RAMO FRUTÍFERO
BENÇÃO DOS ALTOS CÉUS
(Js 17.12-18; Dt 13.17).
O Senhor nos fez grandes promessas. Promessas de vitória, de conquistas. Conquistas não excluem lutas e problemas. Temos adversários, mas também temos o senhor ao nosso lado, para fazer valer a sua palavra, as suas promessas. A vitória é uma questão de perseverança. Exemplos de pessoas fiéis e perseverantes estão espalhados pelas páginas da Bíblia e também no meio da igreja.
José foi o mais prospero entre os seus irmãos. Desde muito cedo Jacó seu pai o protegia e o abençoava. A prosperidade baita a sua porta através de sonhos vindos da parte do Senhor. Devido aos sonhos proféticos, que o Senhor prometia abençoá-lo, foi ele perseguido pelos seus irmãos.
Vendido para uma tribo nômade e cigana, chamada Ismaelitas, foi levado para o Egito como escravo. No Egito passou pelo crivo da fidelidade e da perseverança a Deus. José foi assediado pela mulher de seu senhor, mulher encantadora de beleza sem par, encantadora e cheia de volúpia; “senhora” atraente para um jovem em pleno vigor físico e sexual.
José resistiu e foi perseguido, mas depois, ricamente recompensado por Deus.
Devido a sua fidelidade a Deus, José foi bem sucedido em toda a sua vida. Chegou a príncipe do Egito depois de uma longa estada na prisão.
Nos umbrais da Eternidade, bem pouco antes de morrer, Jacó o pai de José o abençoa, também abençoa os seus outros filhos.
Esta benção não alcançou apenas José; alcançou também a sua descendência, alcançou os seus filhos.
“1 Cronicas 5:1 “Quanto aos filhos de Rúben, o primogênito de Israel (pois era o primogênito, mas, por ter profanado o leito de seu pai, deu-se a sua primogenitura aos filhos de José, filho de Israel; de modo que, na genealogia, não foi contado como primogênito”.
Genesis 49:22-26 “22 José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro. 23 Os flecheiros lhe dão amargura, atiram contra ele e o aborrecem. 24 O seu arco, porém, permanece firme, e os seus braços são feitos ativos pelas mãos do Poderoso de Jacó, sim, pelo Pastor e pela Pedra de Israel, 25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre. 26 As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos”.
Efraim e Manassés: Os descendentes de José alcançaram as bênçãos ao seu pai.
I – A falta de fé impede a descendência de José conquistar a muitas terras quando os israelitas entraram em Canaã (Js 17.1,4).
Joshua 17:1 “Também caiu a sorte à tribo de Manassés, o qual era o primogênito de José. Maquir, o primogênito de Manassés, pai de Gileade, porquanto era homem de guerra, teve Gileade e Basã.”
Joshua 17:4 4 Estas chegaram diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de Josué, filho de Num, e diante dos príncipes, dizendo: O SENHOR ordenou a Moisés que se nos desse herança no meio de nossos irmãos. Pelo que, segundo o dito do SENHOR, Josué lhes deu herança no meio dos irmãos de seu pai.
1º Faltou perseverança – tinha muitos filhos, era a maior tribo, em número de pessoas.
Desconsiderou a benção da prosperidade de Deus: “José é um ramo frutífero” Gn 49.22.
2º - Faltou obediência – não expulsou os cananitas, não expulsou os antigos moradores totalmente.
Joshua 17:13-14 13 “Sucedeu que, tornando-se fortes os filhos de Israel, sujeitaram aos cananeus a trabalhos forçados, porém não os expulsaram de todo. 14 Então, o povo dos filhos de José disse a Josué: Por que me deste por herança uma sorte apenas e um quinhão, sendo eu tão grande povo, visto que o SENHOR até aqui me tem abençoado?”
3ª – Faltou fé em agir firmado nas promessas.
Joshua 17:16 “Então, disseram os filhos de José: A região montanhosa não nos basta; e todos os cananeus que habitam na terra do vale têm carros de ferro, tanto os que estão em Bete-Seã e suas vilas como os que estão no vale de Jezreel”.
Uma estória que ilustra pessoas cheias de potencial mas não age segundo a fé do Altíssimo.
James Aggrei – Educador de Gana (pais africano), estando em uma conferência que estava discutindo a liberdade política de seu país; levantou e fez um pedido solene para contar uma estória e foi atendido o seu pedido.
Disse ele: “Certo camponês foi a floresta apanhar um pássaro para mantê-lo cativo. Conseguiu pega filhos de águia. Colocou no galinheiro junto com galinhas. A águia comia milho e ração própria para galinha, embora fosse a rainha das aves.
Passaram cinco longos anos, este homem recebeu a visita de um biólogo. Enquanto passeava o biólogo via a águia no meio das galinhas e ficou curioso e perguntou: “Esse pássaro aí não é galinha! É uma águia.
Respondeu o anfitrião camponês: De fato, é uma águia, mas eu a criei como galinha. Ela não é mais uma águia, transformou-se em uma galinha.
Não! Retrucou o biólogo: Ela será sempre uma águia. Este coração de águia um dia a fará voar nas alturas.
Decidiram fazer uma prova. O biólogo tomou a águia, ergueu-a bem no ao alto e desafiando-a disse: Já que você é uma águia, já que pertence ao céu, abra suas asas e voe.
Após várias tentativas o camponês disse; eu lhe havia dito, ela virou uma galinha.
Convicção o biólogo retrucou: Não ela é águia.
Alguns dias depois o biólogo tentou novamente devolver a liberdade a águia. Pegou a ave e levou até a montanha, o sol nascente dourava os pecos dos montes. Mais uma tentativa frustrada. A águia continuava repetindo o comportamento adquirido de galinha.
Em sua última tentativa segurou a águia firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou, e ergueu soberana, sobre si mesma. Voou alto até confundir com o azul do firmamento.
A descendência de José; as tribos de Manasses e Efrain estavam pensando e agindo como galinha, mas Deus os tinha chamado para darem vôos rasantes.
E você como tem vivido a vida cristã? Tem vivido com a perspectiva de Jesus ou ainda anda com os comportamentos da antiga vida, andas domesticado pelo pecado, pela vida sem objetivo, sem sonhos e realizações, cheias de mágoas?... Está na hora de virar o jogo, e passar a viver com abundancia de Deus.
Contrastes entre aqueles que têm um grande potencial mas não agem firmado no altíssimo e aqueles que crêem na interferência de Deus.
II – A fé leva a família de Calebe a conquista de terras que lhe foi prometida.
Joshua 15:13-14 13 “A Calebe, filho de Jefoné, porém, deu Josué uma parte no meio dos filhos de Judá, segundo lhe ordenara o SENHOR, a saber, Quiriate-Arba, isto é, Hebrom; este Arba era o pai de Anaque. 14 Dali expulsou Calebe
Joshua 14:6-14 “Chegaram os filhos de Judá a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, a respeito de mim e de ti. 7 Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. 8 Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus. 9 Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseste o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus. 10 Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. 11 Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar. 12 Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. 13 Josué o abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança. 14 Portanto, Hebrom passou a ser de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, em herança até ao dia de hoje, visto que perseverara em seguir o SENHOR, Deus de Israel. os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque”.
1º - Com fé expulsou os gigantes – os filhos de Anaque.
Joshua 14:12 “Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou naquele dia, pois, naquele dia, ouviste que lá estavam os anaquins e grandes e fortes cidades; o SENHOR, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu”.
2º - Dã – coragem que alarga os termos, apesar de ser pequena.
1. Pequeno território
2. Foi à conquista
3. Com coragem empunha as armas
4. Deus honra a fé dos filhos de Dã
II – Josué: um líder que orienta fundamentado nas promessas da Palavra de Deus.
Josué também era descendente de José – Josué era Efraimita.
1ª – Um povo numeroso tem maior possibilidade de conquistar
• Joshua 17:15 “Disse-lhe Josué: Se és grande povo, sobe ao bosque e abre ali clareira na terra dos ferezeus e dos refains, visto que a região montanhosa de Efraim te é estreita demais”.
2ª – Josué orienta os descendentes de José – (Efraim e Manasses), baseado na necessidade.
• Joshua 17:17b “Tu és povo numeroso e forte; não terás uma sorte apenas”.
3° - Um povo forte pode conquistar lugares e inimigos difíceis.
• Joshua 17:18 “Porém a região montanhosa será tua. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e até às suas extremidades será todo teu; porque expulsarás os Cananeus, ainda que possuem carros de ferro e são fortes.
4ª - Josué orienta baseado na benção dadas por Jacó o pai dos descentes de José
Deuteronomy 33:17 Ele tem a imponência do primogênito do seu touro, e as suas pontas são como as de um boi selvagem; com elas rechaçará todos os povos até às extremidades da terra. Tais, pois, as miríades de Efraim, e tais, os milhares de Manassés.
Quando menino eu sempre passava as férias na fazenda aonde eu nasci. Aquele lugar era mágico! Certa vez estávamos brincando no pasto, quanto um touro começou a olhar para aquele grupo de garotos, e começou a aproximar fazendo um barulho com a respiração, foi quanto começamos a correr.
Quando estava correndo resolvi olhar para traz. Que cena desesperadora! O touro vinha quebrando pequenas árvores e não fazia curvas para desviar dos obstáculos, quebrava tudo o que encontrava pelo caminho. A salvação foi uma cerca nas proximidades, na qual passamos, não sei se por cima, saltando ou se por baixo do arame farpado. Que alívio! O touro ficou no mourão com respiração ofegante com gestos destruidores.
Josué lembra aos descendentes de José que a benção de Jacó diz: nada ficara na sua frente.
5º - Serás vitorioso como um boi selvagem
Deuteronomy 33:17 “Como as de um boi selvagem; com elas rechaçará todos os povos até às extremidades da terra”.
6º - Descendentes de José: Vocês são abençoados com o mais excelente
Genesis 49:25-26 25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com (1ª) bênçãos dos altos céus, com (2ª)bênçãos das profundezas, com (3ª) bênçãos dos seios e da madre. 26 As (4ª) bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi (5º) distinguido entre seus irmãos.
III - O cristão é uma árvore junto a fonte
John 15:16 16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
Temos da parte do Senhor uma promessa de sermos felizes, pois estamos com a nossa raiz no senhor e seremos bem sucedidos. A nós pertence à benção de José.
bênçãos dos altos céus
bênçãos das profundezas
bênçãos dos seios e da madre
bênçãos de teu pai excederão
distinguido entre seus irmãos.