Desaforo
Hoje ao acordar quase não acreditei no que vi e ouvi com esses olhinhos lindos e essas orelhas que a terra haverá de comer. Era um batalhão inteiro de polícia invadindo uma universidade durante a madrugada, para prender sabe o que? Estudantes! Quase não acreditei. Meu Deus! Fiquei de olhos arregalados enquanto minha mãe dizia: “Oh Brasil véi sem jeito!”
Nada disse engoli em seco e passei o dia inteiro a pensar sobre isso. Liguei o computador e procurei por uma página de notícias na internet, tanta barbaridade, políticos sendo acusados de corrupção, dirigentes de ONGs acusados de desvio de verba, mulheres sendo assassinadas por seus companheiros, filhos e filhas sendo violentadas por seus pais, pessoas que atropelam e matam fugindo em seguida, lugares sendo controlados por traficantes, padres e pastores sendo acusados de pedofilia... Meu Deus! Tanta coisa errada para a polícia corrigir e ela invadindo universidade e prendendo estudante enquanto eles dormiam.
Posso parecer injusta, mas, ora, quem está sendo justo nessa história? Sou uma pobre estudante afrodescendente que batalha muito e acredita que só é possível ter uma vida confortável honestamente com muito estudo. Como posso ser justa se me negam todos os meus direitos, tentam de todas as formas me colocar à margem da sociedade com a qual colaboro, me escravizam no trabalho e nem mesmo me permitem protestar quando percebo que algo está errado? Se estou a cometer julgamentos precipitados e uso o meu direito de expressão para agredir verbalmente a quem tem por obrigação defender a população e recebem os seus ordenados dos impostos pagos pelos pais dos estudantes e dos próprios, pois bandido não paga imposto. A todos que se sentem ofendidos pela minha fala minhas sinceras desculpas.
Sei que pareço hipócrita ao pedir desculpas, mas não me sinto culpada por isso. Vivo num país em que a maioria dos governantes são pessoas desonestas, sonegadores, corruptos, bandidos e, eu tenho que me sentir mal por estar sendo hipócrita? Ora, vá ver se eu estou na esquina e se por acaso eu estiver, deixe-me em paz. “Pátria amada Brasil, Salve, salve” amada por quem mesmo? Acredito que somente por aqueles que mamam em tuas tetas ou por aqueles que não sentem tuas garras, aqui bem cabe o dito popular “Quem não te conhece que te compre!”. Já disse um sábio que o mal acontece porque os bons se calam, antes pecar por falar de mais que calar e ser conivente com esse ato atroz. E para aqueles que acham que eu deveria me sentir protegida por uma polícia tão ágil e eficaz, desculpem-me mas eu também sou estudante e nesse caso eu nem calo e nem consinto.