A maratona em cinco minutos

Dia desses tivemos um congresso evangelístico no município de Aceguá, (parte uruguaio, parte brasileiro) onde compareceram umas quatrocentas pessoas, metade, talvez, cristãos, os demais, gente disposta a ouvir sobre Cristo. Eu não era o pregador oficial, (esse, foi o Pr. Odair Blume, de Floripa) mas, me propuseram que eu dissesse, em mais ou menos cinco minutos, o que Jesus significa para mim; vou reproduzir aqui, o que disse; se, não com exatamente as mesmas palavras, mas, com as mesmas idéias.

-Boa noite, sejam bem vindos! Foi-me proposto falar sobre o tema “O que Jesus significa para mim” em mais ou menos cinco minutos, isso é fácil! Como colocar as águas do rio Uruguai num litro... mas, tentarei pôr umas gotas ao menos.

Significado, o que é significado? É um apreço, uma valoração que atribuímos a determinado fato, objeto, idéia, ou, no caso Dele, pessoa. Isso é uma coisa relativa, e como é próprio de tais coisas, mudam, sempre que muda a relação.

A minha relação com Cristo mudou muito nesses 21 anos que O conheço, sempre por minha culpa, Ele nunca mudou. No começo, vendo de fora, significava um esconderijo de fracos, de gente inepta pra vida, oculta atrás da Bíblia. Hoje aprendi que é mais forte quem governa o próprio espírito, que outro que conquista uma cidade.

Num segundo momento significou um pretexto, pois, determinada jovem chamou-me atenção por seus encantos, e sua mãe sempre me convidava para ir junto à igreja; se tal era o mico a pagar para estar perto, por que não? Fui ao encontro de “Jesus”, ( o nome dela era outro).

Mas, em meio a tudo aquilo, outra jovem foi chamada a ler um texto bíblico, que mesmo freqüentando sempre às missas, jamais ouvira. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei; tomai sobre vós meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas; pois o meu jugo é suave, e o meu fardo, leve.” Mat 11; 28-30

Cansado e sobrecarregado era eu, e como! Aquilo me intrigou; parece que esse cara me conhece. Isso despertou em mim certa emulação, um desejo de ouvir mais, desafiá-lo, no próximo culto, para ver se ele “adivinharia” de novo.

A bela continuava me encantando, mas a Palavra de Deus começou a fazer estripulia em mim, desnudando minhas culpas e anseios, e prometendo a cura de graça, se tão somente me submetesse ao Senhorio Dele. Em alguns cultos, Ele significou um atrevido, me expunha, depois, uma ameaça, queria que eu fosse para a cruz; dado essa passo, o significado ampliou-se de tal forma, que não é mais possível descrever...

Em vez do medo, segurança; em lugar de aflições, esperança; nos domínios da morte, a vida; nos campos do vício, começou a plantar virtudes, livrou do medo da morte, legou dons espirituais, trabalha até hoje lapidando meu ser; e inda imperfeito, me fez ministro do evangelho, para que outros O conheçam...

-O que Ele significa para você hoje (disse à audiência) depende de lugar onde você está; ele ama você, mas, detesta o pecado. Confesse-lhE e arrependa-se disso, e ele será Senhor, Salvador, amigo, socorro, segurança, paz...( A essa altura eu estava pregando quando deveria apenas testemunhar)

Talvez, (disse me refazendo) essa “irreverência” que faz extrapolar um pouco no intento de convencer você, seja a demonstração prática do que Ele significa para mim; azo de certo descontrole, irreverência funcional, tal o afã de convencer a alguém, que vale muito à pena, conhecer a Jesus...

***

Ninguém é refratário ao rótulo, Jesus, mas, apresente-se um que seja piamente fiel aos seus ensinos e os apregoe; e, rapidamente perde a simpatia, pois, é radical, “dono da verdade”. Não fosse Ele radical ao extremo e sequer teria sido morto, tampouco, teria semeado a verdade para o que veio.

O que eu daria para que um só, dos que lerem isso considerassem, suas vidas no prisma que Ele ensinou, não em suas inclinações! Pensar chegar a Deus por outro caminho é ridículo como imaginar tirar os pés do chão, puxando os próprios cabelos... Ele diz, “sem mim, nada podeis fazer... ninguém vem ao pai senão por mim.”

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 16/11/2011
Reeditado em 16/11/2011
Código do texto: T3339439