A HISTÓRIA E O LIVRO
AS BIBLIOTECAS DA ANTIGUIDADE ERAM REPLETAS DE TEXTOS GRAVADOS EM TABUINHAS DE BARRO COZIDO. ERAM OS PRIMEIROS LIVROS ANTES DO HOMEM COMEÇAR A SE UTILIZAR DE FIBRAS, VEGETAIS, TECIDOS E PAPEL PARA REGISTRAR SEUS ESCRITOS.
PROGRESSIVAMENTE COMO UMA MÚSICA QUE AUMENTA EM SONS, OS LIVROS FORAM MODIFICADOS, MODERNIZADOS ATÉ CHEGAR A SER FEITO EM GRANDES TIRAGENS EM PAPEL IMPRESSO MECÂNICAMENTE. FOI UM AVANÇO! PORQUE FICOU BEM MAIS FÁCIL DE TRANSPORTAR E LER.
AGORA SIM, PODIA-SE ESCREVER ALÉM DO BÁSICO, PODIA-SE TRANSMITIR FATOS, ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, DESCOBERTAS, TRATADOS, CÓDIGOS, PODENDO AINDA ESBANJAR E ESCREVER APENAS POR ENTRETENDIMENTO.
MARAVILHA NÃO? SOBRETUDO PARA TÍ VICIADO NA ESCRITA. A FABRICAÇÃO DO LIVRO NOS TROUXE ENORMES MODIFICAÇÕES EM TODOS OS ASPECTOS DA SOCIEDADE. A PONTO DE QUE HOJE O LIVRO É UMA MERCADORIA ESPECIAL, CARA, COM TÉCNICA,INTENÇÃO É LUXO. ALÉM DE TRANSPORTAR APRENDIZADO.
SERIA ENTÃO LIVRO ASSIM, CULTURALMENTE ESSÊNCIAL?
INSUBSTITUÍVEL PELA PARTICULARIDADE, POR TORNAR-SE AMIGO.
VIAJA A TEU LADO ATÉ DORME CONTIGO. POR DIALOGAR, POR TE FAZER RIR E CHORAR POR DEFINIR TUAS METAS SECRETAS, POR DIFUNSIR TUAS IDEIAS, POR SER TÃO ESSÊNCIAL A ACUMULAÇÃO LÓGICA DO CONHECIMENTO.MENTES DE PAPEL.
ASSIM, AS LETRAS UMA POR UMA
UNIRAM-SE E VENCERAM O TEMPO
LEVAM PALAVRAS AOS HUMANOS
E CONVERSAM COMO SE FOSSE GENTE
QUE FALA RESPIRA E SENTE