A ficha não está tão limpa quanto a praia

Estamos em junho e o ano é mesmo seco pro Nordeste do Brasil, muitas cidades nem farão festa junina por não terem o que comemorar já que não houve colheita nenhuma. Sei que esse ano as chuvas resolveram cair em peso na região Norte e graças a Deus não causaram os grandes danos que deixaram em Santa Catarina e no Rio de Janeiro nos invernos passados. Porém, nós do Ceará em alguns pontos estamos dependendo dos reservatórios e carros pipas e isso é uma rotina, alternada mas ainda é. Há algumas décadas, “pois esta estiagem é a maior dos últimos trinta anos segundo os noticiários”, se via retirantes e flagelados invadindo vilas e cidades para saquear mercados e feiras e assim aliviar sua fome. Hoje o governo concede algumas bolsas (ajudas) e naquelas épocas a coisa não era bem assim... contudo, somos ainda os últimos da fila e a fila não passa do meio... estamos por aqui, alimentando algumas parcas e remotas esperanças, talvez algum neto meu, que ainda nem nasceu, desfrute na sua velhice de algum benefício do pré-sal, presencie algum ato heróico e dignificante por parte de algum administrador de seu tempo... fico aqui imaginando isso, afinal ser utópico não é proibido. Mas a nossa realidade hoje é causticante, e não pensem que estou a maldizer os raios solares, sei que o astro rei é mais querido nesse período por turistas que, gostam de curtir as nossas limpas praias, sim, são limpas porque ainda são meio virgens... mas por falar em limpeza, lembrei deles, os oportunistas, as raposas, os guaxinins, os ratos de esgoto, ou que outro nome posso dar a eles? Vocês sabem de quem estou falando, estas criaturas por certo, devem estar mais preocupados com limpeza das sua fichas, é necessário agir cedo o prazo está se acabando, caso contrário não dá pra continuar a brincadeira da imoralidade! E isso que acabo de escrever me faz lembrar o grande bigode e os óculos do Justo Veríssimo, o personagem do Chico Anísio que que se lesse o que escrevi aqui diria em alta voz: Pobre? Eu quero que se exploda! Sertanejo? não é antes de tudo um forte? Está acostumado com seca! eu quero é me dar bem ora essa!

Agamenon violeiro
Enviado por Agamenon violeiro em 19/06/2012
Reeditado em 19/06/2012
Código do texto: T3732386
Classificação de conteúdo: seguro