DISCURSO DE PARANINFA DE PEDAGOGIA 2011/02

Cumprimento a nossa Diretora, Danielly Nunes Andrade Noé, os meus colegas coordenadores de cursos, os professores de modo geral, em particular os meus colegas do Colegiado do Curso de Pedagogia, todas as autoridades presentes e, também, todos os funcionários administrativos da Faculdade Pitágoras de Linhares, na pessoa da Secretária Acadêmica, Lazarela Guasti de Moura.

Daqui onde me encontro, saúdo os pais, esposos e esposas, filhos e filhas, namorados e namoradas, familiares e amigos dos nossos queridos formandos, enviando carinhosos abraços.

Queridos Alunos,

Em 2007, após a formatura das últimas turmas de Letras, eu pensei que no ano seguinte eu coordenaria, no máximo, o outro órgão que eu já coordenava: a CPA. Jamais imaginei que Lucileia e Guerino Zanon me convidariam para substituir minha querida amiga, Jaudeti Luiza Tozato, inesquecível coordenadora do Curso de Pedagogia, por ocasião de sua aposentadoria.

Apesar de minha experiência, os desafios eram grandes, pois o Curso de Pedagogia, há dois anos, estava em convalescência; portanto, o primeiro desafio era termos alunos. Dado o vestibular, vocês e mais 13 discentes ingressaram, formando as turmas A e B, mas já em agosto,quando tivemos de juntá-los, nós nos defrontamos com o segundo desafio: fazer vocês aprenderem a conviver e a respeitar as diferenças. Esse não foi nada fácil!

No decorrer desses 04 anos, a roda da vida girou, colocando a Adriana Marchiori, a Akyne, a Ana Carolina, a Carla Ferreira, a Cláudia Ferrari, a Débora, a Eliamara, a Eliana Bandeira, o Lucas, a Marinês, a Neoli, a Rogéria e a Sandra em outros espaços, e juro que eu lamento muito não vê-los tão lindos como vocês estão hoje.

Vocês perseveraram, e graças à competência dos seus professores, a quem muito agradeço: André Leite Serafim, Ângela Cristina Altoé, Carlos José Nicolac Zanon, Eliana Maria Perini Monti, Érica Duarte Baioco, Jonisete Marta Bissoli, Karina Schmidt Furieri, Keila Cuzzuol Pimentel Piol, Luiz Ainha Vasconcelos, Marcela Rúbia Tozato, Maria da Graça Siqueira Pereira, Paula Mara dos Reis Ferraz, Márcia Perini Valle, Maristela Sabaíne da Silva, Norma Astréa Nunes Grünewald, Regina Lúcia Paiva Rabello Reis, Rosane Pagotto, Salatiel do Santos Ribeiro e Thalita Nunes Ruy, vocês acreditaram no Curso, divulgaram-no, nos trouxeram mais 450 alunos, e o mais importante: aceitaram o nosso desafio para estudar seriamente e dar o melhor de si.

Nesta noite, quando completamos 800 noites juntos, ou seja, 200 dias letivos durante 04 anos letivos, olho para vocês com emoção e, desde já, com saudades de você, Adriana Bertholine, da Queridinha, da Ana Amélia, da Andressa, da Ariela, da Camila Vilas Boas, da Cíntia, da Deisy, da Diana Raquel, da Dorinha, da Duainey, da Dulce, da Eliane Schunk, da Elizete, da Fernanda, da Franciane, da Gabriela, da Gicelda, da Guanaelli, da Jamilly, da Janaína, da Jani, da Janine, da Jéssica, da Joelma, da Josiani, da Kamila Selestrine, da Karla, da Kaúlla, da Keyla, da Leidiane, da Lílian, da Lorena, da Luzandra, da Marilene, da Marilucia, da Mayara, da Milena, da Miriã Joquebede, da Mirian de Barros, da Norma, do Raimundo, do Reginaldo, da Renata, da Rosiane, da Rosineia, da Saliza, da Simone, da Sirley, da Sônia, da Thiely, da Vanessa, da Vânia, da Vanusa, da Vera e da Walkíria.

Durante nossa convivência, eu aprendi a conhecer direitinho cada um de vocês: as qualidades e as “ordinarices”, os potenciais e as fragilidades, os apressadinhos e os atrasadinhos, os que já são ótimos pedagogos e aqueles que ainda serão.

Muitas vezes, na condição de coordenadora, eu percebi claramente, quando as sementes do saber não estavam sendo plantadas ou colhidas, adequadamente; então era meu dever puxar a orelha dos “ordinários”, em defesa dos direitos dos inocentes de aprender os conteúdos corretamente.

Isso por que estamos formando profissionais, que não têm o direito de ensinar errado, que não podem prescindir dos ensinamentos de Haydt, Piaget, Vigotsky, David Ausubel, Paulo Freire ou Perrenoud, sob pena de incorrer nas searas da desonestidade ou da covardia.

A verdade, queridos, é que diferentemente do que muita gente pensa, a Pedagogia é um curso nobre e extremamente necessário para a formação de uma sociedade autônoma, competente e ética. Isso por que ele planta as bases da educação, e, por mais triste que seja ouvir isso que direi a seguir, nós sabemos que quando ela é conduzida por incompetentes, acontecem erros irreparáveis e esses costumam desembocar nos hospícios, nas cadeias ou nos cemitérios.

Então, a sociedade é inconseqüente quando remunera mal o profissional de Pedagogia, e o pior, quando, irresponsavelmente, aceita, que após poucos encontros em dias de sábados, aqui mesmo em Linhares, sejam conferidos diplomas de pedagogos a pessoas, que possuem outras graduações e que, quero crer, odiariam que se fizesse isso com suas profissões originais.

Por tudo isso, nesta noite, quando todos vocês conquistaram o direito de receber uma certificação dizendo que vocês são licenciados em Pedagogia; eu lhes parabenizo por não terem feito um curso de “mentirinha”, por terem escolhido estudar de verdade, e por terem atendido tudo o que preconizam as Diretrizes Curriculares de Pedagogia e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Linhares.

Agora, quando estamos prestes a nos despedirmos; quero lhes agradecer pela honra de ter sido a coordenadora, a professora e a paraninfa de vocês. Nossa aliança não se parte aqui, pois onde eu encontrar as bochechas de vocês, eu as borrarei de batom (nem que eu tenha de correr atrás de você, Jéssica?) e meu abraço forte aproximará nossos corações. Alguém duvida disso?

Como líder que fui em suas vidas, durante tanto tempo, acho que tenho direito de lhes pedir seis coisas:

a)que ao se dirigirem às sala de aula, vocês invoquem a Deus pedindo-Lhe a alegria e o entusiasmo necessários para fazerem brilhar os olhinhos das crianças e despertar nelas o desejo de aprender;

b)que vocês se recordem de Paulo Freire quando escreveu: “Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”

c)que vocês não se esqueçam de que os seus alunos prediletos devem os feios, pobres e “lentos”, porque os bonitos, os ricos e os inteligentes não são nada disso por causa de vocês;

d)que as bases dos conhecimentos pedagógicos, que seus professores lhe conferiram, sejam solidificadas e ampliados todos os dias, porque esse é o caminho do sucesso, do destaque e do reconhecimento, que vocês merecem, mas devem se empenhar para conquistar;

e)Que vocês não se esqueçam da aula magna do Curso de Pós-graduação em Psicopegogia, que acontece na segunda-feira, dia 12 de dezembro de 2011, com a professora Alline Nunes Andrade;

f)Que vocês se orgulhem de ser pedagogos formados pela Faculdade Pitágoras de Linhares;

g)E, por fim, que vocês jamais se esqueçam de que nós, também, jamais nos esqueceremos de vocês!!

NORMA ASTRÉA
Enviado por NORMA ASTRÉA em 18/12/2012
Reeditado em 29/04/2013
Código do texto: T4041654
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.