MAIORIDADE COM ?????????????

Não consigo entender!!!! Uma prática muito difundida em nossa sociedade é misturar assuntos nas discussões, talvez por falta de argumentos consistentes ou por desconhecimento, mas o fato é que não se discute com objetividade e propriedade nada neste país.

A bola da vez é REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL uma discussão pertinente, afinal a sociedade muda, aumenta a longevidade, acelera seu desenvolvimento e globaliza seus costumes. No entanto o que se fala sobre isso, como sempre, foge da sua essência.

Por um lado os defensores da redução da idade legal de 18 para 16 anos alegam que deve-se dar um basta a impunidade, que os menores de 18 anos assumem crimes cometidos pelos adultos pelo fato de não serem punidos com o mesmo rigor, e por ai vai. Já os contrários a maioridade da redução da maioridade penal alegam que essa medida não reduzirá a violência, que apenas os mais humildes serão punidos, etc, etc, etc...

Sem querer ser o dono da verdade ou coisa parecida, mas creio que a discussão deveria ser outra, como por exemplo:

Uma pessoa com 16 anos tem maturidade suficiente para entender a consequência de seus atos? Qual a diferença da capacidade cognitiva de uma pessoa com 18 ou 16 anos? Quais critérios foram adotados para adoção da maioridade penal com 18 anos? Qual mudança no desenvolvimento da sociedade ratifica ou não a mudança da idade para maioridade penal?

Enfim, essas são algumas poucas perguntas que deveriam fazer parte dessa discussão se realmente ela fosse séria, e não motivada pelos acontecimentos recentes divulgados pela mídia ou por uma posição adotada por uma pessoa sem maior reflexão.