vícios pessoais

Tende piedade, Senhor, dos que tem piedade de si mesmos, e se acham bons e injustiçados pela vida, porque não mereciam as coisas q lhe aconteceram---pois estes jamais vão conseguir combater o bom combate. E tende piedade dos que são cruéis consigo msms, e só vêemmaldade nos próprios atos, e se consideram culpados pelas injustiças do mundo. porque não conhcem tua lei que diz: "até os fios de tua cabeça estão contados".

Tende piedade dos que mandam e dos que servem muitas horas de trabalho, e se sacrificam a troco de um domingo onde está tudo fechado e não existe lugar onde ir. Mas tende mais piedade dos que santificam sua obra e vão além dos limites de sua própria loucura, e terminam endividados ou pregados na cruz por seus próprios irmão. Porque estes não conheceram tua lei que diz: "sede prudente como as serpentes e simples como as pombas".

Tende piedade porque o homem pode vencer o mundo e nunca travar o bom combate consigo mesmo. Mas tende piedade dos que venceram o bom combate consigo msm, e agora estão pelas esquinas e bares da vida, porque não conseguiram vencer o mundo. Porque estes não conheceram tua lei que diz: "quem observa minhas palavras tem que edificar sua casa na rocha".

Tende piedade dos que têm medo d segurar na pena, no pincel, no instrumento, na ferramenta, porque acham que alguém já fez melhor que eles, e não se sentem dignos de entrar na mansão portentosa da arte. Mas tende mais piedade dos que seguraram na pena, no pincel, no instrumento e na ferramenta, e transformaram a inspiração numa forma mesquinha de se sentirem melhor q os outros. Estes não conheceram tua lei que diz: " nada está oculto senão para ser manifesto, e nada se faz escondido senão para ser revelado".

Tende piedade dos que comem, e bebem, e se fartam, mas são infelizes e solitários em sua fartura. Mas tende mais piedade dos que jejuam, censuram, proibem e se sentem santos, e vão pregar teu nome pelas praças. Porque estes não conhece tua lei que diz: " se eu testifico a respeito de mim mesmo, meu testemunho não é válido".

Tende piedade dos que se escravizam pelo laço de seda do amor, e se julgam donos de alguém, e sentem ciúmes, e se matam com veneno, e se torturam porque não conseguem ver que o amor muda como o vento e como todas as coisas. Mas tende mais piedade dos que morrem de medo de amar, e rejeitam o amor em nome de um amor maior que eles não conhecem, porque não conhecem tua lei que diz: "quem beber dessa água, jamais tornará a ter sede".

Tende piedade dos que não vêem niguém além de si mesmos, e para quem os outros são um cenário difuso e distante quando passam pela rua em suas limousines, e se trancam em escritórios refreigerados no último andar, e sofrem em silêncio a solidão do poder. Mas tende piedade dos que abriram mão de tudo, e são caridosos, e procuram vencer o mal apenas com amor, porque estes desconhecem tua lei que diz: "quem não tem espada, que venda sua capa e compre uma".

Tende piedade, senhor, de nós que buscamos e ousamos empunhar a espada que prometestes, e que somos um povo santo e pecador, espalhado pela terra, porque não reconhecemos a nós mesmos, e muitas vezes pensamos que estamos vestidos e estamos nus, pensamos que cometemos um crime e na verdade salvamos alguém. Não vos esquecei em vossa piedade de todos nós que empunhamos a espada com a mão de um anjo e a mão de um demônio segurando no mesmo punho. Porque estamos no mundo, continuamos no mundo e precisamos de ti. precisamos sempre de tua lei que diz : "quando vos mandei sem bolsa, sem algorge e sem sandálias, nda vos faltou".

Paulo Coelho, diário de um mago, capitulo 17, pág. 146

Fabricio Herzog
Enviado por Fabricio Herzog em 14/04/2007
Código do texto: T449876