O TIPO 04 (Pra quem não leu)

O estudo do ENEAGRAMA visa a análise não só da condição na qual o sujeito se encontra e sim o processo de formação e desenvolvimento de cada tipo, almejando sempre desenvolver suas potencialidades atenuando as amputações ou limitações que cada um tem. Os Tipos de personalidade não são estagnados eles podem agregar características positivas no aprendizado da vida cotidiana ao conviver harmonicamente com as outras pessoas. O que existe de mais exarcebado no meu tipo, o quatro é sem dúvida o senso de isolamento e resignação diante da não compreensão dos outros, idéia essa que é falha, ora se essa idéia é por si só de fato o que gera a sentimento de "incompreendidos incorrigíveis" que temos. A princípio se o indivíduo desejar mesmo ser compreendido deve se abrir, usar de um esforço maior para que os outros o entendam e não falar grego usando de uma subjetividade nimbosa e obscura. Não é natural usar de um senso de profundidade à parte para esconder os próprios sentimentos, essa máscara é nada mais que uma forma de auto afirmação diante da insegurança ou do medo de ser abandonado quando criança, substituído agora pela idéia de prévio abandono pelo mundo distante e segregário. De uma sensibilidade dita "especial" á tal ponto, que é incompreensível ao resto da humanidade. Se todas as pessoas apesar de sua individualidade tem contidas em seus espíritos os mesmos sentimentos anseios e um senso privilegiado de alcançar, sentir, entender e explicar o mundo. Pois bem, se o homem é feito da mesma matéria e se somado a isso, juntar-mos o que impulsiona esse mesmo o homem: "a VONTADE", nós do tipo quatro podemos nos fazer compreendidos dando uma chance a nós mesmos de compartilhar vivências e aprender com os outros. Quanto a idéia de "curtir uma fossa" tão apreciado pelo nosso tipo digo sinceramente, tirar um tempo só pra si de tempos em tempos faz bem pra mente. Mas criar um muro constantemente, bloqueando as outras pessoas, e ainda mais: sentir prazer com isso é muito prejudicial. Tenho a certeza de não ter me desvencilhado totalmente dos vícios do meu tipo. Mas de início, tenho procurado produzir mais, sendo eficiente no trabalho. Me relacionando melhor com os outros. Tenho evitado coisas melancólicas por causa do meu condicionamento ao que é triste. Á muito tempo não escuto Legião Urbana nem as seis ou sete bandas de Have Metal que tanto gosto e ninguém conhece. Começo meu dia com uma música alegre e agradável e vez ou outra me pego cantando. O próximo passo é aprender a assobiar, coisa que a propósito nunca aprendi devido a introversão e desinteresse por coisas alegres e vivas, sei que parece uma bobagem isso, mas assobiar é uma coisa natural e espontânea que fazemos quando estamos alegres mesmo sem perceber que o fazemos. Ainda continuo a me expressar das mesmas formas: escrevendo, tocando, compondo, desenhando e tudo o mais que me vier na mente. A única diferença é a mensagem que agora transmito, algo mais otimista e alegre sem culpa nem medo de parecer leviano ou pobre*¹. Tenho sentido mudanças na minha vida e me sinto melhor comigo mesmo, apesar de acreditar que ainda posso melhorar muito.

*¹(quando digo pobre, quero dizer sem profundidade)

jonnez
Enviado por jonnez em 01/12/2011
Código do texto: T3367177
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.