Discurso para minha formatura (EM)

Com esta cerimônia marcamos o fim de um longo período das nossas vidas, e estes objetos simbólicos representam a nossa vitória. Vitória contra um mar de obstáculos que, por vezes, tentaram nos impedir de chegar aqui, agora. Obstáculos externos ou internos que em algum momento de nossas vidas escolares se levantaram contra nós. Em alguns com mais intensidade, em outros menos. Não adaptação, mudança exagerada de escola, ambiente inapropriado de estudos dentro de casa ou, às vezes, dentro da própria escola, são exemplos desses obstáculos. Como disse, uns tiveram mais dificuldades que outros e é por isso que cada formando veste esta beca com um sentimento diferente, cada um tem em seu diploma uma história diferente. Assim como para cada responsável este momento trás uma sensação diferente. Ou várias sensações diferentes.

E agora, ao vermos que derrotamos as dificuldades, tememos o que vem a seguir. Novos desafios estão por vir, com certeza virão, e graças a Deus que vão vir! Não é? E mais uma vez cada um enfrentará coisas diferentes. Prova disso é o fato de alguns, desde já, já estarem convictos do que irão fazer, e de onde o farão. Enquanto outros ainda se encontram confusos e indecisos, porém para estes dois tudo será, igualmente, novo. E, tanto os convictos como os indecisos estão capacitados para vencer a próxima batalha. A escola nos trouxe a todos bons exemplos, e nos fez acreditar que podemos ir além, além do mínimo exigido, além até das metas traçadas. E, como disse Albert Einstein, “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”, portanto tudo o que aprendemos está eternizado em nós, e eu ouso dizer a vocês, metaforicamente, que a mente é a parte do nosso corpo com maior capacidade de se expandir. Vamos explorar isso. Pois é a única forma de conquistarmos nosso lugar neste mundo tão grande, que de tão disputado se torna pequeno.