Você tem um desejo que nada neste mundo pode satisfazer.

(...)

Em meio a tantas causas e múltiplos efeitos, você se perde. Você anseia a verdade, você quer ter acesso a um segredo oculto, a um mistério do mundo físico, a saber, da relação causa efeito das ações humanas. E das causas não pessoais também. É um desejo intrigante, ousado, perigoso. Você tem a majestosa sabedoria de ler as coisas e pessoas de modo profundo, além do evidente, mas se perde em tantas ideias e ideais.Porque esse desejo não nos é plenamente concedido, não aqui. Você enxerga as pessoas além dos atos e palavras. Você tenta entende- las você busca uma causa, aliás, muitas causas, possíveis, para um mesmo efeito. Leva-as a um julgamento amoroso e piedoso.O mesmo faz de si mesmo, mas com um maior rigor e menos piedade. Você se angustia porque não sabe a verdade imparcial e neutra dos fatos. (...) Você não sabe sobre aquele caminho que você percorreu, e ,depois, por alguma razão, não terminou. Você não sabe se este é o caminho certo, apesar da escuridão , da dor e das pedras. Você não sabe do silêncio que deveria ter sido e não foi; da palavra que deveria ter dito e não disse. O que seria, se a dissesse? Se chegasse mais cedo? Se tivesse menos paciência, ou mais? Mais conhecimento? Você não sabe da verdade. E você não sabe ser feliz nesta condição humana , finita, limitada, de estar longe da verdade. De não ter uma bússola moral a todo momento, um termômetro das ações que indique quando você vai sofrer ou quando vai fazer alguém sofrer. Você quer além do mundo, o mundo não é o suficiente. Você quer algo que o ultrapassa, algo grandioso, o que detém a Verdade: Deus. Deus, por ser onisciente, sabe de todos os atos e consequências, causas e efeitos, até pensamentos. Ele criou a própria lei de causa - efeito! Tem acesso a todos os tempos , espaços, contextos, pessoas, motivos pessoais, culpas, pecados, virtudes. Diz a verdade neutra de subjetividades e julgamentos errôneos. Deus é o seu maior desejo, e nada deste mundo pode satisfazer este desejo.

Vanessa Patrícia
Enviado por Vanessa Patrícia em 25/02/2013
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T4159263
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.