ou muito menos utópico, antes disto: é concreto, real, plausível, mas para isto é salutar a abertura para a graça de Deus, para uma humanização do próprio sentir. Ao contrário do que muitas vezes pensamos e do que é colocado para nós através de uma certa “ditadura” da informação: não somos nem podemos ser marionetes do destino, ao contrário somos autores de nossa história, por isto o Criador nos incumbiu de livre arbítrio e ciência suficiente para discernimos entre o bem e o mal, entre a escolha do amor e do ódio.

Logo, tudo isso resulta de escolhas, estas por sua vez, deveriam estar ligadas a reflexão e atos condizentes com tal raciocínio, contudo, por muitas vezes não estão. Faz-se necessário uma auto-avaliação, e partindo disto, auxiliarmos o nosso próximo, não através de sobras ou esmolas que aliviem o pesar de consciências. É algo mais além, mais grandioso, passa por uma inserção do indivíduo em sua totalidade no meio social, no âmbito da Igreja, na dignidade de direito como ser humano.

Volto as duas perguntas feitas anteriormente: o que significa este amor? Significa nossas escolhas e, consecutivamente, nossas obras que mesmo pequenas são elas que poderão mudar a vida de uma pessoa, inclusive as nossas. Pense na natureza é composta por pequeninos átomos impossíveis de serem visualizados de forma natural, mas que fazem grandes diferenças em suas estruturas e arranjamentos. Da mesma forma são nossas escolhas: por mais pequenas que pareçam para nós, fazem grande diferença. Avalie isto a partir de simples atos como dar um bom dia, tratar todos com dignidade, doar sangue, visitar um doente...

A segunda resposta não terei, deixo-as para os leitores destas singelas linhas para que busquemos exatamente a partir de uma maior reflexão vivermos um amor compartilhado, caridoso por excelência.

Ildebrand Gutemberg
Enviado por Ildebrand Gutemberg em 09/12/2013
Reeditado em 13/12/2013
Código do texto: T4604977
Classificação de conteúdo: seguro