O grande futuro
"Tornou, pois a entrar Pilatos no Pretório e chamou Jesus e disse-lhe:
- Tu és rei dos Judeus?
Respondeu-lhe Jesus:
- Tu dizes de ti mesmo, ou foram outros que te disseram de min?
Disse Pilatos:
- Porventura sou eu Judeu? A tua nação e os pontífices são os que te entregaram nas minhas mãos; que fizeste tu?
Respondeu Jesus: - O meu reino não é deste mundo; se meu reino fosse deste mundo, certo que os meus ministros haviam de pelejar para que eu não fosse entregue aos Judeus, mas agora não é daqui o meu Reino.
Disse-lhe então Pilatos:
- Logo tu és Rei?
Respondeu Jesus:
- Tu o dizes que eu sou Rei.
oOoOoOo
1°) Jesus não disse que não era Rei, mas sim, que agora, naquele momento não era, pois
2°) Seu reino não era daqui, portanto ele seria rei num outro lugar
3°) Fica sub entendido que em algum dia seu reino será daqui
O texto de Emmanuel invalida o estado permanente, durante toda uma encarnação, de contemplação e convida ao trabalho, para que estejamos preparados para a vida futura, para o reino de Jesus.
O desencarne virá a todos, ao seu tempo, e a fé numa vida futura deverá nos colocar a caminho da prática dos ensinamentos do Mestre. Jesus teve momentos de contemplação, mas sua rotina era de ação, nos exemplos, nas pregações, nas orações, curas e amor incondicional a todos.
Ele não ficou num único local aguardando ociosamente ser procurado, foi até aos necessitados. Ele não desperdiçou tempo contemplando a Deus, fez parte da criação atuando vigorosamente, incansavelmente preparando-nos para que Seu reino pudesse ser instituído aqui, num futuro.
Esse futuro está chegando, pois o planeta se renova a caminho da regeneração em passos largos, encarnados e desencarnados são convidados a participar desse movimento e as maneiras de participar são inúmeras!
Ler as palavras de Jesus, conhecer a doutrina espírita, a Bíblia, fazem parte do aprendizado, da cultura, nos torna mais intelectualizados, porem é necessário observarmos que essa intelectualização representa crescimento horizontal. Somente os sentimentos puros, de amor representa crescimento vertical, rumo à espiritualização.
O reino dos céus, o reino do Cristo, está primeiramente em cada um de nós e Ele reinará na Terra quando seus habitantes finalmente entenderem que só existe uma Lei, uma regra, sem exceções: AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO!
Esse entendimento vai mais longe que o trabalho no bem, que a caridade, está também nos pequenos gestos, no bom senso ao conviver em sociedade, no abandono ao egoísmo, no respeito mútuo.
Jesus disse que “Os mansos e pacíficos herdarão a terra”, herdarão, portanto Seu Reino. Pessoas que não tem noção de cidadania não poderão herdar a Terra, pois se aqui será o Reino de Jesus, essas noções são apenas fundamentais.
Então existe uma receita que deveremos seguir:
Caridade, trabalho, estudo, bom senso e observarmos nossos pensamentos e ações para descobrirmos que tipo de pessoas somos e quais qualidades temos que conquistar. Separar alguns momentos, mesmo que raros, à contemplação produtiva, do tipo que nos torna gratos ao Criador.
Vamos nos preparar para que nos próximos anos o Reino de Jesus seja daqui e sejamos seus seguidores.