Condição pós-moderna, David Harvey, Adail Ubirajara Sobral, Edições Loyola, 1998 - 352 páginas

"A Condição Pós-Moderna,

de David Harvey.

São Paulo, Loyola, 1992

por Mikel Aramburu

http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_21/rbcs21_resenhas.htm

Recentemente Edições Loyola lançou no mercado brasileiro A condição pós-moderna, tradução do original em inglês The condition of postmodernity, obra do geógrafo norte-americano David Harvey. Na tradução não muito feliz do título o leitor brasileiro é privado da sutil síntese que encerra o título original, fazendo um jogo de palavras em referência à obra de J. Lyotard, Le condition posmoderne. Não se trata de outra condição pós-moderna, mas de uma análise do contexto histórico que criou o discurso de Lyotard e outros críticos pós-modernos. A obra de Harvey é especialmente importante, não apenas porque fornece um surpreendente marco interdisciplinar para entender as mudanças em curso no inundo contemporâneo, mas também porque aborda de frente os problemas teóricos e epistemológicos que a crítica pós-moderna imprimiu na deimarche das Ciências Humanas.

Harvey situa a condição pós-inoderna dentro de uma seqüência histórica, de forma que a sua compreensão só é possível através do acompanhamento de dita seqüência e quando comparada com as etapas anteriores. Nesse sentido o autor vai colocar a pós-modernidade em relação à única condição frente à qual esta se define: a modernidade.

Para construir um discurso sobre a pós-modernidade através de urna compreensão histórica, Harvey se situa fora dessa pós-modernidade, que é tratada corno uma etapa da modernidade. Condição pós-moderna é uma desconstrução modernista do discurso da pós-modernidade. A história, e ein particular o materialisino histórico, é usada para analisar urna condição que se apresentaria a si própria corno ahistórica.

I

Harvey começa por relativizar as supostas propriedades substantivas e exclusivas da pós-modernidade. De fato, suas principais características podem ser encontradas dentro da modernidade. A afirmação de Baudelaire, repetida inúmeras vezes no decorrer do livro, de que "A modernidade é o transitório, o fugaz, o contingente, é a metade da arte, cuja outra metade é o eterno e imutável", proporciona os dois pólos de referência entre os quais inove-se a experiência moderna. A pós-modernidade seria o lado fugaz e contingente da afirmação de Baudelaire, portanto não seria algo inteiramente novo com respeito à condição moderna. Em vez de ruptura teríamos continuidade. Estudiosos da modernidade corno Berman, Frisby, Schoorske ou McFarlane corroborariam que a efeineridade, transitoriedade e fragmentação também são próprias da época moderna.

Harvey vai fazer um esforço bemsucedido para analisar a história contemporânea através de vários planos, de forma a desenhar urna cronologia da inodernidade. Assim, existiria o projeto iluminista da modernidade, como um projeto universal de emancipação humana frente aos mitos e a natureza, um projeto racional otimista que, paradoxalmente, acreditava religiosamente no progresso. Cedo constatar-se-ia, continua argumentando Harvey, que não havia lugar para o otimismo. Nas ruas de Viena, Praga, Paris ou Nápoles aconteceria uma demonstração simultânea que manifestaria a violência da luta de classes. A experiência moderna desdobra-se em pelo menos dois sistemas de representação: a burguesia e o proletariado. O ano de 1848 põe em evidência que a reivindicação de unidade e universalidade do projeto iluminista não é mais possível. Nesse ano a confiança no progresso começa a declinar. O ano de 1848 significou também a primeira crise de sobreacumulação do capitalismo, crise financeira que se resolveu com a expansão do mercado financeiro criando um voluine de capital fictício (sem referência a uni valor tangível) nunca visto até então. Com isso o dinheiro deixa de ser representação fiel do valor. Crise de representação, insegurança. É a época em que Manet descompõe a luz e a cor, que Flaubert começa seus experimentos narrativos que motivam as alucinantes reflexões de Baudelaire.

Harvey continua construindo sua argumentação segundo a qual determinadas crises no sistema de acumulação vão acompanhadas por inudanças na experiência e nos significados sociais, nas artes e nas filosofias. Assim, o modernismo do período 1910-14 seria em grande inedida experimental, desconstrutivo e fragmentador. O modernismo do entreguerras (em boa parte de direita) ontologizaria o espaço, o local como portador de essências culturais, estetizaria a política e substituiria a razão pelo mito.

O que Harvey consegue fazer com maestria é dissolver as categorias do modernismo e pós-modernismo dentro de um complexo de oposições expressivas das contradições do capitalismo. Na verdade, o autor argüirá, a modernidade que os pós-modernos pretendem transcender é apenas uma etapa da modernidade. Os movimentos fragmentários dos anos 60 se defrontam contra o inodernismo do pós-guerra, que é arte do establishment, tecnocêntrico, que reduz a razão a instruinentabilidade e que confia acriticainente no progresso como projeto universal.

Depois das contraculturas expandese uiva aversão por qualquer projeto que procure a emancipação universal através do desenvolvimento da razão e da ciência. Disso resulta a desconfiança pelas metanarrativas, pelos discursos que situam um ponto de vista (universajizante) por cima dos outros (diferenças). No fundo, diz Harvey, a crise moral do nosso tempo é urna crise da filosofia iluininista (cf. 40).

Porém a inodernidade sempre teve seus críticos. Adorno e Horkheineir chamariam a atenção sobre a traição, que significava que um projeto de libertação tornara-se um sistema de dominação. Nietzsche e românticos como Shelley e Byron propunham a experiência estética subjetiva frente à razão objetivista. Benjamin poria de manifesto que metanarrativas sobre o capitalismo não são necessariamente excludentes com o reconhecimento do valor da fragmentação.

Harvey recebe as críticas dos pó-smodernos como legítimas e saudáveis, sobretudo quando essas críticas chainarn a atenção sobre as diferenças e o direito de os "outros" falarem com suas próprias vozes. No entanto, nos diz, se não olharmos além dessas opacas diferenças perderemos de vista os processos gerais nos quais nos movemos e estaremos impedidos de pensar o capitalismo. Por isso Harvey vê nos críticos bein-intencionados (Foucault, Lyotard) um anarquismo estetizante que conduz ao niilismo. Por outro lado existe a assimilação das "diferenças" pelo capitalismo, criando o mercado das diferenças - convertidas em mercadorias. Assim, estamos acostumados a consumir diferenças em restaurantes, filmes, música, viagens, roupa etc. A acomodação ao mercado em forma de iniciativa empresarial, onde a natureza da competência obriga à sucessão frenética e obsolescência de modas sobre uma reserva inacabada de mundos fragmentados onde escolher. O mesmo acontece com a arquitetura pós-moderna, profundamente eclética, com uma multiplicidade de elementos possíveis (langue) de onde podem surgir diferentes combinações (parole). A arquitetura e o urbanismo pós-modernos dissociam-se de qualquer projeto social (e funcional), centrando-se no sentido de jouissance, do desfrute estético. Este lado do pósmodernismo, freqüentemente usando a retórica dos críticos radicais, é na verdade um neoconservadorismo.

Até aqui a visão que Harvey tem sobre a modernidade e pós-modernidade não é muito diferente da de Habermas. O que lhe dá um ar novo e inusitado é a associação que faz entre condição pós-moderna, novos sistemas de acumulação flexível e novas experiências do tempo e do espaço.

II

A pós-modernidade coincide com a crise do fordismo. O fordismo, mais que um novo tipo de organização da força de trabalho, é um novo estilo de vida, caracterizado pela produção e consumo de massas, com altos salários e um Estado que assume a responsabilidade sobre amplos setores de serviços.

Segundo Harvey, o modelo entra em crise pela rigidez que o sistema de produção mostra em absorver as mudanças nas demandas do mercado que o próprio capital gera, bem como a tendência à baixa da produtividade. Harvey, alinhando-se com a Escola de Regulação, coloca muita ênfase no papel que as relações de produção têm na transição de um sistema de acumulação para outro. O sistema financeiro e a política monetária do Estado norteamericano criam um processo inflacionário ao injetar capital fictício para sustentar o crescimento econômico. As tentativas de 1973 para reduzir a inflação expõem os excessos sobre a capacidade real das economias ocidentais. A alta dos preços do petróleo significou a aceleração de uma crise que é de sobreacumulação. A deflação que se seguiu no período 1973-75 provocou a intensificação da concorrência do capital, o que levou a um maior controle da força de trabalho. As conseqüências foram o desemprego e condições de trabalho mais flexíveis, com alta rotatividade do emprego (sem a segurança dos contratos durante o fordismo) em unidades de produção descentralizadas, que em relação ao sistema fordista permitem um encurtamento do tempo de retorno do capital, motivo pelo qual essa organização flexível da produção se torna mais competitiva. Isso origina novas formas de organização do trabalho mas também reinterpretação de novas formas de organização produtiva.

"O mesmo molde de camisa pode ser produzido por fábricas de larga escala na índia, pelo sistema cooperativo da ‘Terceira Itália’, por exploradores em Nova York e Londres ou por sistemas de trabalho familiar enz Hong Kong. O ecleticismo de práticas de trabalho parece quase tão marcado, em nosso tempo, quanto o ecleticismo de filosofias e gostos pós-modernos" (cf. 175).

A acumulação flexível é uma particular e, talvez, nova combinação de velhos elementos dentro da lógica dominante da acumulação do capital. As características do capitalismo apontadas por Marx continuam sendo vigentes e Marx continua sendo a principal fonte de onde bebe a conceitualização usada por D. Harvey.

III

O eixo onde se articulam regime de acumulação flexível e condição pósmoderna é a experiência do tempo e do espaço.

A crise do fordismo é do tipo que se resolve por meio de soluções temporais (encurtamento do tempo de retorno do capital) e espaciais (criação de novos centros produtivos, seja através de formas de organização flexível, seja através de um fordismo de baixos salários ou de periferia). Portanto essa transição cria uma nova experiência do tempo e do espaço. Harvey assume uma postura materialista ao fazê-la dependente das práticas materiais de reprodução social (cf. 189). No entanto não nega que se possa produzir o caso contrário: "Mudanças na maneira como imaginamos, pensamos, planejamos e racionalizamos estão fadadas a ter conseqüências materiais" (cf. 110).

No modo de acumulação flexível se comprime a experiência do tempo (na produção e no consumo) e do espaço (fragmentação), sendo que o segundo adquire prioridade sobre o primeiro. Assim, vale dizer, é normal que se recupere a ontologia heideggeriana frente à teoria da práxis marxista. Com a ontologização dos espaços se produz a estetização num mundo onde a imagem é muito mais poderosa que o argumento ou a ética.

Harvey vê o "espaço" como possuidor de um espírito reacionário frente às potencialidades libertadoras do "tempo". A escolha dos operários da IIa Internacional. de seguir os interesses nacionais em vez dos da classe, bem como a essencialização do espaço pelo nazismo, seriam prova disso.

Nenhuma das mudanças descritas na forma de experimentar o tempo e o espaço teria sentido sem atender à mudança radical na maneira como o valor é representado pelo dinheiro. A partir de 1973 o dinheiro é desmaterializado. Com isso o capital financeiro se independentiza definitivamente da esfera da produção. Aparece uma crise de significação na forma de representar o valor no capitalismo, ao mesmo tempo que essa crescente formação de capital fictício acelera o processo de inflação, originando mais incerteza e insegurança quanto ao significado da representação do valor. A crise de representação do valor redunda na compressão da experiência do espaço e o tempo.

Harvey afirma que a ênfase pósmoderna na efemeridade de valores, gostos e modas é uma mímese da condição própria da acumulação flexível. Contudo, em meio a esse ritmo louco de obsolescências, se revitaliza a busca de identidades, da unidade dentro da fragmentação, religião, família etc. Isto é, podemos entender a pós-modernidade como uma configuração especial da equação de Baudelaire um século atrás.

IV

O livro de Harvey é uma metanarrativa construída de fora da pós-modernidade. O autor esforça-se por construir um projeto que não apenas sobreviva mas que transcenda a pós-modernidade. Assim, quer tirar alguns frutos da crítica pós-moderna pretendendo incorporar a um revival do materialismo histórico - depois de anunciar a proximidade da morte do pós-modernismo - alguns elementos como: maior consideração às relações de alteridade e diferença e à produção de imagens e maior atendimento à heterogeneidade dos espaços.

Uma tentativa de ressuscitar o materialismo histórico através da incorporação de alguns elementos da crítica pós-moderna à modernidade (dentro da qual o marxismo era um dos principais alvos de ataque) deveria ser mais trabalhada para ver até que ponto esses elementos se encaixam com a gênese e o corpus teórico do materialismo histórico sem que a lógica desse modelo explicativo (pois alguma deve ter) seja desvirtuada.

Os traços gerais da obra de Harvey permitem falar que ela está mais para o lado pré-pós-moderno que para o póspós-moderno. A crítica ao logocentrismo e etnocentrismo da razão universalista não está suficientemente assumida quando ele insiste que a classe define a experiência comum dentro das diferenças (cf. 320), ou em suas críticas à New Left por abandonar o proletariado como instrumento privilegiado de mudança e se dispersar numa multiplicidade de movimentos que, embora legítimos, permanecem desconexos e, portanto, ineficazes. No fundo há uma crítica rançosa que associa o "niilismo" (a desconstrução da velha pela nova esquerda) com o neoconservadorismo. Harvey não entra num verdadeiro diálogo compreensivo com a crítica pósmoderna quando (desde fora) tenta caracterizar sociologicamente seu discurso mas não quer compreendê-lo na sua própria verdade. E isto porque ele está preso ao lugar de onde fala, que é um marxismo que participa de um projeto de emancipação humana através de um logos universal. No final do livro seus apelos à revitalização do materialismo histórico baseiam-se mais na emoção que na razão.

De qualquer maneira, o que é surpreendente é que em meio à crise das metateorias e metadiscursos a metanarrativa de Harvey seja tão poderosa. Se Harvey não resolve todos os problemas epistemológicos criados pela crítica pós-moderna, sua obra é convincente na análise social do mundo e do discurso pós-moderno, constituindo-se um giro de inflexão nas discussões sobre este tema nas Humanidades, todos eles motivos pelos quais sua leitura é imprescindível. Seguindo sua grande teoria, pela própria obsolescência da produção e do consumo do mundo pós-moderno, Harvey aposta em ganhador ao anunciar o fim da pós-modernidade, a volta das grandes teorias, o movimento pendular para o lado imutável da formulação de Baudelaire.

Mikel Aramburu é mestre em antropologia pela UNICAMP.

Carnaval Brasileiro: o Vivido e o Mito,

de Maria Isaura Pereira de Queiroz,

Brasiliense, São Paulo, 1992.

por Rita de Cássia Amaral

Só pelo estilo delicioso, que Maria Isaura enriquece ainda mais com sua saborosa memória como participante dos carnavais desde muito cedo, já valeria a leitura desse interessante e importante ensaio (editado também na França), composto de alguns textos já conhecidos do público e um inédito, reunidos agora para fundarnentar a argumentação da grande socióloga de que a análise do carnaval deve comportar pelo menos duas perspectivas: a do carnaval vivido (o da experiência, inclusive de classe) e a do carnaval mito (o das representações, sentimentos, esperanças, sensações). A primeira perspectiva, pensa a autora, tem sido desprezada pelos estudiosos ern geral em favor de um discurso sobre a "essência" da festa.

Maria Isaura nos traz, então, o carnaval vivido a partir de urna busca na história dos carnavais, que ela percorre até chegar aos nossos dias, analisando a vivência dos grupos que produzem o carnaval brasileiro. Isso lhe permite demonstrar que não existe nem nunca existiu um Carnaval passível de ser pensado como festa de essência única, como querern alguns autores. Pelo contrário, diz ela, o carnaval deve ser estudado levando-se ern conta, principalmente, as condições sócio-econômicas e culturais de cada povo, de cada grupo que o realiza, para que seja possível apreender seu sentido. Comparando o Entrudo e o Carnaval portugueses com o Entrudo e o Carnaval brasileiros ela elabora um estudo comparativo mostrando que os paralelismos da estrutura e dos grupos que organizavam os divertimentos nos dois países revelam-se insignificantes quando se percebe o afastamento progressivo dos caminhos que cada uma das festas percorre no tempo em razão das transformações sociais. No caso brasileiro, as transformações têm corno base fundamental o surgimento de urna bem definida burguesia - que em tudo pretende distinguir-se do resto da população. Surgem assim as sociedades carnavalescas: lá se reúne a "elite" brasileira, tendo como elemento nucleador a festa chamada Grande Carnaval (o carnaval da burguesia) versus o Pequeno Carnaval, festa popular que reúne operários, funcionários, pequenos comerciantes, etc. Diferentemente do que acontece em Portugal, no Brasil o carnaval incorpora as camadas urbanas mais pobres, que passam não apenas a participar dele como também a produzi-lo. Na mesma época (por volta de 1940) o carnaval português começa a desaparecer. A razão disso é que enquanto Portugal perdia contingentes populacionais que emigravam para outros países da Europa em busca de melhores condições de vida e enviava seus recursos para as colônias buscando incrernentar produções que gerariam recursos para a metrópole decadente, o Brasil expandia-se econornicamente, desenvolvia sua indústria e sua população crescia. Com isso, no Brasil em pouco tempo morria o carnaval burguês dos corsos, surgindo em seu lugar o Carnaval Popular, o carnaval das escolas de samba, que reunia o povo em suas agremiações.

Tendo mostrado que a festa de carnaval sofre uma forte influência dos contextos sociais em que está inserida, Maria Isaura encaminha sua crítica à concepção de que o carnaval é uma festa onde as desigualdades desaparecem, momento em que a sociedade se "transforma" e ern que os valores e posições sociais se invertem. Seu interlocutor principal é, então, Roberto DaMatta, que discute amplamente essa questão no trabalho já clássico sobre o carnaval brasileiro "Carnaval, Malandros e Heróis". Tendo já demonstrado que a inversão nunca aconteceu no nível do vivido, a autora mostra de modo cuidadoso e detalhado que ela continua não acontecendo realmente. Para tal, estuda os carnavais das escolas de samba (a "guerra" entre as escolas, suas relações corn os bicheiros, a participação das classes mais altas no desfile, etc.), os carnavais de rua (com a formação de grupos que têm como referência as redes de sociabilidade pré-estabelecidas em outras esferas da vida dos indivíduos e as relações destes com os patrocinadores com interesses na promoção do turismo) e os carnavais de salão (onde existe uma clara divisão social dos espaços, prevalece o machismo, buscase projeção através da auto-promoção, fomentada pelas redes de televisão e revistas, etc.), apontando inclusive a presença ostensiva, em todos eles, da polícia, garantia da manutenção da ordem. Então, conclui novamente, nada muda, nada se transforma, nada se inverte. Segundo sua análise, essa visão reforçadora do mito popular do Carnaval corno um mundo às avessas seria fruto da perspectiva adotada pelo pesquisador, que se deteria no discurso sobre o carnaval feito pelos informantes em termos de emoções, de sensações, e não daria a devida atenção ao que realmente acontece (ao "vivido") ern termos da estrutura social e econômica que informa e rege os comportamentos. Quanto a isso, muitos antropólogos poderão torcer o nariz. Primeiro porque o vivido não teria sentido se não fosse representado. Mais que a experiência ern si, importa aquilo que se pensa dela, o sentido que os homens atribuem a suas ações. Depois, porque essa afirmação dá a entender que existe grande distância entre o vivido e o mito, especialmente ao falarmos em ritual de inversão. É preciso lembrar que o rito tem forte conteúdo dramático e é uma linguagem, resultado de aspectos combinatórios de vários momentos da vida cotidiana. Como mostrou Leach, a matéria-prima do ritual é a mesma da vida diária representada. A diferença entre ambas não é de qualidade, ruas de grau. É assim que a inversão é possível no plano simbólico. Além do mais, caso tivéssemos uma inversão real das estruturas sociais estaríamos realizando uma revolução e não um rito.

É ao conjunto de discursos sobre as pretensas igualdade, liberdade e inversão existentes no carnaval, seja tal discurso feito pelo povo, seja pelos intelectuais, que Maria Isaura chama "mito do Carnaval". Esse mito "fala" da sociedade ideal que um dia virá a se instaurar (o que ainda não aconteceu devido à imperfeição do homem), cujo protótipo seriam as festas de carnaval. Estas seriam o rito que realiza o mito. A própria autora reconhece que utiliza uma "concepção ampla" de mito, muito parecida com a idéia de utopia. Prefere, contudo, usar o termo "mito" porque os mitos, diz ela, diferentemente das utopias, "agem sobre o real". Sem dúvida. Mas também, e principalmente, sobre o simbólico, criando uma boa quantidade de outros mitos. Um deles, que não escapa à autora, é o da "tradição", o de que o Carnaval retém a essência da "brasilidade", armazenando a memória nacional, pois tudo o que não deve ser esquecido incorpora-se ao Carnaval, como já notou Roger Bastide. Mas, acrescenta a autora, isso só é possível com o "aparecimento do Carnaval popular, revelando a aceitação das camadas inferiores como integrantes de fato e de direito, tornando possível a integração de traços culturais". Daí decorre, muitas vezes, uma idéia errônea da "tradicional idade" do Carnaval como festa popular, pois induz-se a uma pretensa idéia de "antiguidade" presente em seus costumes, como sugere, por exemplo, a "ala das baianas", que, segundo dizem alguns carnavalescos, rememora a participação dos negros escravos no carnaval. Maria Isaura mostra que isso não é verdade e que a proposição deveria ser invertida: "é porque, por uma ou outra razão, determinado comportamento ou maneira de ser é rodeado de respeito e afeição que ele se conserva através do tempo, protegido do desaparecimento por meio do conceito mágico de `tradição"'. Esse conceito, pensa Maria Isaura, funcionaria como uma espécie de "cimento", unindo os diferentes, contraditórios e variados elementos muitas vezes de origens também diversas. E isso só seria possível porque todo o conceito de "tradição" é "simples representação do espírito e não constitui um dado da realidade". Assim, o uso dos aspectos "tradicionais" do Carnaval para apontar as qualidades da "brasil idade", como faz DaMatta, deve ser melhor avaliado.

Maria Isaura conclui seu ensaio observando que, por reunir mito e realidade, o Carnaval ultrapassa em muito as possibilidades de apreensão. Sendo constituído pela realidade, ele não se reduz a ela e nem ao mito. Mas muito mais do que à exuberância barroca da festa, é importante ver a vida por trás dela, pondo "em relevo a parte importante da realidade social em seu desenrolar, sem esquecer o que se deve ao finito" e sem ignorar as contradições entre mito e realidade. Afinal, é verdade que vivemos num país onde há todo um povo subordinado e oprimido pela pobreza mas que segue em frente cantando que "o importante é ser fevereiro e ter Carnaval pra gente sambar".

Rita de Cássia Amaral é mestre em Antropologia pela USP.

FONTE: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_21/rbcs21_resenhas.htm

__________________________

Condição pós-moderna, David Harvey, Adail Ubirajara Sobral,

Edições Loyola, 1998 - 352 páginas

"Neste livro, o autor define contornos culturais da 'condição' pós-moderna em seus aspectos estéticos, sociais, literários e filosóficos. Fazendo das mudanças que ocorreram na experiência do espaço e do tempo o centro de sua tese, o autor vê a 'condição' pós-moderna como uma conseqüência da atual crise do capitalismo, e não como um sintoma do surgimento de uma sociedade pós-capitalista ou pós-industrial."

Fonte: http://search.babylon.com/?q=condi%C3%A7%C3%A3o+p%C3%B3s-moderna&affID=109130&tl=gcn20338&tt=140612_dpl&babsrc=SP_def&mntrId=c41bdcf9000000000000000000000000

____________

Resenha do livro de David Harvey “Condição Pós-Moderna”

8 de junho de 2011

Categoria: Ideias & Debates

Comentar | Imprimir

O materialismo histórico-geográfico é um modo de pesquisa aberto e dialético, em vez de um corpo fixo e fechado de compreensões. Por Paulo Marçaioli

O autor

David Harvey é um geógrafo britânico, professor de universidades norte-americanas. Suas pesquisas são focadas particularmente sobre o estudo das cidades – as análises sobre as implicações econômicas, sobre a arquitetura das cidades e as noções de espaço-tempo discutidas em Condição Pós-Moderna sinalizam o diálogo particular de Harvey com a geografia. Condição Pós-Moderna é o seu terceiro livro, tendo sido lançado no Brasil em 1993 [*].

Visão panorâmica da condição pós-moderna

“O novo valor atribuído ao transitório, ao fugidio e ao efêmero, a própria celebração do dinamismo, revelam um anseio por um presente estável, imaculado e não corrompido” – Jürgen Habermas, citado por David Harvey.

O livro de Harvey tem seu formato pensado e organizado de maneira a oferecer uma crítica dialética do que é apresentado como “condição pós-moderna”. O significado dialético da análise de Harvey refere-se ao esforço de confrontar as tendências da arte, da arquitetura, da filosofia e da política pós-modernas com as exigências econômicas decorrentes dos ciclos de expansão e crise do capitalismo. É nesse sentido que toda a análise de Harvey acerca da “Condição Pós-Moderna” diz respeito a certa condição histórico-geográfica.

O próprio autor dá uma boa síntese das suas preocupações e objetivos da obra.

“Por meio do primeiro (materialismo histórico), podemos compreender a pós-modernidade como uma condição histórico-geográfica. Com essa base crítica, torna-se possível lançar um contra-ataque da narrativa contra a imagem, da ética contra a estética e de um projeto de Vir-a-Ser em vez de Ser, buscando a unidade no interior da diferença, embora um contexto em que o poder da imagem e da estética, os problemas da compreensão do tempo-espaço e a importância da geopolítica e da alteridade sejam claramente entendidos”. (Pg. 325)

Destacamos a ponderação final do autor: reconhecer a necessidade de ampliar o campo de compreensão da alteridade e o que ele chama de novas relações de “tempo-espaço” também deve ser objeto das análises críticas. Se a intenção geral de Harvey nos pareceu lançar uma crítica sobre a condição pós-moderna, se apropriando da dialética e da ideia do materialismo histórico, sua opção metodológica não implica na mera negação “em bloco” dos questionamentos dos desafios teórico-metodológicos colocados pela “condição pós-moderna”. Muito pelo contrário: há, sim, o esforço de se promover uma “renovação do materialismo histórico-geográfico (que) pode na verdade promover a adesão a uma nova versão de projeto do Iluminismo”.

Outro aspecto interessante da obra, e que igualmente sinaliza a apropriação da dialética como fonte de crítica social, é a própria forma como o ensaio é dividido. As quatro partes do texto complementam e confrontam ideias entre si, de maneira que a parte 4 (Condição Pós-Moderna) corresponde a uma síntese das discussões acerca do significado geral das mudanças culturais, geográficas (ideia de espaço-tempo) e políticas da fase da acumulação flexível.

Breve síntese do ensaio

Na Parte I, “A Passagem da Modernidade à Pós-Modernidade na Cultura Contemporânea”, são apresentados em linhas gerais os elementos que configuram a estética pós-moderna, destacando-se especialmente a arquitetura, de maneira a introduzir o debate, ilustrando a forma como a condição pós-moderna se situa no espaço urbano, na arte, na publicidade, nos meios de comunicação. Há a exposição da forma como o discurso da pós-modernidade incide no cotidiano, sugerindo a atualidade do debate. Neste momento, ainda não identificamos as posições políticas do autor com relação ao problema.

Na Parte II, “A Transformação Político-Econômica do Capitalismo do Final do séc. XX”, as atenções do autor voltam-se para as relações econômicas, e particularmente o momento de transição das formas de organização do trabalho. A transição do modelo fordista ao modelo da “acumulação flexível” passa a subsidiar o entendimento materialista histórico-geográfico da condição pós-moderna. A definição de acumulação flexível parece ser do próprio autor (não conhecemos a origem da expressão) e é amplamente descrita, a partir de gráficos e tabelas, como momento da reestruturação produtiva do capitalismo a partir dos anos 1970.

“A acumulação flexível, como vou chamá-la, é marcada por um confronto direto com a rigidez do fordismo. Ela se apóia na flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e padrões de consumo. Caracteriza-se pelo surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação comercial, tecnológica e organizacional”.

«Será que chegou a hora de olhar para além do capitalismo, em direcção a uma nova ordem social que nos permita viver num sistema responsável, justo e humano?»

Evidentemente, as mudanças econômicas exigem transformações nos discursos que dão sustentação à natureza ideológica do trabalho. Harvey identifica autores que falam em “fim do trabalho”, particularmente Gorz, com distorções que têm a ver com a condição pós-moderna.

Na Parte III, na nossa opinião o momento mais complexo e difícil do texto, Harvey discute as experiências do espaço-tempo ao longo da história: do começo da modernidade, referindo-se às mudanças das noções de espaço e tempo decorrentes das transformações tecnológicas, políticas e sociais do início da modernidade, o sentido de tempo e espaço dentro do projeto iluminista e, talvez o capítulo mais interessante do livro, a discussão do tempo e espaço no cinema pós-moderno a partir de análises dos filmes “Blade Runner”, de Ridley Scott, e “Asas do Desejo”, do cineasta alemão Wim Wenders.

O que há de comum nas duas películas é a forma como é retratado o espaço-tempo na pós-modernidade. A tese de Harvey é a de que, ao contrário do momento iluminista em que a noção do “Vir-a-Ser” tem importância central na percepção social do tempo e do espaço – remetendo, na nossa interpretação, a uma história dotada de sentidos – a condição pós-moderna, ao afastar o “Vir-a-Ser” e instaurar a hegemonia do “Ser”, implica numa crise de representatividade do tempo e do espaço, dinamizada pela lógica da acumulação flexível. No Caso de “Blade Runner”, a crise diz respeito às experiências dos “Replicantes”, espécies de robôs fabricados à imagem e semelhança dos homens, que têm sentimentos, mas não têm história de vida: são simulacros de pessoas que, ao final do filme, pouco se diferenciam dos homens enquanto sujeitos sociais e históricos. As diferentes noções de tempo e espaço, vivenciadas por personagens que convivem e interagem, também aparecem em “Asas do Desejo”, estabelecendo relações entre homens e anjos, mortais e imortais, pouco se podendo diferenciar passado, presente e futuro.

Tais exemplos sinalizam aquilo que se chama de crise da representatividade do Tempo e Espaço. Mais uma vez, o desafio aqui é identificar tais crises não enquanto inevitabilidades que corroboram uma visão irracionalista da vida – aquilo que Carlos Nelson Coutinho diria ser a “Miséria da Razão”.

O desafio é transpor os discursos ideológicos identificando as crises de representação enquanto partes de um determinado desenvolvimento histórico pautado por exigências econômicas e pelos conflitos de classe. Este é o termo a que se chega na Parte IV. Há aqui uma proposta de síntese, sinalizando, dentre outros, os desafios colocados pela Condição Pós-Moderna àqueles que lutam por uma sociedade que, nas palavras de Harvey, equipare as potencialidades econômicas às necessidades humanas, o que quer dizer socialismo.

O materialismo histórico frente à crise da representação do espaço-tempo

O sentido e as implicações gerais da Condição Pós-Moderna podem não ter sido bem captadas pela esquerda, de maneira a não contrapor as críticas acerca da “insuficiência” ou “reducionismo” do materialismo histórico e dialético frente às esferas culturais e políticas da era da acumulação flexível. Particularmente, a reflexão acerca da crise das representações de tempo-espaço deve ser objeto de atenção, até para se considerar em que medida formas de organização e intervenção política anticapitalistas podem estar desgastadas frente às circunstâncias tecnológicas e sociais que viabilizam trocas de experiência e de ideias em curto espaço de tempo. Ações diretas, lutas espontâneas, intervenções lúdicas e poéticas podem somar-se às tradicionais formas de resistência e mobilização, contrapondo a crise de representação de tempo-espaço a uma percepção humanista e dotada de sentidos acerca do tempo e do espaço. Capacitar estudantes e trabalhadores a serem protagonistas históricos significa também combater os discursos de fragmentação ou eliminação da história, decorrentes daquela crise de representação.

David Harvey

Harvey elenca quatro itens que, no nosso entendimento, bem corresponderiam a quatro novas exigências de estudo por parte da esquerda diante da era da acumulação flexível. Vale a pena citar os quatro desafios, a título de conclusão.

1. O tratamento da diferença e da “alteridade” não como uma coisa a ser acrescentada a categorias marxistas mais fundamentais (como classe e forças produtivas), mas como algo que deveria estar onipresente desde o início em toda tentativa de apreensão da dialética da mudança social. A importância da recuperação de aspectos da organização social como raça, gênero, religião, no âmbito do quadro geral da investigação materialista histórica (com a sua ênfase no poder do dinheiro e na circulação do capital) e da política de classe (com sua ênfase na unidade da luta emancipatória) não pode ser superestimada”.

2. Um reconhecimento de que a produção de imagens e discursos é uma faceta importante de atividade que tem que ser analisada como parte integrante da reprodução e transformação de toda ordem simbólica. As práticas estéticas e culturais devem ser levadas em conta, merecendo as condições de sua produção cuidadosa atenção.

3. Um reconhecimento de que as dimensões do espaço e do tempo são relevantes, e de que há geografias reais de ação social, territórios e espaços de poder reais e metafóricos que se tornam vitais como forças organizadoras na geopolítica do capitalismo, ao mesmo tempo em que são sede de inúmeras diferenças e alteridades que têm de ser compreendidas tanto por si mesmas quanto no âmbito da lógica global do desenvolvimento capitalista. O materialismo histórico finalmente começa a levar a sério sua geografia.

4. O materialismo histórico-geográfico é um modo de pesquisa aberto e dialético, em vez de um corpo fixo e fechado de compreensões. A metateoria não é uma afirmação de verdade total, e sim uma tentativa de chegar a um acordo com as verdades históricas e geográficas que caracterizam o capitalismo, tanto em geral como em sua fase presente”.

Nota

[*] Resenha dedicada ao Rodrigo Araújo, que me indicou a leitura deste livro há um tempo atrás. A obra foi publicada pela Editora Loyola.

Etiquetas: Marxismo, Socialismo

Comentários

2 Comentários on "Resenha do livro de David Harvey “Condição Pós-Moderna”"

Ismar Curi em 9 de junho de 2011 02:37

Li o Condição Pós Moderna, atualmente é uma de minhas bases para reflexão da sobre planejamento urbano. Ontem mesmo fiz uma conferência sobre o tema no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, onde abordei as questões da proletarização do profissional de arquitetura e urbanismo, sob o modo de produção flexível, que conjugado aos novos meios digitais, poderia conduzir o profissional a essa situação deletéria (Pedro Arantes,2010). Mas, escrevi particularmente, para fazer uma observação sobre a origem do termo acumulação flexível, que se opõe à acumulação fordista, e designam modos de acumulação capitalista, provindo das questões de produção, ou seja: ao reconhecido método de produção fordista, equivale uma acumulação fordista, e assim por diante; a questão da produção flexível, em verdade, origina-se de uma noção de engenharia de produção mecânica que concebe a célula flexível de produção, e se opõem à tradicional linha de produção, – automobilística, por exemplo, que imperou desde o fordismo. No caso das células flexíveis, a idéia era justamente solucionar problemas originários da rigidez das linhas de montagem, que tem de ser paralisadas sempre que elementos especiais na produção do produto, nelas são introduzidas, de tal forma que, com elas nunca era possível viabilizar variedades de uma produção personalizada, hoje tão comum entre os produtos industriais.

Estevam Moreira em 24 de junho de 2011 18:48

_______________

Existe uma crítica sobre esse livro do Harvey feita pelo Franncisco Teixeira e Celso Frederico na obra “Marx no século XXI”: http://www.lojacortezeditora.com.br/cortez-916.html

Título: Marx no Século XXI

Autores: Francisco Teixeira e Celso Frederico

Prefácio: João Emiliano Fortaleza de Aquino

Coordenação Editorial: Danilo A. Q. Morales

Coedição: Secult – Cortez Editora

Assunto: Sociologia

Nº de páginas: 200

Dimensões: 15 x 23 cm

Ano de publicação: 2008

Sinopse: os autores, por meio da crítica teórica e polêmica de ideias revisitam a filosofia marxista, desde O Capital, à análise de teóricos como André Gorz, Claus Offe e Habermas, os novos fenômenos do Capitalismo contemporâneo, até os desdobramentos e o legado da teoria social marxiana “depois de Marx”.

Biografia breve dos Autores:

Francisco Teixeira é professor de Economia Política da Universidade Estadual do Ceará/UECE e da Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Publicou em diversas revistas nacionais e internacionais e, dentre as suas obras: Pensando com Marx:uma leitura crítico-comentada de O Capital, São Paulo; Trabalho e Valor: contribuição para a crítica da razão econômica, São Paulo (Cortez) e Economia e Filosofia no Pensamento Político Moderno, São Paulo (Editora Pontes), dentre outros.

Celso Frederico é professor da Universidade de São Paulo (ECA/USP), bolsista do CNPq e autor de livros, como Dialética e Materialismo. Marx entre Hegel e Feuerbach (EUFRJ), A Sociologia da Cultura. Lucien Goldmann e os debates do século XX (Cortez).

Fonte: http://www.secult.ce.gov.br/publicacoes/apoios-editoriais

LYOTARD, Jean-François. "A condição pós-moderna":

http://www.youtube.com/watch?v=wSFIVj0TjyA

Universidade Federal de Santa Catarina

Disciplina informatica juridica - Professor Aires Jose Rover

LYOTARD, Jean-François. "A condição pós-moderna"

Aluno: Rafael Cataneo Becker

___________________

A Condição Pós Moderna

Resumo do Livro por:todai junior Autor : Jean Françóis Lyotard Summary rating: 3 stars (41 Avaliações) Visitas : 6739 Palavras:900

Summarize It

Ads by Google

Cursinho Pré-Vestibular Descubra como concorrer para bolsas de estudos de até 100%!

www.oficinadoestudante.com.br

Invista com pré-Sal O Investimento que você precisava, Na cidade que mais cresce, Veja!

www.invistavalongo.com.br

Imóveis - Venda e Locação Mais de 270.000 Ofertas de Imóveis. Encontre o seu e mude agora mesmo.

www.ZAP.com.br/Ofertas_de_Imoveis

A condição pós moderna de Lyotard é um livro escrito no início da década de setenta a pedido de estudiosos canadenses, para que Lyotard fizesse suas considerações sobre as alterações que advinham nas estruturas econômicas, políticas e filosóficas, principalmente nas décadas que se seguem à Segunda Guerra Mundial, mas que se permitem perceber nos anos sessenta, com mais ênfase.

A concepção principal da crítica de Lyotard se faz no âmbito do saber (epstemologia). Para ele após a segunda Guerra, com o estabelecimento da produção tecnológica em maior escala, principalmente devido à corrida armamentista e à necessidade de produção industrial para abastecimento do mercado de consumo americano e europeu, que lutavam contra a URSS, o saber adquire como fim principal a produção de tecnologias. Não mais importa que se utilize o saber na construção de teorias especulativas sobre a condição da humanidade, sobre a finalidade da filosofia, ou sobre questões abstratas, que não tratem diretamente de produção de técnica e produtos. Neste momento o saber adquire função estritamente técnica. A formulação de teorias sobre produtividade e tecnologias é o únic saber importante, e este extrato já está determinado no início da década de setenta. Já se pode observar a queda das perspectivas de teorias sobre a humanidade como um todo, de unificação desta, ou mesmo da famigerada liberdade mundial, do projeto iluminista. Não há mais espaço para a especulação metafísica e, assim, não há mais que se discutir sobre a liberdade da humanidade. Muito menos, agora, ela pode ser vista como um todo;´é o que se chama de fragmentação. Na condiçã opós moderna não há previsão de todo, mas de fragmentações grupais, preocupadas com sua segurança.

Ora, a conclusão mais lógica disto é que não são mais possíveis os discursos emancipatórios (de liberdade e humanidade) pois o pensamento é direcionado para uma perspectiva de produção e tecnologia. Na realidade o que há é a reverenciação da técnica; uma paixão descontrolada pela ciência. Neste momento, deixa de ser a ciência um fim para o bem humano e passa o ser humano a ser um mero fim para o desenvolvimento científico. O ser humano passa a ser meio. Por isso a dificuldade e quase que a extinção ou impossibilidade de se constituir um pensamento ideal; não se consegue mais construir ideais; os estudantes não mais saõ formados por uma perspectiva idealista de libertação. Agora, estamos todos vinculados a paixão pela ciência e pelo consumo.

Lyotard não entra especificamente na questão do consumo mas este tema está atrelado a questão pós-moderna, com Jameson ou Marcuse, por exemplo.

O que há , fazendo um gancho com estes autores, é uma falta de liberdade satisfeita, como diz Marcuse, pois o homem pensa ter no mercado de consumo a satisfação de suas necessidades pessoais mais íntimas, o que não permite que ele construa um pensamento crítico sobre as condições estabelecidas. Na verdade ele está tão vinculado à realidade do sistema que cessa sua capacidade opnativa, sobre as verdades vividas e sobre a opressão uqe vigora. Já Jameson trata do consumo como forma de "esquizofrenia". O consumidor é um ser dependente do mercado para manter suas ilusões aquecidas, fugindo da realidade de ser, na verdade, alguém sem personalidade ou relacionado com o tempo. Ele vive intensamente o presente; sem passado ele tenta satisfazer deseperadamente sue vazio interior.

Ads by Google

Consultoria Acadêmica 24h (11) 4063-3522- Chat On LIne Todas As Áreas / Em Todo Brasil

www.sitedamonografia.com.br

Apartamentos no Morumbi Conforto e lazer da vida moderna um lançamento surpreendente e ideal

www.dommorumbi.com.br

Lyotard, em sua crítica à pós-modernidade, está envolvido em todas estas questões, mas enfoca a qiestão do saber. Como a alienação da crítica ao consumo, vinculado o consumidor à ideologia deste consumo, está o ser pensante e com ele o pensamento. A ideologia da tecnologia, caracterizada por formas de aperfeiçoamento eterno e constante, dão a impressão ao homem de que o saber técnico é a realização da humanidade. Seja nos lares comuns, frente à televisão, o computador, mas principalmente nos âmbitos universitários o saber se instala como fonte de produção de tecnologia. Esta tecnologia tem a função de atender a demanda de produtos, máquinas e armas a serem produzidas. Ele chama isto de deslegitimação. O saber das instituições está vinculado a uma nova forma de saber: o optimizatório. Todo o saber válido é um saber que pode ser manipulado como uma fórmula, ou seja, pode este saber ser constituído, armazenado e reformulado, como um banco de dados de computador. Não se pode fazer isto com um pensamento autônomo e metafísico especulativo. Mesmo porque este saber tem como fundamento o ser humano e não a tecnologia. Esta é apenas produto secundário ao ser humano, não este meio para a técnica. Por fim, Lyotard encerra a questão com a seguinte chave: "não se compram máquinas e cientistas para saber a verdade, mas para almentar o poder".

Hoje, a ideologia que fundamenta a ciência vem desta perspectiva de ser a ciência um fim em isi mesma. Na verdade a tecnologia é um meio para o avanço humano. O avanço científico sem avanço do ser humano é apenas um caminho para a "Matrix", onde a máquina é suprema. Hoje construímos armas para lutar no século XXII, prevendo a repetição de todos os erros humanos. A ciência não está nos aprimorando, mas apenas aprimorando nossos erros. Devemos lembrar que a ciência, insisto nisto, é apenas meio e não um fim e da frase de Lyotard que "não se busca a verdade com a ciência, apenas o poder". Qualquer coincidência desta frase com a realidade atual não será mera coincidência.

Publicado em: 15 agosto, 2007

Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1649447-condi%C3%A7%C3%A3o-p%C3%B3s-moderna/#ixzz28NI8gbhY

http://pt.shvoong.com/social-sciences/1649447-condi%C3%A7%C3%A3o-p%C3%B3s-moderna/

_________

Resumo comentado do capítulo 17

A compressão do tempo-espaço e a condição pós-moderna in HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo, Ed. Loyola, 2003, 12ª ed, p. 257-276

Ao abordar temas como cultura, arte, arquitetura, urbanismo, cinema, tempo e espaço, David Harvey busca uma reflexão acerca da pós-modernidade e seus reflexos na sociedade contemporânea.

No capítulo 17, A compressão do tempo-espaço e a condição pós-moderna, o autor parte de um questionamento onde estabelece relações entre a passagem do fordismo para a acumulação flexível e sua interferência nos usos e significados do espaço e do tempo.

Harvey aponta a crise do início dos anos setenta como um período de transição de um padrão de acumulação capitalista rígido (o fordismo e suas forças produtivas) aos novos modos de acumulação do capital (a “acumulação flexível”). Explora a ligação com as novas práticas e formas culturais, considerando: a contribuição das novas tecnologias, o surgimento de uma prática de descartabilidade das coisas, o papel do consumo, da moda e a manipulação de opinião e gosto, a partir da construção de novos sistemas de signos e imagens. O autor tece uma rede de ligações entre estas mudanças ocorridas, o modo como tais trocas se deram e a diversificação dos valores de uma sociedade que, para Harvey, se encontra em vias de fragmentação."

Fonte: http://joytill.com.br/at_acad/harvey/index.htm

_________