Adolescência e suas "máscaras"

A adolescência é uma etapa do ser humano bastante conturbada e de certa forma um pouco confusa, pois é nela que começamos a ter um senso de decisão mais forte e é quando queremos ser mais independentes. É exatamente por isso que a adolescência é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento humano, pois é normalmente nela que se cresce a maturidade do indivíduo e é formada a personalidade própria dele… é um período em que você começa a se conhecer mais e se formar intelectualmente e emocionalmente. No entanto, o que é bastante comum nos dias de hoje é observar vários adolescentes e até mesmo adultos que não têm uma personalidade própria e que se deixam levar pelas influências dos demais e vão absorvendo uma personalidade que não são deles… eles vão começando a ser aquilo que ele não são. Pelo desejo de ser aceito por algum grupo ou para se colocar como uma pessoa superior, muitas vezes nós colocamos “máscaras” em nossos rostos e fingimos ser aquilo que nós não somos. Existem até pessoas que têm uma máscara para cada situação da vida e para cada ambiente em que elas se encontram, sendo assim pessoas sem uma identidade verdadeira, um enganador. No entanto, a primeira pessoa a que uma pessoa assim está enganando com esse tipo de atitude é ela mesma! Ao tentar fugir da sua própria realidade, da sua própria essência, ela acaba se perdendo em meio a tantas máscaras que nem ela mesma consegue mais reconhecer o seu rosto original. Muitas vezes também estamos tão acostumados a utilizar a mesma máscara que ficamos com a certeza de que aquele é o nosso rosto. Uma pessoa que não se conhece verdadeiramente e que se prende a essas máscaras jamais conseguirá se realizar completamente e ser totalmente feliz, pois afinal, ela está negando a sua essência! Por isso é grande importância para os adolescentes (não apenas para eles, claro… mas principalmente a eles) buscarem sempre conhecer aquilo que eles realmente são e jogarem fora todas as máscaras que a sociedade nos impõe a colocar. No momento em que você for olhar para dentro de si e ver todo esse vazio e toda essa mentira que você colocou para si mesmo, ai você irá se tocar que há muito o que ser mudado e muito o que ser descoberto.