DISCURSO DE COLAÇÃO DE GRAU TURMAS 2011 - UEMA - CESBA

Estamos aqui hoje, nesse momento tão sublime, para darmos início a uma nova etapa em nossas vidas. Hoje completamos mais um ciclo e abrimos portas para que novos ciclos se iniciem.

Somos infinitamente gratos ao nosso grandioso Deus que nos tem abençoado, mesmo não sendo nós merecedores de suas bênçãos. Somos gratos aos nossos familiares que entenderam todos os nossos momentos de ausência, que nos apoiaram, que suportaram nosso estresse, que nos animavam quando pensávamos em desistir. Somos gratos aos nossos mestres que souberam nos guiar na busca do conhecimento, que estavam sempre atentos e prontos a nos corrigir e nos fazer repetir quantas vezes fosse necessário até realizarmos um bom trabalho. Somos gratos aos nossos colegas de classe que mesmo com todas as diferenças foram companheiros nesta caminhada. Por todos os momentos de risos e choro que dividimos, por todas as angústias, por todas as aflições antes de apresentar um trabalho, por toda a pressão sofrida antes de cada prova, somos gratos também por todos os gritos de euforia, por todas as comemorações e por estarmos aqui hoje.

Pode-se comparar nossa vida acadêmica com o desenvolvimento de uma criança. O período de gestação se iniciou tão logo fizemos nossa inscrição para o vestibular, e foram meses de angústia até o dia do parto, dia em que contemplamos os nossos nomes na lista dos aprovados. No primeiro período éramos ainda como bebês, precisávamos ser levados pela mão. Ao longo dos períodos aprendemos a engatinhar, pronunciamos nossas primeiras palavras, e tudo sempre com o auxílio dos pais, ou seja, os nossos professores.

Passamos pela infância, chegamos à adolescência, aquela fase complicada, os trabalhos e provas cada vez mais difíceis, pensávamos em desistir, estávamos estressados, irritados, por vezes não sabíamos para onde ir. Aos poucos fomos passando pela adolescência acadêmica e chegamos à fase adulta. Acreditamos que o que nos consolidou na maior idade foi uma batalha muito grande chamada monografia. Alcançamos a aprovação e nos tornamos adultos, e hoje estamos aqui para recebermos nossa maior responsabilidade como tais.

Nós ainda não nos acostumamos, e ainda levará um bom tempo até nos acostumarmos a não sermos mais chamados de acadêmicos da UEMA. Seremos ex-alunos, mas nunca ex-uemianos, afinal, nós não só simplesmente passamos pela universidade, nós a levaremos conosco eternamente, pois grande parte da nossa história foi escrita pela tinta da caneta que avaliou nosso crescimento. Acreditamos que assim como a UEMA ficará marcada em nós, nós também deixaremos marcas nela, seja nas carteiras onde escrevemos nossos nomes, nas monografias, ou nas placas penduradas nas paredes com nossas fotografias. De qualquer forma esse tempo que aqui vivemos é simplesmente inesquecível. Aqui conquistamos amigos, inimigos, colegas e o mais importante, foi aqui que nos tornamos o que seremos a partir de agora.

Levaremos para sempre o nome da Universidade Estadual do Maranhão, se formos bons profissionais, lá estará brilhando o nome da universidade, se formos profissionais ruins, lá também estará o nome da UEMA. Portanto, sejamos excelentes Educadores, excelentes Enfermeiros, excelentes Agrônomos e sejamos bons exemplos para as futuras gerações de acadêmicos que virão!

Hoje todos os presentes neste local estão de parabéns, pois de alguma forma essa vitória também é de todos vocês!

Esperamos que os colegas não se afastem, afinal foram quatro anos juntos todos os dias, esperamos que algum afeto e carinho persista dentro de nós e que pelo menos possamos nos ver de vez em quando ou telefonar. Não vejamos isto como uma despedida, somente como um até logo.

Enfim, nessa longa jornada que nos aguarda nunca saberemos se estamos realmente preparados até que estejamos de corpo e alma enfrentando a batalha. Nossas batalhas podem ser duras, mas nós somos fortes e teimosos e não desistiremos facilmente. Enfrentaremos o que vier, com a sabedoria de um adulto e a graça de uma criança.

Hoje orgulhosamente erguemos nossas cabeças, enchemos o nosso peito e gritamos, SOMOS GRADUADOS.

Muito obrigada!

Kelly Andrade

Balsas – Ma 13.10.2011

Kelly Andrade
Enviado por Kelly Andrade em 29/10/2011
Código do texto: T3304901
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.