A você, mulher!

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”. Pv 31.10. O significado do termo valor, se buscado nos dicionários, vai além de simplesmente preço de algo. Tal palavra também denota merecimento, talento, reputação, coragem e valentia, características da mulher virtuosa.

Eu tentava, às vezes, traçar o perfil físico da mulher guerreira descrita nessa passagem, mas nunca consegui visualizá-la como a um personagem de um romance que lemos. E isso me intrigava. Seria esse “mulherão” loira, morena ou ruiva? E a cor de seus olhos: castanhos, verdes, azuis ou negros? Seu rosto apresentaria traços delicados e suaves ou fortes e marcantes? Seu corpo seria frágil e pequeno ou “sarado” e forte?

O que importa a aparência, o exterior, a casca, o invólucro? É essa a pergunta que me faço, agora. Hoje, nesse exato momento, sei por que nunca consegui visualizá-la, porque o que foi traçado, nesse capítulo de Provérbios, foi o seu caráter e não o físico. Como ser uma mulher que corresponda a essa descrição? Ela não só cuidava, de forma exímia, de seu lar, esposo e filhos, mas também fazia negócios e ajudava a gerenciar os recursos financeiros de sua família.

Dignidade, força, iniciativa e atitude são características descritas nesses versículos, além de uma série de outras excelentes habilidades. Penso, então: Será que uma mulher consegue ser tudo isso? Ela realmente existe ou existiu? Talvez essa descrição não seja a de uma mulher específica, mas a de um padrão de mulher ideal. Por isso, não se frustre, minha amiga, caso não consiga corresponder a todas essas expectativas, mas promova uma busca diária da presença de Deus, que é o caminho para alcançar o padrão de conduta ideal de mulheres cristãs e acima de tudo cidadã.

Feliz dia internacional da mulher!