A psicologia em questão para abordagens escolares

Ao participar de uma palestra do conceituado psicanalista Içami Tiba deparei-me com temas relevantes para uma averiguação mais profunda como foco de debate nas reuniões de pais e mestres das Unidades de Ensino onde atuo. Dentre minhas considerações destaco a seguir algumas frases que para mim surtiram maior atenção em relação a minha prática pedagógica e logo a baixo de cada uma delas, meu discurso segundo tais observações.

“Filhos alcoólatras tem absoluta tendência de ser também, pois eles já nascem geneticamente alterados sem esta proteção natural contra o vicio de álcool.”

Comprovado cientificamente segundo o Palestrante o código genético é carregado de algumas defesas, mas pode trazer neste caso de pais alcoólatras a desproteção ao vício, fato que me causou curiosidade e fez-me pesquisar e vasculhando sites na internet referentes ao tema, 80% dos alcoólatras são jovens entre 15 e 24 anos. Isso é muito fecundo em nossa sociedade, principalmente entre os adolescentes tão vulneráveis a quaisquer estímulos que lhes causem sensações contrarias as do dia a dia. É muito contraditório um pai repreender um filho durante a adolescência se durante toda a vida tomou caixas de cervejas na frente do mesmo, por isso devemos nos atentar aos nossos hábitos no cotidiano familiar.

A adolescência é um processo de segundo parto, os pais devem evoluir para esta novidade e não tratar os filhos jovens como crianças.

Ao meu ver assim como existem partos prematuros também existem pensamentos paternos tardios e ultrapassados, pois os pais devem ter ciência da cronologia de seus filhos, não há espaço para as mesmas situações dos pais perante suas crias, é preciso saber que tudo evoluem principalmente a prole que tem debaixo de seu teto. Acredito que este processo de transformação também não deva ser muito fácil aos pais com já não é aos filhos, mas é útil e necessário.

“Atualmente os pais criam herdeiros e não sucessores...”

O ponto base e estrutural para qualquer debate sobre formação de personalidade dos filhos que estão a crescer é sem duvida nenhuma este ciclo que vai desde os exemplos que se tem em casa, passa pela fiscalização implacável que se deve ter sobre eles e chega ao seu ápice na condição que os pais impõem, mesmo que subconscientemente, de que se desejam que seus filhos sejam herdeiros ou sucessores das histórias deixadas nesta vida? Muito paparico, muita serventia e bajulação em todos as fases da vida dos filhos, querendo priva-los de obrigações e deveres, livrando-os incondicionalmente de esforços cotidianos em busca de objetivos, em outras palavras dando tudo nas mãos, só garante a posição de herdeiros dos pais na vida que se sustenta por eles mesmos, isso é prejudicial para a formação do caráter e personalidade do individuo. Mas se por outro lado ao invés disso, os pais colocarem responsabilidades e ordenarem as tarefas dos filhos, estes certamente estão criando sucessores para o futuro.

“Antigamente o quarto era lugar de castigo, hoje é o paraíso para eles”

Bobagem de um pai achar que mandar o filho para o quarto é algo desprezível por seus filhos nos dias de hoje, uma vez que se tratando da classe media de um modo geral, o quarto é a porta para o mundo através da internet, eles se deliciam nos bate papos, orkut, msn e outros blogs por ai. Não há mal algum de que caso o filho não tenha cumprido o que havia sido combinado, o pai cancele o passei prometido, pois isso não é chantagem e sim acordo, uma vez que ele descumpriu o acordo firmado, abriu precedente para o pai cancelar o que também lhe daria como recompensa. Na sala de aula também pode ser esse o sentido, principalmente nas aulas de artes, quando os alunos em sua maioria só gostam de fazer as aulas práticas, mas não querem saber da parte teórica que fundamentaliza a prática e o saber.

“No mundo atual precisamos de lideres, não de chefes”

Dentro de casa é o lugar indispensável para que aja liderança, uma liderança zelosa e educacional, o líder delega funções com autoridade e no convívio escola cabe ao professor ser líder em sala de aula e mostrar com autoridade, não com autoritarismo, que ele determina as leis, cabendo a ele se julgar necessário abrir as regras para debates e decisões dos alunos. O elemento essencial é que as atitudes em casa refletem na vida publica, por isso a importância de se conduzir os atos dos filhos em casa.

“Infelizmente os filhos são criados para fazerem aquilo que os dêem prazer...”

Outro tema importante para reflexão é a medida de avaliação da escola atual de um modo generalizado, pois a cada dia que passa a avaliação se alarga e se cobra cada vez menos, exemplo disso é a displicência de muitos educandos aos trabalhos e atividades, deixando tudo para ultima hora, sabendo que sempre terão uma segunda, terceira, quarta e milhares de chance para aprenderem e compor sua nota. Quem gostaria de ter um funcionário que só trabalha na véspera do pagamento? Assim as escolas fazem com os alunos quando garantem as mil e uma chances para que façam o mínimo para terem a nota mínima ao menos.

Prof. Tiago Ortaet

15/10/2006