PEDI E OBTEREIS, BATEI E A PORTA ABRIR-VOS-Á
Meus irmãos. O que nos faz sair de casa e nos dirigir a casa espírita é com certeza o desejo de acharmos respostas em nossos questionamentos íntimos, é para podermos refletir, nos interiorizar e fazer nascer em nós o desejo de mudança daquilo que tem que ser mudado. É também para que possamos aprender ou talvez para nos reciclarmos sobre aquilo que um dia com toda certeza aprendemos. Todas as lições que tivemos numa outra oportunidade reencarnatória.
As repetições criam em nós um clichê mental que se enraíza, pois somos o que repetimos. Quer seja voltado para o bem o para o mal. Quando queremos algo, se mentalmente enraizarmos este querer, irá acontecer sem sombra de dúvidas.
Pedi e obtereis, nos fala da import ância da prece na nossa vida, em nosso dia-a-dia. E está no capítulo 27 do Evangelho segundo o espiritismo. Kardec nos coloca a disposição dois capítulos inteiros dedicados a prece tamanha a sua importância.
Deus criou o homem simples e ignorante, com o passar do tempo este homem foi adquirindo inteligência e conhecimento dado por este mesmo Deus. Foram também orientados por espíritos superiores que os inspirou em os inspira em todos os segmentos da ciência e da pesquisa para o progresso da humanidade.
Não cito eu somente trabalho físico. Refiro-me também ao trabalho espiritual que leva ao progresso moral e por conseqüência tendo o homem elevada a sua moral dentro dos ensinamentos do Nosso Mestre e nosso exemplo maior, adquire uma escala acima em sua ascensão no plano maior.
Quando se fala: - Pedi e obtereis, Buscai e achareis. Dizemos também de toda a busca que o ser encarnado imprime em todas as direções de sua vida. Esta busca pode levá-lo por bons caminhos e boas ações, tendo por companhia espíritos benfazejos e de um patamar superior, como pode também levá-lo pra caminhos menos virtuosos, onde todas as suas ações ou hálito mental o faz encontrar por companhia irmãos menos esclarecidos, espíritos malfazejos, espíritos de procedência inferior e que atua em sua vida ocasionando assim as obsessões.
Portanto meus irmãos somos exatamente o produto do meio que cultivamos para nós. O homem tem livre arbítrio, e tem ele que se conscientizar da eficácia da prece em todos os segmentos de sua vida.
Em Mateus 20:22 Jesus responde dizendo a mãe dos filhos de Zebedeu dizendo não sabeis o que pedis. Isto em referencia ao pedido feito para eu fosse colocado um filho ao lado esquerdo e outro ao lado direitos de seu trono. Jesus responde dizendo que não era de sua competência e sim do Pai.
Temos que ter cuidado no que pedimos porque acima de tudo temos que solicitar a compreensão da vontade de Jesus. Devemos observar em como pedimos. Se em nome do mundo ou em nome do Cristo.
Todas as nossas rogativas temos sempre que pedir que seja feito a vontade do Pai e não a nossa.
Vários itens nos são dados referentes a prece.
_ Qualidade da prece:
Devemos orar em segredo para não sermos hipócritas, nem falar muito como os Gentios que usavam palavras vãs e repetitivas. Nosso Pai sabe exatamente daquilo que necessitamos antes mesmo de pedirmos. Devemos incutir em nós o perdão sempre antes de orar. Perdoar sempre ao ofensor para que possamos assim ser perdoados.
Nos indagamos por vezes o porque de atos menos nobres de nossa parte ou por parte de alguém que possa nos levar ao pedido de perdão. Encontramos as respostas sempre explicada em outra existência e a benção do esquecimento nos auxilia sempre a perdoar com mais facilidade graças a Deus.
É fácil vermos o defeito do próximo pois está aparente. Difícil é enxergarmos os nossos orgulhos, vaidades que se encontram escondidos em nós.
É fácil para mim e para muitos que aqui estão se esforçando em melhorar suas atitudes. Ter maneira de agir diferenciada aqui na casa espírita e lá fora. Muitos de nós e incluo-me em primeiro lugar nisto, vestimos uma capa de bonzinho aqui dentro e lá fora somos pessoas totalmente diferentes. Aqui dentro é muito fácil sermos bonzinhos, educados….lá fora se nos encontrar, somos irreconhecíveis.
Não devemos julgar para não ser julgado pois não sabemos o que o irmão do qual estamos apontando suas falhas está passando… por quais tribulações esteja enfrentando. Se tem dor, se algo o incomoda no intimo. Portanto meus irmãos devemos em primeiro lugar olhar sempre com bons sentimentos para todos e mentalizar a ação da prece em direção ao que nos incomode.
Dentro de cada um de nós existe um santuário muito íntimo, no âmago da alma onde nos ligamos a Deus.
_ Eficácia da prece:
Em Marcos 11:24 trata-se do seguinte: Por isso vos digo todas as coisas que pedires orando credes será recebida… Em Lucas 11:09 – Pedi e vós será dado. No Evangelho nos traz um exemplo significativo que nos fala: Quem de nós sendo pais e nossos filhos nos pedissem peixe daríamos serpentes? Se somos imperfeitos, orgulhosos, não damos nada de ruim ao nosso filho, imagina o Nosso Pai Maior.
A quem conteste a eficácia da prece dizendo que, se Deus sabe de nossas necessidades é inútil ficarmos repetitivos em pedir. Nos responde assim o evangelho. Existem leis naturais, imutáveis e não podemos alterá-las segundo nossos caprichos. Temos obrigação de fazermos a prece de orarmos para nos ligarmos ao alto. Se vamos ser atendidos ou não será de acordo com nosso merecimento e nosso progresso os quais são amenizadas segundo nossas ações.
Quando se fala pedi e obtereis, buscai e achareis dizemos também de toda a busca que o ser encarnado imprime em todas as direções de sua vida. Estas buscas podem levá-lo por bons caminhos e boas ações, tendo por companhia espíritos benfazejos e de patamar superior, como pode também levá-lo para caminhos menos virtuosos onde todas as suas ações e emanações mentais o faz encontrar por companhia irmãos menos esclarecidos, espíritos malfazejos e de procedência inferior atuando em sua via ocasionando assim as obsessões.
Portanto meus irmãos somos exatamente produto do meio que cultivamos para nós.
Imagina-se o homem desobrigado do trabalho e mantivesse, portanto um estado de inércia, de improdutividade. Teria ele os seus membros e cérebro atrofiados pelo desuso. Somente através do esforço é que se detém os méritos e as recompensas justas.
Os espíritos não desobrigam ao homem as leis do trabalho, mostra-lhes sim, o objetivo que deve atingir e o caminho que o leva até lá. Sendo encontradas pedras neste caminho, cabe a cada um olhar e afastar. Mas com toda certeza, se for necessário o uso destas mesmas pedras para que se construa degraus, contaremos com o auxílio destes irmãos que estão sempre a nos dar a força necessária para tal. Portanto ficar somente orando e nada fazer para que se concretize não nos dá mérito de conquistas.
Se temos fé exclamamos: obrigada meu Deus pela boa idéia que me deste! Caso contrário atribuímos as idéias a nós mesmos.
Existem exemplos simples para provarmos nossa fé. Muitos de nós ainda temos necessidade de amuletos, de plantas, objetos para direcionarmos nossa fé e acreditar que ela existe.
Quando aqui falo a vocês, me coloco em primeiro lugar a ouvir pois serve primeiramente a mim. Posso muito bem aqui estar vestindo a capa e os irmãos que me acompanham me cobrando as atitudes.
No ponto de vista moral, estas palavras de Jesus orientam-nos a pedir luz para iluminar nossos caminhos. Se a pedirmos com fé e formos merecedores, ela nos será dada. Se com o hábito da prece Pedirmos força pra resistir ao mal, ela nos será dada. Com sutileza ele nos diz para que possamos bater a sua porta que ela nos será aberta. As quedas serão punições do nosso orgulho e de toda nossa insensatez.
_ Ação da prece:
Por ser uma conversa com Deus tem três objetivos… Agradecer, louvar e pedir. Geralmente mais pedimos que agradecemos e com esforço empregado um dia iremos agradecer antes de pedir.
O homem é o maior autos de todos os seus sofrimentos e ele poderia poupar-se se agisse com critério e prudência.
-critério: é a faculdade que temos em discernir, de identificarmos a verdade.
-prudencia: é o agir com moderação.
_ Maneiras de orar:
Mateus 26:41. Vigiai e orai para não cairmos em tentação. Mas porque vigiar e orar e não orara e vigiar? Devemos primeiro nos vigiarmos entrando em sintonia. É nos recolhermos, nos concentrarmos, como recomenda o evangelho. Nos direcionando aos nossos aposentos e a sós fazermos nossas rogativas.
Mas se não tenho um quarto, e vivo na sarjeta, como posso fazer isto? Não nos detemos ao espaço físico pois o importante é estarmos sozinhos conosco mesmo. Nos interiorizarmos.
No evangelho temos duas oraçãos principais e necessárias.
A primeira é a matinal. Este deve ser o nosso primeiro compromisso diário. Esta oração é para nós em particular, para pedirmos pelo nosso dia. Durante o dia podemos até pedir pelos nossos semelhantes, mas a matinal é a nossa oração.
A segunda é a oração antes de deitarmos para dormir pois esta é fundamental para nossa proteção espiritual. Ao dormimos sabemos que nosso espírito desprende-se do corpo físico e vaga por muitos lugares desconhecidos. Se existe em nós algumas más inclinações com toda certeza este passeio não será de muito agrado e por isto precisamos de toda a proteção espiritual possível.
No último capítulo do Evangelho segundo o espiritismo, o de número 28 intitulado Coletanea de preces espíritas. A primeira oração é a dominical que foi concebida pelo nosso Mestre. Mas a prece referida ao deitar é a de número 38 onde fala da importância do sono para a renovação de nossas forças orgânicas e morais.
Santo Agostinho antes de se entregar ao sono, procurava revisar o seus atos e quando se dava conta de seus erros a primeira coisa que fazia ao amanhecer era tentar corrigi-los. Quantos de nós teria coragem de ao deitar pedir a Deus ou a Jesus o seguinte: - Senhor, trate-me amanhã como tratei os outros hoje….
_ Destino da prece.
O destino sabemos ser sucessão de fases que pode ou não alcançar sua meta. Segundo Emanuel , destino é um campo desenvolvendo o que recebe. É destino do ser humano alcançar a perfeição. Sempre colhemos o que plantamos. Se plantamos amor, colheremos amor.
O que poderíamos pedir a Jesus?
Em primeiro lugar serenidade para aceitarmos algo que não podemos mudar. Um defeito físico, um câncer, ou algo que tenha nascido conosco. Em segundo lugar, coragem pra mudar o que podemos mudar. O egoísmo, a vaidade, o ciúme e toda sorte de defeitos morais. Em terceiro lugar, sabedoria para discernir as coisas as quais podemos mudar e nossos atos.
O verdadeiro espírita é aquele que se esforça para sua transformação moral e domínio de suas más inclinações.
Estes exemplos nos mostram o verdadeiro sentido destas palavras do Cristo. “Pedi e obtereis, Buscai e achareis, batei e a porta se vos abrirá.”