Joio e o trigo: Um inimigo fez isso!
Deus não faz nada por mero acaso para ver no que vai dar. Em Gênesis 1.31 encontramos: “E viu Deus tudo tinha feito e eis que era tudo muito bom”.
Portanto, lendo sobre desvarios e situações as quais desagradam a Deus, e trazem consequências desastrosas aos seres humanos, a reflexão nos fará entender o que está escrito em Mateus 13. 25 e 27: “Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso”.
O que Deus planeja ou semeia é perfeito. Como bem expressa parte da letra da música: “Deus de Sadraque, Mesaque e Abdenego”, cantada pelo Pr. Jaime Amorim:
“Não há defeito no Deus que lhe abençoa”.
Se algo sai errado, a culpa é toda do ser humano que não conseguiu entender nem trabalhar dentro do plano de perfeição divino. Se algo saiu errado, realmente: “Foi o inimigo quem fez isso”.
Desde o Éden foi assim.
O ser humano preferiu dialogar com a serpente ao invés de dialogar com Deus, e o resultado foi trágico. A consequência deste desvario chegou até a pós-modernidade.
Como humanos temos diversos defeitos. Um deles, talvez o mais grave seja: Olhamos para os problemas, quando deveríamos olhar para Jesus.
Os problemas e defeitos são desvarios diabólicos, terrenos. Criados e desenvolvidos pelo homem. A perfeição é divina e vem do alto. O poder de Cristo que conduz e produz à perfeição e vem do alto.
Porém, o humano gosta de olhar para o chão, para a lama. Não consegue enxergar a perfeição e poder divinos, gosta de enxergar o estrago e destruição resultante pecado.
Basta observar nos finais de ano.
A maioria das retrospectivas mostradas nas TVS enfatizam as devastações, tsunamis, os grandes desastres.
No entanto, pouco ou nada se divulga sobre as grandes soluções dos envolvidos na prevenção da tragédia.
E poucos dias a seguir vem o carnaval. A TV incentiva o uso de preventivos para se evitar o HIV. Mas não divulga preventivos para se evitar que homens e mulheres destruam suas vidas com a carnalidade e bebedeiras. Apenas divulgam o número de mulheres grávidas, as quais sequer sabem quem é o pai da criança que virá ao mundo, quando não for morta através do aborto. Ou divulgam o número dos desastres e dos mortos em acidentes de transito.
A TV enfatiza os shows dos grandes artistas, muitos dos quais sorriem na telinha tentando transmitir alguma alegria – mesmo que seja falsa ou forçada -, mas, por de trás dos bastidores necessitam de calmantes e remédios para minimizar suas próprias tristezas. Á semelhança de muitos palhaços, os quais sorriem nos picadeiros mesmo chorando por dentro, tentam transmitir "alegria".
Nada se fala sobre o trabalho social realizados pelas igrejas neo pentecostais com milhares de drogados, ex-traficantes, prostitutas e homossexuais. Cujas vidas são mudadas pelo poder da oração realizadas por obreiros de tais igrejas. As quais pregam Jesus que liberta dos vícios, quebra o poderio de satanás que escraviza os seres humanos.
Pessoas estas, muitas das quais sequer chegam a frequentar uma casa de recuperação, por saírem dos templos livres espiritualmente dos espíritos que as oprimiam, que as tornavam escravos das drogas, e das práticas nocivas a um viver bem regrado.
Pouco se divulga sobre as meninas der rua que deixam a prostituição ao se converterem ao cristianismo verdadeiro. Ao aceitarem a Jesus com salvador de suas vidas, agregando-lhes valor à vida.
O diabo cria problemas através dos quais escraviza os seres humanos, procurando tirar-lhes a vida e alegria de viver e servir a Deus. A Bíblia ensina que ele - o diabo -, veio matar, tirar a vida e oportunidades -, roubar e destruir os seres humanos, e suas oportunidades ou possibilidades.
Deus traz solução através de sua Palavra. Solução que vem através da fé somente em Jesus. Hebreus 12 afirma:
“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. Hebreus 12:1-2.
É através da fé em Jesus que o humano se liberta do joio que o inimigo semeia enquanto o humano dormia espiritualmente falando. O joio poder ser o vicio das drogas, práticas imorais, más companhias, bebedeiras, ódio, inveja, e o medo que escraviza o homem. O ser humano é salvo e liberto somente olhando e confiando em Jesus que é o autor e consumador da fé.
Pastor nem igreja não salva, nem liberta. Quem faz a obra é Jesus pela instrumentalidade de homens falíveis que se colocam à sua disposição, sem orgulho sem arrogância, não crendo estar neles o poder para libertar ou salvar o homem do estrago que o inimigo faz.
O inimigo é quem faz o estrago. Jesus promove a restauração.
Cabe ao ser humano crer e aceitar o plano perfeito e divino de restauração para sua vida. Plano que agrega qualidade e traz vida eterna. O diabo oprime, escraviza, transtorna a vida humana. Jesus liberta. Gálatas 5.1 afirma:
“Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou”.
Aceitemos pois, o que Cristo oferece: salvação e vida eterna. Invistamos tempo louvando a Deus pelo que Ele faz, e não em olhar para o estrago que o inimigo faz.