Sintaxe: Termos Integrantes da oração ((Parte I))
Os termos integrantes da oração são: COMPLEMENTOS VERBAIS (objeto direto, objeto indireto e objeto direto e indireto), COMPLEMENTO NOMINAL e AGENTE DA PASSIVA.
COMPLEMENTOS VERBAIS
Há verbos que em si próprios encerram um significado, sem a necessidade de complemento. Esses verbos são denominados INTRANSITIVOS.
Observe os exemplos abaixo:
CARLOS MORREU.
CARLOS CAIU.
CARLOS CHOROU.
MORREU, CAIU E CHOROU não necessitam de complemento. Pode ser que, na frase, haja especificações das circunstâncias nas quais esses fatos aconteceram, mas se essas especificações não existirem, não será prejudicado o entendimento e nem a informação passada pelos verbos.
Por outro lado, há os verbos que precisam de um complemento para que seu significado seja completo. Esses verbos são denominados TRANSITIVOS e, dentro desse grupo, há subdivisões: TRANSITIVO DIRETO, TRANSITIVO INDIRETO E TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO.
TRANSITIVO DIRETO: o verbo transitivo direto pede um complemento que não precisa de preposição.
JÉSSICA COMPROU UM CARRO NOVO.
O verbo presente na oração é o COMPRAR. Quem “compra” compra “algo” ou “alguma coisa”. Ou seja, é um complemento que não precisa de preposição. Sendo assim, COMPRAR é um verbo transitivo direto. A análise sintática fica dessa forma:
Sujeito: JÉSSICA
Predicado Verbal: COMPROU UM CARRO NOVO
Verbo transitivo direto: COMPROU
Objeto direto: UM CARRO NOVO
TRANSITIVO INDIRETO: é o verbo que traz um complemento com preposição.
EU GOSTO DE SORVETE.
O verbo da oração é GOSTAR. Quem “gosta” gosta “de algo” ou “de alguém”. Perceba a presença da preposição “de”. Sendo assim, GOSTAR é um verbo transitivo indireto. A análise sintática fica dessa forma:
Sujeito: EU
Predicado verbal: GOSTO DE SORVETE
Verbo transitivo indireto: GOSTO
Objeto indireto: DE SORVETE
TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO: é um verbo que precisa de dois tipos de complementos, um sem preposição e um com preposição. Um exemplo é o verbo DEVER: quem “deve”, deve ALGO (sem preposição) A ALGUÉM (com preposição). Sendo assim, o verbo DEVER possui um complemento direto e um indireto.
ANA DEVE DESCULPAS A ELE.
Sujeito: ANA
Predicado verbo-nominal: DEVE DESCULPAS A ELE
Verbo transitivo direto e indireto: DEVE
Objeto direto: DESCULPAS
Objeto indireto: A ELE.