Educação e Cultura

Nos aproximamos de um tempo em que educação e cultura que sempre estiveram e mãos dadas, estão sendo separadas, estamos formando cidadãos mal educados e e sem cultura.Tendo hoje focado no educador toda responsabilidade de educar e levar o educando a aprender a gostar de cultura, esse sofre pressões de todos os lados, e adoece... Se formos associar o educador a um facilitador de aprendizagem, é como dizer que o processo educativo está centrado no educando, delegando ao educador a função de motivar, estimular e deixa fluírem as motivações do aluno. Quanto a esse aspecto, Freire (1986) avalia: “... minha posição não é de negar o papel diretivo e necessário do educador. Mas não sou o tipo de educador que se considera dono dos objetos que estudo com os alunos. Cabe, então, refletir sobre o educador inserido nesse processo educativo. Para tanto, abordaremos as seguintes questões: qual é o perfil do educador hoje? Quais os seus desafios e atribuições no processo pedagógico? Com base nessas questões, buscamos identificar e compreender o perfil do educador de hoje, ou seja, quais as características e as atribuições do educador, e qual a sua formação profissional. O educador tem sido preparado para educador essa nova geração que hoje está adentrando as nossas escolas já conectados nas redes sociais? É um grande desafio esse que está nossa frente,não podemos nos enganar,"NÂO TEMOS NEM UM TERÇO DE EDUCADORES CAPACITADOS PARA ESSA GERAÇÃO DE APRENDIZES"...Isso é muito preocupante...