Palavras aos formandos

Prezados afilhados:

"O dom de ensinar torna a pessoa humana imortal".Esta é uma belíssima e significativa frase dita por alguém.

Vocês, hoje, estão concretizando uma etapa que requer muito compromisso e engajamento em suas vidas. Professor é profissão, educador é vocação. Desejo que além da profissão que forem exercer consigam ir mais longe, desempenhando um papel social com paixão, com amor, com vocação.O educador possui uma "estória" a ser contada e um nome a zelar.

O escritor Guimarães Rosa em sua grande obra "Grande Sertão Veredas", na página 235, diz :"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". Desejo que vocês não se contentem apenas com a aquisição do seu diploma de professor do Ensino Fundamental para ser guardado ou pendurado na parede. Que aqueles que tiverem possibilidades de fazer outros cursos, que o façam. Se não for possível, que continuem estudando sozinhos, lendo bastante bons autores, integrando-se das ( e nas) mudanças sociais, políticas, científicas, literárias e contribuindo para que elas aconteçam a fim de proporcionarem condições melhores para toda a humanidade. Que aprendam a ser mestres.

A vida requer de nós um aprendizado constante. A acomodação é um entrave ao progresso. Vislumbramos as luzes do terceiro milênio, estamos vivendo nele e na era da informática. É necessário acompanharmos esta evolução para que não nos tornemos peças sociais obsoletas.É esse o compromisso que desejo relembrar a vocês, pois na militância intelectual do educador, além de se refletir, discutir, propor, é preciso agir com coragem, amor, dedicação, compreensão e justiça.

Parabéns a todos vocês. Que Deus ilumine seus caminhos, direcionando-os ao bem.A educação é um caminho longo, uma tarefa árdua. Militem nela com vocação.

Finalizo citando Thiago de Mello que diz: "Não, não tenho caminho novo. O que tenho de novo é o jeito de caminhar.

nadir andrade
Enviado por nadir andrade em 22/07/2011
Código do texto: T3111711