#ManifestoLimpo
"Ouviu-se de longe um barulho: um tiro foi dado. Não se sabe para qual direção ele foi, ou partiu; o que sabemos é que ele foi disparado de algum lugar. Junto a esse tiro eu ouvi também um sino tocando, um homem sentado, uma nuvem passando no céu gelado e um monte de vozes gritando: paz. Não é culpa da elite, não é culpa dos mais pobres muito menos dos mais baderneiros, a culpa meu povo, é do povo que se cala. Agora, daqui para frente eu aprendi a falar, sei pronunciar as palavras corretas para ser ouvido; não adianta gritar quando não se está disponível para ser ouvido; agora tudo mudou. Não falo isso para criar uma modinha circular de mesmíssimos redundantes, falo isso para encucar mesmo; pensando é que se pode chegar a algum lugar. Sabe aquele barulho? Era um tiro mesmo, não precisaria ser disparado caso soubéssemos gritar. Por vezes, parece que estamos mais separados quanto estamos juntos. Aprender a falar leva tempo, primeiro devemos escutar, escutar é uma arte. É disso que todos precisam: escutar. Mas de certo modo, estamos no caminho certo, no momento certo, na partida certa do jogo; estamos com fome de sermos ouvidos; precisamos vomitar tudo que está aqui, perto da alma verde. Se eu pudesse recomeçar faria tudo igual, pois é nossa cara, é na nossa casa que as coisas estão acontecendo. Chegou a hora de caminhar, levantar a saia rodada para que não se arraste no chão e andar numa rua lamacenta como esta, mas caminhar sempre; quero lutar com as mãos abertas — e os braços também — minha arma é meu respeito; que tal começarmos a acreditar que um futuro melhor está por vir? Precisamos urgentemente que as pessoas se transformem; que elas possam ser livres de verdade, mas que garantam também a liberdade para todos; estamos aqui, queremos estar presentes no mapa como um dos modelos e não como um dos piores educacionalmente; enquanto você está dormindo o mundo está gritando; o povo daqui está pronto; que venham as leis; que venham as punições para os errados — mas que sejam realmente para TODOS os errados — e que ao final disso tudo não acabe em pizza como se costuma acabar. Parabéns a você, que aprendeu a falar."
ALEX SANDRO PETROCELLI
Enviado por ALEX SANDRO PETROCELLI em 18/06/2013
Reeditado em 18/06/2013
Código do texto: T4348108
Classificação de conteúdo: seguro