A maratona em cinco minutos
Dia desses tivemos um congresso evangelístico no município de Aceguá, (parte uruguaio, parte brasileiro) onde compareceram umas quatrocentas pessoas, metade, talvez, cristãos, os demais, gente disposta a ouvir sobre Cristo. Eu não era o pregador oficial, (esse, foi o Pr. Odair Blume, de Floripa) mas, me propuseram que eu dissesse, em mais ou menos cinco minutos, o que Jesus significa para mim; vou reproduzir aqui, o que disse; se, não com exatamente as mesmas palavras, mas, com as mesmas idéias.
-Boa noite, sejam bem vindos! Foi-me proposto falar sobre o tema “O que Jesus significa para mim” em mais ou menos cinco minutos, isso é fácil! Como colocar as águas do rio Uruguai num litro... mas, tentarei pôr umas gotas ao menos.
Significado, o que é significado? É um apreço, uma valoração que atribuímos a determinado fato, objeto, idéia, ou, no caso Dele, pessoa. Isso é uma coisa relativa, e como é próprio de tais coisas, mudam, sempre que muda a relação.
A minha relação com Cristo mudou muito nesses 21 anos que O conheço, sempre por minha culpa, Ele nunca mudou. No começo, vendo de fora, significava um esconderijo de fracos, de gente inepta pra vida, oculta atrás da Bíblia. Hoje aprendi que é mais forte quem governa o próprio espírito, que outro que conquista uma cidade.
Num segundo momento significou um pretexto, pois, determinada jovem chamou-me atenção por seus encantos, e sua mãe sempre me convidava para ir junto à igreja; se tal era o mico a pagar para estar perto, por que não? Fui ao encontro de “Jesus”, ( o nome dela era outro).
Mas, em meio a tudo aquilo, outra jovem foi chamada a ler um texto bíblico, que mesmo freqüentando sempre às missas, jamais ouvira. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei; tomai sobre vós meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas; pois o meu jugo é suave, e o meu fardo, leve.” Mat 11; 28-30
Cansado e sobrecarregado era eu, e como! Aquilo me intrigou; parece que esse cara me conhece. Isso despertou em mim certa emulação, um desejo de ouvir mais, desafiá-lo, no próximo culto, para ver se ele “adivinharia” de novo.
A bela continuava me encantando, mas a Palavra de Deus começou a fazer estripulia em mim, desnudando minhas culpas e anseios, e prometendo a cura de graça, se tão somente me submetesse ao Senhorio Dele. Em alguns cultos, Ele significou um atrevido, me expunha, depois, uma ameaça, queria que eu fosse para a cruz; dado essa passo, o significado ampliou-se de tal forma, que não é mais possível descrever...
Em vez do medo, segurança; em lugar de aflições, esperança; nos domínios da morte, a vida; nos campos do vício, começou a plantar virtudes, livrou do medo da morte, legou dons espirituais, trabalha até hoje lapidando meu ser; e inda imperfeito, me fez ministro do evangelho, para que outros O conheçam...
-O que Ele significa para você hoje (disse à audiência) depende de lugar onde você está; ele ama você, mas, detesta o pecado. Confesse-lhE e arrependa-se disso, e ele será Senhor, Salvador, amigo, socorro, segurança, paz...( A essa altura eu estava pregando quando deveria apenas testemunhar)
Talvez, (disse me refazendo) essa “irreverência” que faz extrapolar um pouco no intento de convencer você, seja a demonstração prática do que Ele significa para mim; azo de certo descontrole, irreverência funcional, tal o afã de convencer a alguém, que vale muito à pena, conhecer a Jesus...
***
Ninguém é refratário ao rótulo, Jesus, mas, apresente-se um que seja piamente fiel aos seus ensinos e os apregoe; e, rapidamente perde a simpatia, pois, é radical, “dono da verdade”. Não fosse Ele radical ao extremo e sequer teria sido morto, tampouco, teria semeado a verdade para o que veio.
O que eu daria para que um só, dos que lerem isso considerassem, suas vidas no prisma que Ele ensinou, não em suas inclinações! Pensar chegar a Deus por outro caminho é ridículo como imaginar tirar os pés do chão, puxando os próprios cabelos... Ele diz, “sem mim, nada podeis fazer... ninguém vem ao pai senão por mim.”