HONRANDO AO SENHOR COM AS PRIMÍCIAS

HONRANDO AO SENHOR COM AS PRIMÍCIAS

Há alguns dias a Tânia comemorou os seus trinta e poucos anos. O seu esposo pediu a célula para reunir e cantar os parabéns. Cada irmão, da célula, dada à intimidade proporcionada pelo convívio naquele pequeno grupo, começou a fazer-lhe homenagem... Em dado momento a Verônica (minha esposa e sombrinha da aniversariante), que é sobrinha da Tânia começou a testemunhar sobre o que ela tinha aprendido da tia, através do convívio. Verônica testemunhara que o exemplo que a Tânia tinha dado que mais lhe havia marcado foi à honra que Tânia dava o seu esposo.

Disse verônica que quando a tia terminava de preparar a comida, o primeiro pedaço de um prato especial, era dedicado ao Ronaldo. Se ele fosse chegar mais tarde, ela iria à panela, antes de servir aos presentes e separava a parte do esposo, depois servia aos presentes.

È sobre honrar ao Senhor, consagrando as primícias que nós vamos refletir hoje, nesse momento de virada de ano.

O dicionário de língua portuguesa define honra e primícias da seguinte maneira:

Primícias: Primeiros frutos da terra. Primeiras produções, efeitos ou lucros. Primeiros sentimentos ou gozos.

Honrar: Prestar honra a alguém, dignificar; estimar, respeitar.

A assistência repetir - A forma de santificar o todo é honrar o Senhor com as primícias!

Portanto honrar a Deus, as lideranças espirituais, o esposo a esposa, os filhos, o patrão, o chefe... É o caminho para ser bem sucedido na vida.

AS PRIMÍCIAS NO VELHO TESTAMENTO

1- Deus ordenou clara e explicitamente a entrega das primícias (primeiros frutos) por meio de Moisés.

“As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor, teu Deus; não coserás o cabrito no leite de sua mãe”. Ex: 34.26.

2- As ofertas de Cabem e Abel

O diferencial encontrado nas ofertas de Cabem e Abel está diretamente ligado à entrega das primícias.

A Lei das primícias fazia com que cada um trouxesse os primeiros frutos do seu trabalho, e a Bíblia nos revela qual era o trabalho de cada um deles: Abel era pastor de ovelhas, e Caim, lavrador (Gn 4.2). Logo as primícias de Caim seria o fruto da terra.

Deus atentou para a oferta de Abel.

“Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel por sua vez, trouxe das PRIMÍCIAS DO SEU REBANHO E DA GORDURA DESTE. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou”. Gn 4.3-5ª

OBS: Caim trouxe a oferta no fim de uns tempos.

Quando deu certo. Ele não se preocupou em consagrar as primícias, o primeiro fruto da colheita.

Abel procedeu bem trazendo honrando ao Senhor com as primícias; Caim procedeu mal ao deixar Deus para a hora que da certo, em último lugar.

HONRAR COM PRIMÍCIAS E SEMENTE DE BENÇÃOS

A entrega de primícias é uma semente para entrar nas bênçãos de Deus.

Veja a mensagem que Deus deu para Moisés entregar ao Faraó egípcio.

“Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu Primogênito”.

“Digo-te, Pois: deixa ir meu filho, para que me sirva, mas, se recusardes deixá-lo ir, eis que eu matarei teu filho, teu primogênito”. Ex 4.22,23.

Este texto Deus sai à defesa dos seus primogênitos.

Quem são os primogênitos de Deus? Os israelitas. Porque Deus os chama de primogênitos?

Queridos o primogênito original dos israelitas foi o filho que Abraão consagrou ao Senhor, o filho Isaque.

A COMPRA DOS PRIMOGÊNITOS DOS ISRAELITAS

Deus pediu aos israelitas a consagração de todo primogênito.

“Disse o Senhor a Moisés: Consagra-me todo primogênito. Todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de Animais, é meu”. Ex 13.1,2.

Em Ex 13.11-16 Deus explica que quando Deus enviou o anjo da morte e ferio os primogênitos dos egípcios e manteve os dos israelitas vivos, ele comprou para a sua propriedade, para tomar para si novamente os israelitas deveriam resgatá-los por meio de oferta. Também ao consagrarem o primogênito ao Senhor estavam santificando a Deus o restante da descendência.

O PRINCÍPIO DE HORRAR COM AS PRIMÍCIAS

Deus não precisa de nada nosso para ele se tornar um Deus melhor.

Então porque ele quer que nos o honremos?

1 – Ele por sua livre vontade, estabeleceu que o caminho da benção passe pela honra. Quando eu começo a honrar ao Senhor com as primícias eu entro na dimensão da benção e vontade do Altíssimo.

Deus honra quem o honra: “Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo”. I Sm 2.30b.

Deus honra os filhos que honram aos pais: “Honre pai e mãe para que prolongue os dias de vida na terra que o Senhor teu Deus te dá” Ex 20.12.

Deus honra os funcionários que honram seus patrões: “Todos os funcionários que cumpre ordem dos patrões, considerem dignos de honra os patrões”. 1ª Tm 6.2; Ef 6.5-8

Deus honra os patrões que honram seus funcionários: “Vós patrões, de igual maneira procedei para com os funcionários deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus, e que para com ele não há acepção de pessoas”. Ef 6.9

Deus honra os crentes que honram seus líderes espirituais: “Agora vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós, e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam e que o tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalham que realiza”. 1ª Ts 5.12,13.

Hoje eu fui honrado pela irmã Maria Batista; pois ela enviou um pão caseiro para minha família. O Qual o valor daquele pão? Não tem preço! É honra.

Quando dedicamos honrar ao Senhor com as primícias da nossa vida, Deus põe em ação á lei que ele próprio estabeleceu de abençoar aqueles que o buscarem, que o amar de todo coração, de toda a alma e de todo entendimento. A graça que Deus tem dispensado aos que busca o Reino de Deus e o Deus do Reino são grandiosas e inexplicáveis, quem assim vive entende e recebe sempre as demais coisas no dia-a-dia.

Esse é o momento de consagrar ao Senhor as primícias, os primeiros minutos desse novo ano que inicia.

Consagre ao Senhor nesse novo ano, entregue a ele nessa nova etapa da sua vida.

Consagre os seus filhos ao Senhor nesses momentos que adentramos ao novo ano

Consagre os pais

Consagre a profissão

Consagre o Cônjuge

Consagre a sua renda

Esse é um tempo de honrar ao Senhor com tudo que você é e tem.

Mensagem baseada no livro de Luciano Subirá, que tem o título: Honrando ao Senhor com os nossos bens.