PRIMEIRAS PALAVRAS - INFORMATIVO 406 - ABR/2012

Por JB Xavier

Olá, amigos.
Na entrevista que concedeu ao Informativo, em 2011, Izo Goldman alertou para a existência de dois tipos de trovadores: Os que FAZEM trovas, e os que TRABALHAM pela Trova. Modestamente eu acrescentaria um terceiro tipo: O Trovador Pleno - que é aquele que faz trovas e trabalha por ela.

    Exatamente neste último caso está a nossa homenageada deste número, Gislaine Canales, Presidente da UBT Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ela foi a escolhida para esta homenagem, até por uma questão de coerência do nosso discurso: A renovação da UBT. Que me corrijam os que sabem mais a respeito, do que eu, mas quero crer que Gislaine promoveu - e promove - a maior expansão da UBT pós-Luiz Otávio.

    Graças a ela, o Movimento Trovadoresco Brasileiro transbordou das fronteiras do Brasil e ganhou adeptos em vários países do continente americano, com seus respectivos Jogos Florais. No número anterior alertávamos para o fato de que a expansão horizontal também é uma forma de renovação, opinião igualmente expressa por Pedro Melo em seu artigo «A Encruzilhada»publicado no site UBTrova. Parabéns a Gislaine Canales. Que sua postura de Trovadora Plena faça escola.

    Outro destaque desta edição é a realização do I Encontro de Trovas do Estado de São Paulo. Pela primeira vez os trovadores estão sendo chamados a se reunirem para discutir a UBT e se divertirem em um dia inteiro de debates e divertimentos, sem que haja nenhum concurso na pauta. É uma belíssima oportunidade para cada um de nós levar idéias que  ajudem  a UBT brasileira a se posicionar no séc XXI.

* * *


UBT
Enviado por UBT em 11/06/2012
Código do texto: T3718560
Classificação de conteúdo: seguro