Discurso de posse na Academia Jacareiense de Letras

Entrar para Academia Jacareiense de Letras, significa fazer parte de um grupo que se esforça para deixar a cidade mais bonita, da maneira mais correta, com sua literatura e poesia. A convivência com os acadêmicos nestes últimos seis meses só enfatizou o meu gosto pela literatura.
Devo dizer que minhas quintas feiras se tornaram muito mais interessantes. A caminho das reuniões me perguntava o que iria aprender de novo, e o que isso iria acrescentar ao meu gosto pelas artes literárias. E acho que aprendi muito com cada um. A soma de tudo tenho certeza, será importante para minha carreira.
O escritor francês Romain Rolland escreveu, que se nos unirmos criaremos uma sociedade mais justa, mais livre e mais afetuosa.
A reunião de pessoas com afinidades semelhantes, são necessárias, acredito que somos agentes multiplicadores para formação de uma sociedade comprometida com a cultura, com a educação e com a justiça tão escassas nos dias de hoje. Como escritora e agora acadêmica penso em contribuir para isso. Se empenharmos em regar a plantinha chamada leitura, poderemos no futuro até elevar o nome da cidade ao grau de "cidade literária", onde todas as artes se interajam, porque vejo que tem espaço para todos aqui, cada um com seu talento em particular pode ajudar a deixar a cidade mais romântica e mais agradável para se viver. Como cidadã vejo o grande potencial que a cidade tem para as letras e todas as combinações que podemos fazer com elas. Estamos num momento de grande ascensão literária e isso é fascinante, queria inclusive, incentivar as pessoas a fazer parte desse mundo ingressando no mundo da leitura.Vamos nos esforçar para que os jovens descubram este mundo encantado através de um gesto simples como é o de abrir um livro e viajar por um caminho encantado capaz de dar prazer, liberdade e ainda trazer benefícios como a formação do caráter e humanização de uma pessoa. Na academia quero apoiar as boas idéias do grupo e colaborar também com as minhas idéias, aceitar criticas construtivas e também criticar se for o caso mas acima de tudo defender a instituição se preciso for e contribuir para sua grandeza. Hoje acredito estar iniciando uma nova etapa da minha vida, muito de bem com a vida, amante das letras que sou e ciente do bem que elas trazem para a formação do caráter de um cidadão e de uma sociedade que a tem como princípio. Jacareí tem a fama de apoio às artes e por isso é tão bom viver aqui. Como em todas as cidades também temos nossos problemas, mas podemos melhorar e a leitura pode ajudar nisso. As crianças serão nossas sucessoras e levarão para sempre o que aprenderem conosco. Então convido a todos a ensinar os pequenos o bom hábito de ler para no futuro colhermos os frutos deste investimento que sem dúvida é promissor.
Jacareí 03 de dezembro de 2011 -17hs.
Auditório da Associação Comercial de Jacareí
Joana Jose Brandão Aranha





Joana Aranha
Enviado por Joana Aranha em 12/12/2011
Reeditado em 27/08/2012
Código do texto: T3385281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.