UM DIA CHUVOSO

Hoje acordei cedo no intuito de continuar minha leitura do O HOMEM REVOLTADO de Albert Camus, é uma leitura instigante, mas hoje pela manhã não estava com muita disposição para lê-lo, parecia que minha vista estava embaçada, fui ao banheiro lavei o rosto, mas continuei com a vista turva. Talvez por estar acordando naquele momento, meu cérebro não devia estar totalmente ativo, o fato é que não consegui me concentrar na leitura e deixei o livro em cima da mesa.

O dia amanheceu nublado, chovendo para ser mais exato, o clima estava frio e a luz demorou a sair, como não consegui ler mesmo tomando uma xícara de café para despertar os sentidos, resolvi ligar o computador e ver como poderia me divertir nessa manhã. Dei uma olhada no meu blog e verifiquei a contagem de visitas, estava em 260, acho um bom numero, e ás vezes me pergunto se ao menos uma pessoa destas que visitaram meu blog pararam para ler alguma coisa que escrevi. Não sou um bom escritor, meus temas são extremamente limitados, falo muito de mim mesmo como agora, falo sobre o que está ao meu redor, geralmente o que escrevo brota de dentro de mim; quando me sento na frente do computador, muitas vezes não faço a menor ideia do que vou escrever, sai muita besteira, e muita coisa que não interessa a ninguém além de mim, mas que mesmo assim eu publico no meu blog, pois acredito que possa existir no mundo uma pessoa que se identifique com o que escrevo, e um dia possa comentar alguma coisa. Ainda falta muito para me tornar um bom escritor, mas como li na nota do tradutor da Ética a Nicômaco de Aristóteles, è melhor fazer mal feito do que não fazer nada.

O mundo sempre foi muito competitivo, a vida é um jogo dizem alguns, a vida é um vale de lagrimas dizem outros, e ainda há aqueles que dizem que a vida é uma festa, cada pessoa encara a vida ao seu modo, eu acho que a vida é uma força independente dos seres vivos, é uma coisa que está acima dos nossos valores morais e que passa por cima de tudo para continuar seu caminho. Ás vezes nós dizemos que temos uma vida no sentido de estar no controle desta vida, mas na realidade é a vida que nos têm, e se a vida é um jogo, com certeza você não é um jogador da vida como em uma partida de futebol; tomando-se a vida como um jogo, cada um de nós seria como uma peça em um grande quebra cabeça, não somos nós que estamos no comando das ações do jogo, mas sim a própria vida que joga conosco, como se fossemos peças em um tabuleiro de xadrez. Quando tentamos sair do domínio da vida e tomar a rédea da vida que há em nós, essa vida que nos anima usa de todos os meios para nos dizer que não adianta lutar, ela sempre estará no comando.

Não sei por que comecei a falar da vida, mas é bem isso mesmo “deixe a vida me levar, vida leva eu.” como diz Zeca Pagodinho, “Se eu não posso te levar, espero que você me leve.” Como diz o eterno poeta Cazuza, essa é a minha compreensão da vida, não sei se é a certa, me parece óbvia, mas eu posso estar errado, como estou errado em muitas coisas que acredito serem verdadeiras, nunca se pode ter 100% de certeza da nada, talvez só da morte, mas só vamos ter essa certeza quando morrermos, pode acontecer de você ser o único ser humano que por algum motivo não morre e ai já não se pode ter certeza de nada, nem que 2+2=4 pois há quem diga que 2+2=5, dizem que tudo é uma questão de perspectiva, não há verdades absolutas dizia Nietzsche, pelo menos é o que ouvi falar que ele disse, pode ser uma mentira, e por que não preferir a mentira? Pergunta ele. Não sei, achamos que a verdade satisfaz mais os nossos anseios, que a verdade liberta, mas há muito tempo as melhores mentes têm buscado a verdade e ela se apresenta de variadas maneiras, há muito tempo se perguntam os homens se Deus existe ou não existe, e eles não têm como provar nem uma coisa nem outra. E como se daria a morte de Deus? Teria que ser na mente dos homens e no caso ele morreria só para os homens. O homem criou Deus? Acredita-se que em determinado momento da evolução humana o homem para explicar a si mesmo fenômenos naturais, como o raio, o trovão, um tsunami talvez, julgou que essas forças da natureza eram obras de um deus, se a explicação é essa para que o homem acredite ter criado Deus, então é uma explicação muito passível de ser refutada, pois ainda há fenômenos naturais sem explicação cientifica, perguntas mais antigas que a ciência sobre o homem, o mundo, a matéria, a vida, o infinito, que nos faz necessário recorrer a um Deus criador para que não fiquemos apenas na interrogação, em um eterno e angustiante NÃO SEI, (Não sei por que estou aqui, não sei como vai ser amanhã, não sei como vou me sustentar, não sei por que estou vivo, não sei se vale a pena viver, não sei como vou pagar o aluguel, não sei como vou passar na prova, etc..) sobre Fenômenos naturais sem explicação que a ciência perscruta e quanto mais adentra no assunto mais inexplicável o assunto se torna, como é o caso da física quântica, nunca chegam a uma resposta positiva que dê fim ao mistério da existência das coisas, então muitos cientistas, principalmente físicos quânticos, começam a suspeitar que talvez exista um criador, um Deus.

Certas inteligências, talvez por serem muito inteligentes não conseguem conceber uma coisa que esta além da inteligência deles, que está além da compreensão deles, pois estão muito ligados a um ponto de vista antropocêntrico. Eu concordo com Nietzsche quando ele fala que a ordem que vemos nesse mundo é uma ordem porque são nossas mentes que organizam a realidade para que possamos apreciá-la de forma lógica, pois a lógica é humana, mas discordo dele porque se a lógica humana não estivesse aqui para sistematizar o mundo e sua realidade, esse mesmo mundo não poderia ser apreciado por uma “lógica” não humana? De certa forma Nietzsche quer dizer que o homem é a medida de todas as coisas, por isso Deus estaria morto, mas eu me pergunto, se por acaso houvesse uma guerra nuclear e raça humana perecesse e restassem só insetos como baratas e escorpiões, ele poderia afirmar que a terra deixaria de existir ou que as leis da gravidade sumiriam, só porque não teria um ser humano como observador.

Que a terra em si não existiria, mas sim só os seus fenômenos, que para serem fenômenos precisam de um sujeito que abstraia os mesmos. Fenomenologistas não acreditam na coisa em si, mas só em fenômenos, entendo eu quando eles dizem coisa em si, eles estejam dizendo a coisa como uma monada, uma unidade do objeto por trás de sua aparência, onde os seus atributos como dureza, cor, forma, massa, seriam os fenômenos que comporiam a coisa, mas que suprimindo esses quatro atributos do objeto não sobraria nada, concordo com eles que um objeto além de seus fenômenos não esconda uma essência, mas o que quero dizer é que para uma coisa ser um fenômeno (aparecer) tem que ser um fenômeno para alguém, e se as coisas são só os seus fenômenos, se por acaso não existisse nenhum observador ou ele deixaria de existir ou não poderia ser mas chamado de fenômeno, pois não estaria aparecendo para ninguém, que ele não seria mais um fenômeno disso eu não duvido, mas que sua existência seria suprimida por não ter um observador, nisso eu não acredito.

Para mim está claro o homem não é a medida de todas as coisas, ele apenas não entende que existem parâmetros e leis na natureza, na vida, no universo que estão para além da nossa compreensão, para além dos nossos valores morais ou da falta deles, é como se fosse outra linguagem usada, pode se dizer que em nós essa linguagem é a dos instintos, o que eu também não posso deixar de concordar com Nietzsche quando ele diz que tudo no homem é instinto, até a sua razão, sua consciência, que segundo ele essas duas características do ser humano surgiram quando o homem começou a reprimir seus instintos gerando consciência e razão.

Eu ainda sou da opinião de que Deus existe, parece que na bíblia tem um trecho que fala que mesmo que na face da terra morressem todos os homens e não tivesse ninguém para louvar a Deus, a pedras cantariam hinos de louvor, ou seja, as pedras ganhariam vida.

Eu acho que Deus nos criou por causa da solidão, Deus era muito sozinho e não tinha com quem compartilhar todo o seu amor, e hoje ele tenta nos conquistar a todo custo através do amor.