Escola Pública
Sabe quem conhece o barro que produz para sustentar o alicerce da casa? O pedreiro. E quem conhece a escola e os alunos?Os professores e professoras que passam entre quatro e cinco horas com eles, numa sala de aula, diariamente .Reinventando um jeito de aprendizagem , porque acreditamos, a priori, que os alunos, oriundos de comunidades pobres ,possam ,como crianças, vivenciar e aprender conteúdos que caracterizam a prática da cidadania , um meio ausente em certas famílias.Portanto, há um esforço enorme de retomada, por parte dos docentes ,da valorização da cultura e do desenvolvimento de habilidades como: estímulo ao diálogo, à participação, ao respeito mútuo, buscando formas de motivar o protagonismo, visando o reforço à estima, ao lado da ministração dos conteúdos epistemológicos produzidos pela humanidade.Quem fala de escola, deve estar inserido nela.São digressões absurdas fazer acusações , dizendo que a "escola pública não ensina" .Eu os desafio a encarar o duelo da aprendizagem, concomitantemente ao trabalho de resgate da infância roubada, num contexto onde se encontra casos de estupros, de uso de drogas, abandono geral pelos pais, etc. Certamente , nós, professoras, o fazemos porque estamos compromissadas com a transformação do ser humano, buscando a dialogicidade ,pois agimos de modo diferente daqueles que promovem a instrução como promoção da coisificação humana, endereçada ao mercado capitalista.