A obra prima do amor

Aleijadinho foi de certo um dos maiores artistas da história brasileira por causa de suas belíssimas obras de arte, mesmo sofrendo de uma forte doença degenerativa. Agora você deve estar se perguntando “por que do nada o Caio foi começar um texto falando sobre Aleijadinho?”, não é? Bem, digamos que o fiz com o intuito de criar uma comparação entre a vida sofrida e dedicada desse grande artista com a vivência de um amor verdadeiro. Como acabei de falar, Antônio Francisco Lisboa sofreu com uma doença que o impossibilitou de utilizar as suas mãos e que também debilitou diversas outras partes de seu corpo. Mesmo com esse grande obstáculo que quase impossibilitava o artista de fazer suas obras, ele seguiu com grande determinação a vida como pintor e escultor, chegando inclusive a ter que pedir que amarrassem as suas ferramentas em seus braços. Imaginem então a tremenda dor que Aleijadinho deveria sentir a cada batida na madeira, a cada pincelada na parede! Ele demorava muito mais tempo para concluir a sua obra prima do que qualquer outro artista, mas ao final ela saía mais perfeita e expressiva do que as demais. Cada sofrimento, cada dor, cada movimento fazia com que a alma e os sentimentos do artista ficassem gravados na obra, dando a ela vida! O suor e a agonia ao se doar de corpo e alma pela sua obra se transformavam em uma grande recompensa futura ao ver a beleza e a perfeição da sua obra que será eternizada e jamais morrerá. Assim também acontece com o amor verdadeiro… ele ganha verdadeira forma e significado quando você se dedica e se doa completamente de forma que isso até doa e te leve a diversas renúncias. Da mesma forma que Aleijadinho aperfeiçoou inacreditavelmente as suas obras a partir de quando ele ficou debilitado e passou a se doar por elas, nós só conseguiremos fazer do nosso amor algo mais perfeito quando deixarmos de o ver como algo fácil e nos entregarmos de verdade a ele. Assim, nosso amor vai ser moldado e vai ficar bem mais belo a cada sacrifício, a cada doação, que não necessariamente precisam ser momentos ruins para você… nós erroneamente confundimos a dor e o sacrifício com algo necessariamente ruim. Eles na verdade são, na maioria das vezes, momentos de grande aprendizado e que nos fortalecem mais do que imaginamos, sendo normais e até necessários para os relacionamentos crescerem e se tornarem mais belos e duradouros, assim como uma perfeita obra prima criada pelo artista mais habilidoso que puder existir.