Pronunciamento da formatura do Curso de Formação em Implantação de Igreja

SAUDAÇÕES!

Distinto pastor Christian França,

Distintos lideres e demais Obreiros, presentes,

Distintos padrinhos, madrinhas, irmãos, irmãs, senhores e senhoras, convidados:

Shalom Larhema!

Ao aceitar o convite e assumir o compromisso de ser oficialmente o orador da sexta turma do curso de Implantação de Igreja que farão a diferença nesse Estado e em especial em suas igrejas. Muito me passou pela mente sobre o que dizer neste momento. É certo que deveria servir-me de simples e poucas palavras, mas que pudessem expressar de maneira singular a emoção, felicidade e satisfação que hoje inunda nossa alma.

Há pouco mais de um ano começávamos uma caminhada que, sabíamos, seria árdua e cheia de obstáculos. E o maior deles seria o desanimo. Todavia, aceitamos o desafio! Colocamos, diante do Senhor, o propósito de estudar a Sua palavra e lutamos pela realização do nosso Sonho. Como verdadeiros soldados que querem “manejar bem a palavra de Deus que é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” Hb 4:12. A poderosa e infalível palavra de Deus!

Sabemos que galgamos o primeiro degrau na escada do estudo das Sagradas Escrituras, e como alunos, e servos militantes na obra do Senhor, em nossas igrejas, entendemos que só é possível conhecê-Lo pela sua palavra! Portanto, não podemos parar de estudar! Pois se guardamos os seus mandamentos, verdadeiramente temos conhecido o Senhor! I Jo 2:3.

Também temos consciência de que não basta somente estudar. É preciso viver aquilo que defendemos e pregamos! Afinal de contas, somos observados pela sociedade. E, ademais, quando algumas pessoas não querem nos ouvir, é imperativo que o nosso testemunho seja tão eficaz quanto a nossa pregação! Portanto, entendemos que o verdadeiro servo do Senhor deve ser fiel no cumprimento da palavra e, acima de tudo, deve se submeter ao Senhor em obediência, a fim de que o seu testemunho também possa convencer o pecador!

Refletindo sobre isso questionei ao Espírito Santo - “o que falar neste lugar tão consagrado? O que dizer para uma nova geração de líderes evangelistas? Por onde começar?”.

O Espírito Santo me respondeu. Não há outra forma de começar a não ser pelo Princípio, por Gênesis”.

Com temor e obediência corri para a Bíblia e comecei a ler: No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Genesis 1:1-2

As palavras “sem forma, vazia, trevas, abismo” dão um sentido de opressão.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Genesis 1:3-5

E Deus infinito em sabedoria criou... No melhor estilo Juizianos fez a separação entre Luz e Trevas. Luz dá ideia de calor, de fogo... Se nos referirmos somente à separação deles do mundo não daria a ideia real de como foi esta ruptura, deixar o fogo das trevas para o fogo do espírito não é obra de quem vive no ócio. Para se forjar um caráter avivalista tem que ser com muito suor, lágrimas, joelho no chão e sonhos. Tem que ter fé e acreditar no chamado. Tem que olhar para o oprimido e ter compaixão e crer que Deus é poderoso para mudar o quadro daquelas vidas.

E disse Deus: Haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus o firmamento, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi à tarde e a manhã, o dia segundo. Genesis 1:6-8

O vocábulo firmamento encontrado nos versículos 6 e 7 de Gêneses capitulo primeiro é do hebraico RAQIA tem seu significado como expansão. E no grego STEREOMA dá sentido de uma estrutura firme, sólida.

E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. Genesis 1:9-10

Terra do Hebraico ADAMA significa terra fértil que nos leva a ideia de semear. Também podemos traduzir por ERETZ que é a terra em distinção do céu. Nesse momento semear é a palavra de ordem, “... o que semeia no espírito colherá a vida eterna”, Gálatas 6:8b. Jejum, oração, suplicas, louvores, adoração, consagração, santidade, entre outras virtudes deve ser os objetivos traçados por aqueles que ingressam no ministério da evangelização. Expulsar demônios e curar enfermos está instrospectado em nosso cotidiano. Fruto de nossa semeadura.

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. Gênesis 1:11-13

E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. Gênesis 1:14-18

A passagem do quarto dia fala da origem do Sol, da Lua e das Estrelas, do dia e da noite. Como evangelistas da Causa do Mestre, devemos conhecer o Sol da Justiça que nos trará cura para nossas asas (Malaquias 4:2), solidifiquemos a nossa fé através das madrugadas de oração com a lua e as estrelas por testemunha. Dias de louvor.

E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face do firmamento dos céus. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:20-25

Multiplicação é a palavra de ordem. A divisão destes animais que se referem os versículos anteriores está entre puros e impuros. Hoje encontramos pessoas necessitadas de ajuda, endemoniados, enfermos, impuros; mas também pessoas com o chamado de Deus, com o IDE de Jesus no peito e com o “eis-me aqui” engatilhado na boca. O crescimento é uma realidade. A seara cresce é necessário formar ceifeiros, cara de leão, pata de leoa, velocidade de gazela, olhos de águia.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Genesis 1:26-31

E assim Deus formou o homem, -pastores, e líderes-. E vos deu duas missões: DOMINEM e PROSPEREM! Ensinamentos não nós faltam... Dominem e prosperem seus liderados, dominem e prosperem sua casa de oração, dominem e prosperem seus territórios, dominem e prosperem suas regiões, dominem e prosperem seus impulsos, dominem e prosperem seus desejos, dominem e prosperem seus sentimentos, dominem e prosperem suas vidas, dominem e prosperem, dominem e prosperem, dominem e prosperem...

Amados colegas formandos da sexta turma do Curso em Implantação de Igreja, podemos dizer que estamos no sexto dia. O dia da formação. Nestes últimos doze meses nós fomos confrontados não por homens, mas pelo próprio Deus, nosso caráter foi moldado pelas Suas mãos para sermos e fazermos a diferença. Honremos estes investimentos, sonhemos com almas, honremos este ministério que Deus confiou a cada um de nós, pois ele é fruto da vontade do coração de Deus. Mantenhamo-nos imaculados e renovemo-nos nossas mentes, pensemo-nos e profetizemo-nos coisas boas, pois assim experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossas vidas (Romanos 12:2).

Por fim, gostaria de parafrasear o profeta Jó 19:25-26, que exclamou “Porque eu sei que meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra do Sergipe Del Rey um avivamento evangelístico e missionário, e mesmo depois de consumida a nossa pele, na nossa carne veremos o Avivamento espiritual neste Estado”

Finalizando, nós, FORMANDOS da sexta turma queremos fazer os seguintes agradecimentos:

- ao nosso Trino Deus, pois sem Ele não teríamos conseguido, sequer, iniciar a nossa jornada;

- a todos da Superintendência Regional e da Diretoria de Missões e Evangelismo, na pessoa dos amados Pastores Abdias de Carvalho e Christian França, pela oportunidade a nós oferecida, de fazermos parte da sexta turma de evangelistas desse ministério tão conceituado e abençoador;

- aos nossos Lideres e demais Obreiros pelo incentivo e apoio;

- aos Facilitadores pelos conhecimentos transmitidos e pela paciência a nós dispensada, em cada aula;

- às Esposas, Esposos e demais familiares pela oração e incentivo;

- a todos os irmãos e irmãs de nossas igrejas que oram por nós e que acreditam no nosso potencial na realização da obra do Senhor;

- ao Pastor Christian França, a quem aprendemos a amar. Suas atitudes para conosco, sua dedicação, seu conhecimento a respeito da palavra de Deus e da temática por ele ministrado, sua humildade, sua postura como Obreiro e, acima de tudo, como Servo de Deus, não poderiam deixar de ser citadas. Certamente, o Departamento Regional de Missões e Evangelismo foi muito bem representado no período dessa gestão que o mesmo está a liderar. Pastor Christian que as insondáveis e ricas benção de Deus seja contínua sobre vossa vida, sua família e seu Ministério. Tenha certeza sentiremos imensa saudade!

Distintas irmãs e irmãos em Cristo Jesus,

Escreveu Fernando Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. Que os nossos sonhos dialoguem com o querer divino, produzindo uma obra que, edificada no terreno da história, traduza o nosso amor e sirva à causa da felicidade do Reino de Deus.

Desejamos as mais copiosas Bênçãos do Senhor a todos.

Parabéns FORMANDOS.

E AO SENHOR TODA HONRA E TODA GLÓRIA!

A todos. Shalom Larhema!

(*) Pronunciamento desse abnegado operário das letras por ocasião da solenidade de formatura da sexta turma do Curso de Formação em Implantação de Igreja. Realizado ás 19 horas, do dia 02 de abril de 2011, no Templo da Igreja Adventista da Promessa, situada à Rua Rio Branco, 87, S. Campos, Aracaju/SE.

Cristiano Batista dos Santos
Enviado por Cristiano Batista dos Santos em 29/01/2013
Reeditado em 21/04/2013
Código do texto: T4111278
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.