Carta Politica aos Jovens e Estudantes

Jovens Estudantes

Ser jovem na sociedade de hoje, é simplesmente ser considerado por algumas pessoas como alguém problemático (a). No entanto, isso não é suficiente para esclarecer o que é ser jovem em pleno século XXI. É preciso pensar nos(as) jovens não como o “problema” da sociedade atual, mas pensar em cada um de nós como protagonistas de nossas histórias e como agentes da construção de uma nova sociedade. Pensar que as juventudes, com seus vários rostos e formas de estar no mundo, têm fome e sede de cultura, de esporte e lazer, de família, de trabalho, de educação, de saúde etc.

A sociedade precisa se despir dos preconceitos que estão nas formas como olham as juventudes. Olhares esses que só fazem perceber os jovens como aqueles envolvidos com as drogas, a prostituição, os atos de vandalismo e muito mais. É necessário ir além e entender que, se alguns de nós jovens se encontram envolvidos (as) com essas questões acima, é porque, essa mesma sociedade, não conseguiu nos oferecer oportunidades que pudessem dar dignidade a nossas vidas.

Ser um(a) jovem hoje, principalmente na periferia, é vencer a cada dia diversos desafios: vencer os preconceitos impostos pelos meios de comunicação; vencer os estigmas existentes nos espaços que deveriam cuidar de nosso desenvolvimento e promover nossa cidadania; vencer as barreiras que nos fazem invisíveis ao sistema excludente de mercado; entre tantos outros.

O que nós jovens precisamos é de um olhar que nos reconheça como sujeitos de direitos: pessoas humanas com singularidades, habilidades, desejos, idéias, projetos, fantasias, mas também com limites, decepções, falta de perspectivas diante da realidade que vivemos e diversas outras coisas. A partir desse olhar, que nos legitime, nós jovens poderemos redescobrir a nossa força dentro da sociedade e o nosso lugar como protagonistas de nossas histórias, com direitos e deveres a cumprir.Ser jovem é ser quem somos. É não cruzar nossos braços e nem nos entregarmos para as drogas; é viver de cabeça erguida; é ter a consciência de nossa importância para a sociedade; é saber entrar e sair em qualquer lugar.

Nessa certeza de que a juventude não está acabada, que eu me candidatei a Vereador, no intuito de representar cada jovem dessa cidade, principalmente os(as) jovens do bairro da Katiara. Sei que os (as) jovens têm potencial muito grande, potencial esse que precisa de oportunidades para ser colocado em prática. E por isso, eu, Renato da Katiara, peço o seu apoio, o seu voto, para poder representar as juventudes na Câmara de Vereadores de Amargosa, e nesse espaço, lutar pela garantia dos direitos juvenis. A Câmara precisa ser ocupada também pelos jovens, jovens comprometidos com sua cidade. Não quero ser Vereador para ser rico. Quero ser Vereador para quebrar esse paradigma de que a juventude está acabada. Sei que o jovem de Amargosa, o jovem da Katiara e os jovens dos outros bairros e da zona rural, têm sonhos: sonho de um trabalho, sonho de entrar em uma universidade, sonho de uma vida digna e de serem respeitados na sua/nossa condição juvenil.

Conto com vocês para transformarmos essa cidade e promover a cidadania das juventudes na Câmara dos Vereadores.

RENATO DA KATIARA

13.222

RenaTto Gomes
Enviado por RenaTto Gomes em 25/08/2012
Código do texto: T3849172
Classificação de conteúdo: seguro