POR UM SOCIALISMO RESPONSÁVEL

A DÓXA

A luta por uma sociedade mais justa e igualitária, tem sido uma constante ao longo da construção da História da humanidade e, é por assim dizer, uma das mais antigas lutas travada no palco da História do homem na terra; a construção das bases do socialismo entre nós, deve-se muito mais à dedicação de determinados homens e mulheres abnegados e determinados do que a grupelhos econômicos e ou insignificantes agremiações partidárias de centro, ou de centro direita reacionárias ou de ações patronais e pelegas. Os partidos de esquerdas___ principalmente aqui no Brasil____ concebem que a luta em busca de uma sociedade mais justa e igualitária, passa necessariamente pelo envolvimento de todos os setores produtivos da sociedade: trabalhadores do campo, da cidade, professores, intelectuais, ativistas, dirigentes sindicais, homens e mulheres comprometidos com as relevantes causas sociais do nosso país ; os processos de humanização dos meios produtivos de bens de consumo e de lazer, seja em escala industrial, seja artesanal, também deve ser objeto merecedor de análise e abordagens modernas filosóficas e sociológicas cujo fim primeiro esteja voltado para o bem estar do trabalhador e da sociedade. Uma ideação socialista para os padrões produtivos e vivenciais para o povo brasileiro, é uma realidade inadiável, uma alternativa social e econômica que em última análise vislumbra para o nosso país e a América Latina um novo rumo, uma nova direção no sentido de equacionar, disciplinar e suplantar as mazelas, vícios e injustiças sociais que historicamente o capitalismo implantou e instituiu no nosso meio como sendo únicas, imutáveis e verdadeiras; Esse modelo capitalista, explorador, injusto, tirano e de mãos dadas com a nossa burguesia nacional e atreladíssimo ao capital internacional, não nos serve mais, é esse mesmo capitalismo que permitiu historicamente a formação, prática e institucionalização de um ESTADO irresponsável, negligente estratificado e omisso, tal qual o Estado Brasileiro.

Defendemos e lutamos por um socialismo autêntico, cabível e administrável aos padrões de sociedade, costumes, cultura e manifestações do nosso povo; somos adeptos e defensores ardorosos de um padrão socialista amplamente incorporado à nossa cultura, nossa história e nossa formação étnica. Acreditamos não mais haver espaço para a chamada ditadura do proletariado; cremos e defendemos uma aliança com todos os setores da nossa sociedade, incluindo aí, o segmento empresarial produtivo que, de forma responsável e preocupado com a preservação ambiental possa se constituir num parceiro justo a figura do ESTADO e que, em comunhão com as forças produtivas e revolucionária e todos os segmentos dessa nova sociedade, em tempo algum represente uma ameaça aos direitos e garantias dos grupos sociais: trabalhadores, movimentos sociais, sindicatos e minorias; uma aliança com esses setores ditos produtivos, podem muito bem contribuir com esse nosso novo projeto de sociedade, uma sociedade mais igualitária, mais justa, mais equânime onde predomine, a ética, a cidadania, a justiça plena e o respeito às garantias individuais e coletivas. O Brasil, dado ao seu papel de líder natural na América Latina, seu povo, sua História, sua etnia, sua cultura, saberá num breve espaço de tempo apresentar uma alternativa-resposta-metodológica de modelo e formas aprimoradas dum SOCIALISMO RESPONSÁVEL, tanto à AMERICA LATINA, como para o resto do mundo.

Dimas Cassimiro: professor-pesquisador,pedagogo,pós-graduado,mestrando em educação,escritor,cronista, poeta e militante doPCdoB-Ma / xx86 8883 6091 / adoxacassimiro@hotmail.com

KASSIMIRUS

KASSIMIRUS
Enviado por KASSIMIRUS em 25/08/2012
Reeditado em 18/09/2013
Código do texto: T3848346
Classificação de conteúdo: seguro