Para quê dominar o mundo?

Acomete-me neste ínfimo espaço de tempo, um questionamento que externarei nas linhas que seguem. Não pretendo nesta explanação ser metódico em excesso, tão menos parecer demasiadamente superficial e fútil. Apenas procurar expor na medida exata o que surge de uma forma intensa ma minha mente, transpondo para este texto deveras breve. Em alguns casos as palavras podem nos trair ou mesmo não expressarem fidedignamente o que se pretende de antemão expor, mas, contudo é de útil relevância, para este breve comentário.

O questionamento que me toma de assalto agora, qual a verdadeira e pura significância que domina a alma humana na sua completude, no que se refere ao desejo desenfreado de pessoas, nações, governos e corporações em dominarem o mundo e o subjugarem de acordo a suas vãs vontades. Não seriam prepotência e egocentrismo, elevados em excessos a níveis de insanidades individuais e coletivas. Qual o propósito de aprisionarem populações completas e as condicionarem as suas vontades próprias, por mero capricho e ânsia de se autoproclamar superior. Sem dúvida pode parecer banal ou mesmo escroto este tipo de colocação, mas é pertinente e necessária para propor uma sublime reflexão. Esta paixão, este desejo de dominação que se cultiva em nossas mentes, como uma demência sem limite e nenhum controle, ignorando o limiar da razão, fazendo uso indevido e equivocado de tradições e teorias científicas para afirmar-se como “raça superior” e motivo para exercer a dominação ante o próximo e dilapidar indiscriminadamente os recursos naturais. Preocupamos-nos em demasia com nós mesmos, voltando-nos para o nosso próprio ventre e se vangloriando de sucessos que verdadeiramente não fazem a menor diferença, se compararmos a nossa pequenez diante deste planeta e insignificantes levando em conta a vastidão do Cosmo.

Deveríamos, portanto começar a contemplar o Cosmo e compreender a vastidão inimaginável, mesmo para as lentes dos potentes telescópios concebidos, frutos da ciência e tecnologia do homem moderno. Quiçá com uma compreensão mais aprofundado do Universo que nos cerceia e nos envolve, nós habitantes deste pequenino planeta, integrante de um simples Sistema Solar, localizado em um dos tentáculos da imponente Via Láctea, poderemos começar a entender nossa real posição.

Daniel Marin RS
Enviado por Daniel Marin RS em 08/12/2013
Código do texto: T4603682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.