Novas Eras
Hoje, a sociedade mais se parece com aqueles filmes que começam de trás para frente. Os valores parecem que involuíram. Códigos de conduta e respeito desapareceram. Ninguém mais respeita o próximo e nem o meio em que vive. Já não existe mais moral, ética e aquele peso na consciência. Não nos preocupamos mais com ninguém além de nós mesmos.
Nove horas da noite e faz silêncio nas casas. Todos entretidos e calados, afinal, a novela das oito está começando. E ainda é terça-feira. Dia de quê? Paredão no Big Brother. É a era da alienação: mocinhas com seus cabelos vermelhos, loucas por vingança, andam de skate e influenciam toda uma geração. No BBB, as brothers e suas conversas tão interessantes, desfilam de biquíni e mostram suas bundas e seios com silicones.
As novelas, os realitys e qualquer outro meio de comunicação são os principais responsáveis pela involução da sociedade. Eles influenciam no modo de se vestir, no modo de pensar, no modo de falar e no modo de agir. Ditam um padrão, e todos querem e precisam aparecer-se com esse padrão. E quanto aos valores? As novelas mostram-nos ao contrário do que deveriam ser: uma menina fica feliz por conhecer sua mãe biológica, que é uma bandida e está presa. Pouco tempo depois fica triste ao descobrir que sua verdadeira mãe é uma mulher humilde, que mora na favela.
Atos simples como não jogar o lixo no chão, desejar um "bom dia" ao cobrador do ônibus, agradecer ao ser atendido pela mulher da padaria, entre outros, perderam-se no tempo. Não importa a vida que está por trás dos olhos dessa mulher que nos vende os pães tão educadamente. Pouco nos importa se um "bom dia" pode fazer a diferença no dia do cobrador. Pouco nos importa se tem uma senhora idosa em pé no meio do ônibus lotado e ninguém cede o lugar a ela. Cada um de nós imerso em seu próprio egocentrismo. E o bem do do próximo? Não nos importa.