Hans Rookmaaker, Contribuição de Henrique Luvizeto <henriqueluvizeto@gmail.com> - ALUNO ETEC DEP. ARY PEDROSO :

Henderik Roelof "Hans" Rookmaaker foi um escritor holandês que se converteu ao cristianismo. Nascido em 27 de fevereiro de 1922, Rookmaaker foi também professor de teoria da arte, história da arte, música, filosofia e religião. Faleceu em 13 de março de 1977.

Em 1948 ele conheceu teólogo cristão Francis Schaeffer e se tornou um membro do L'Abri, na Suíça. Hans e sua esposa Anky abriu uma filial holandesa de L'Abri em 1971.

Após um doutorado em história da arte com uma dissertação sobre Gauguin da Universidade de Amsterdam, ele se tornou o fundador do departamento de história da arte na Universidade Livre de Amsterdã.

Rookmaaker combinou sua carreira acadêmica, com um papel prolífico de abordar a ambigüidade sobre a arte entre os cristãos e ambigüidade sobre a fé entre os artistas. Sua tese principal foi colocado para fora em sua publicação de 1970, intitulada Arte Moderna e A Morte de uma Cultura.

Ao longo de sua carreira, lecionou no Reino Unido, os Estados Unidos e Canadá, bem como na sua Holanda natal.

Dois livros de Rookmaaker foram publicados postumamente: Arte não precisa de justificação em 1978 e The Gift Creative: Ensaios sobre Arte e da Vida Cristã em 1981. Em 2003, Obras Completas de Hans Rookmaaker, editado por sua filha Marleen Hengelaar-Rookmaaker, foram publicados.

FONTE:

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CCMQFjAA&url=http%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FHans_Rookmaaker&ei=OINIUOvsC4XO9QTL34CoBw&usg=AFQjCNGfMC7CARcodTtvZol27_Ph_NmiPw&sig2=QcFjajffDWrgPNowlgtDsg

_______________

FICHA TÉCNICA

Autor: H. R. Rookmaaker

ISBN: 978-85-7779-042-5

Páginas: 80

Formato: 14x21

Código: 41.49

Preço: R$ 22,90

O autor

Hans R. Rookmaaker (1922-1977) foi fundador e professor do departamento de história da arte da Universidade Livre de Amsterdã e, talvez, o principal historiador e crítico cultural protestante do século 20. Deixou dezenas de livros publicados, abordando as relações entre a cultura e o cristianismo, centenas de artigos, como também departamentos de arte estruturados tanto na Europa como nos Estados Unidos.

Para saber mais sobre o autor, leia também “O senhorio de Cristo e a redenção das artes: um olhar sobre a vida, obra e pensamento” de Hans Rookmaaker, ensaio publicado em Fé Cristã e Cultura Contemporânea, por Rodolfo Amorim Carlos de Souza, um dos organizadores da obra.

FONTE: http://ultimato.com.br/sites/arte-nao-precisa-justificativa/o-autor/

_______________

O livro

A Arte Não Precisa de Justificativa é uma leitura para todos os cristãos que desejam usar seus talentos para a glória daquele que os presenteou.

Para o autor, qualquer discussão sobre o papel da arte deve ser precedida por uma afirmação básica: a arte não precisa de justificativa — nem por motivos religiosos ou propósitos evangelísticos, nem por fins econômicos ou políticos.

A Arte Não Precisa de Justificativa é um chamado aos artistas, artesãos e músicos cristãos para que chorem, orem, pensem e trabalhem.

FONTE: http://ultimato.com.br/sites/arte-nao-precisa-justificativa/

____________

FÉ CRISTÃ E CULTURA CONTEMPORÂNEA

cosmovisão cristã, igreja local e transformação integral

Leonardo Ramos, Marcel Camargo e Rodolfo Amorim, org.

Páginas 224

ISBN 978-85-7779-030-2

Formato 16x23

Assunto Apologética, Igreja, Liderança

Ano 2009

Editora Ultimato

Código 41.42

Preço 38,90

SINÓPSE DA OBRA ACIMA: "As mudanças culturais enfrentadas pela sociedade brasileira, a globalização e o consumismo são desafios cada vez mais presentes na vida cristã. A adesão a métodos, o consumo de experiências religiosas e a ausência de uma ética bíblica fazem parte do dia-a-dia de grande parte das comunidades evangélicas brasileiras.

É raro perceber alguma articulação com bases bíblicas que contraponha a tendência cultural dominante. Não há uma mentalidade evangélica. Assim, muitos cristãos assumem formas de pensamento que revelam uma visão limitada do senhorio de Cristo e do alcance do reino de Deus.

Fé Cristã e Cultura Contemporânea apresenta a cosmovisão cristã como fonte e ferramenta de transformação e, ao mesmo tempo, aponta as possibilidades da prática cristã integral em áreas como ação social, arte, psicologia e economia. Uma leitura essencial para os cristãos que querem responder às perguntas do nosso tempo e atuar nos diferentes campos da cultura.

* * *

“Não há um único centímetro quadrado em todos os domínios da existência humana sobre o qual Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: é meu!”

-- Abraham Kuyper"

FONTE: http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/fe-crista-e-cultura-contemporanea

_____________

A Editora Ultimato, com sede na cidade mineira de Viçosa, na Zona da Mata, é membro da AsEC (Associação de Editores Cristãos). Fundada em 1968 com a publicação de Ultimato, um tabloide de oito páginas em papel jornal, hoje a revista Ultimato, começou a publicação de livros em 1993, tendo agora mais de 100 títulos em catálogo.

http://ultimato.com.br/sites/arte-nao-precisa-justificativa/