Desabafo ainda pode, né ?

Soube recentemente de um pequeno impasse ideológico, o qual inclusive alcançou a timeline do meu Facebook. De maneira infeliz, uma amiga, um tanto contraditória, começou a discussão. Minha consideração por sua posição política acabou ali. Ou você é de esquerda ou não, porra! Tem gente (entre eles está uma aluna, bolsista do PROUNI, tentando refundar a antiga ARENA, tsc, tsc) querendo a volta do Regime Militar. Foi isso mesmo que vocês entenderam conscientes leitores. Com todo respeito, mas ainda me pergunto se alguém nesse país tem conhecimento do que foi a Ditadura. Brasil, você tá vacilando!

Não, eu não vivi tal época, não tenho propriedade pra falar. Porém, eu estudei a ditadura e me orgulho disso. No Brasil, o patrimônio histórico é destruído pra população não lembrar mais que teve preso político, ativista social e cidadão comum torturado. Apenas por lutar pela liberdade. O Presídio Cândido Mendes, de Ilha Grande, é o maior exemplo dessa triste realidade. Na argentina, o povo faz questão de lembrar-se do sofrimento durante o Regime Ditatorial e aqui alguns mais desavisados acreditam que a solução para todos os problemas seja sua volta. Eu quero me obrigar a lembrar da Ditadura TODOS OS DIAS. A Democracia plena não existe nesse país e nunca existiu, nem mesmo antes do Golpe Militar de 61. Isso não me impede de lutar para sua concretização. A chave para o país ser o que todos queremos é simples: sejamos de fato cidadãos!

Segundo a História, o Governo Militar implantou uma educação aparentemente melhor do que sempre tivemos no Brasil, porém de acordo com seus interesses. Não tinhamos direito de opinar ou ser adeptos da oposição ao governo. A visão crítica foi sugada das pessoas. Muitos estudantes da USP fugiram ou morreram na luta, assim como os grêmios estudantis, antes palco da troca de ideias sobre política e filosofia, foram praticamente extintos. Desenvolvi todo meu pensamento crítico na escola, agradeço aos meus professores por isso. Além de me compartilharem suas visões, eles me ensinaram a compreender e analisar a partir das minhas ideias. Tirar minhas próprias conclusões, deixar a ignorância no passado. Na escola, você aprende o que nenhum outro lugar no mundo é capaz, a História, a Geografia, a Literatura, Filosofia e Sociologia te moldam para entender seu contexto a partir do passado. Enfim, meu posicionamento é claro, concorda quem quer afinal isso aqui tenta ser um país democrático.

Então vamos ao grande curinga. Talvez você acredite, fielmente, em uma ditadura livre de corrupção. Não vejo maior corrupção do que ouve naqueles 20 anos. Não foi dinheiro só que foi roubado, foi a vida! Quanto vale uma vida? Muita gente teve medo e ‘calou a boca’ nessa época. Não digo que não faria o mesmo, afinal não vivi aquele inferno. Ainda assim, a fé que carrego aqui dentro me lembra dia após dia: paz sem voz não é paz, é medo!