18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil
Queridos amigos recantistas e demais leitores,
Eis umas tristes linhas, como manifestação por este dia, 18 de maio, em que se comemora em todo o País, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A Lei Federal nº 9.970, de 17 de maio de 2000, instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil, cujo artigo 1º assim estabelece: “Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.”
A ideia da criação do referido diploma legal instituindo o “Dia 18 de maio” remota ao bárbaro assassinato de Aracelli Cabrera Sanches Crespo, uma criança de apenas oito anos, na Cidade de Serra, próxima à Vitória, capital do Espírito Santo, cujo atroz episódio ficou conhecido como “Caso Aracelli”. Tem-se que no dia 18 de maio de 1973, a menina Aracelli foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Consta em diversas páginas de notícias que muitas pessoas acompanharam o desenrolar do caso, desde o instante em que a vítima entrou no carro dos assassinos, até o trágico desfecho, que culminou no aparecimento do pequeno corpo desfigurado pelo ácido corrosivo utilizado pelos homicidas, numa rua movimentada daquela capital.
Faz-se mister, senhores, que sejam efetuadas maiores leituras, isso é, com mais detalhes, acerca desse caso desumano, bem assim, que toda a sociedade, principalmente os políticos e as autoridades, tenham consciência da gravidade da situação de nossas crianças e adolescentes, que, além de serem, via de regra, naturalmente frágeis, tornam-se mais vulneráveis em vista da ausência de medidas mais eficazes contra os respectivos algozes. "Façamos bonito"!
É meu manifesto, meus queridos, por isso reporto-os a meu singelo texto “INFANTO-FRAGILIZAÇÃO” (http://www.aurismarmonteiro.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=2894917), publicado em abril do ano passado.
Firmes e avante, saúde e paz, sempre.
Imagem: Google - ceteesperanca.wordpress.com