Discurso de aluna/professora - Os "estudiosos"

Tá bem caríssimos, morram de dizer que o estudioso de hoje é o rico de amanhã (aham, claudia). Digam isso o quanto quiserem. Sejam felizes dizendo isso.

Mas vem cá e fica aí mesmo: vocês precisam mesmo ser tão chatos? Pelo amor de Deus né? Tenham santa paciência.

O desagradável não é o “estudioso”, nem o que ele representa. Na boa, quer estudar até morrer ao invés de viver? Faça isso. Mas pela fé, parem de achar que são melhores que os outros. E que só vocês tem um futuro brilhante pela frente.

Ok?

Isso explicado, vamos ao caso. No meu tempo de ensino médio, eu era um capeta. Pobres professores meus, hoje vejo o que eu fazia com eles. Quase não ia à aula, quando ia ficava lá no fundão com cara de “hã?” e lá na frente aqueles seres repulsivos rindo das piadas sem graça dos professores (professores, só contem uma piada se ela realmente tiver graça), respondendo aquelas questões retóricas que na verdade o professor não queria que você respondesse, e agindo como se o mundo girasse em redor deles.

Tá, eu fui a única da sala a passar de primeira no vestibular da instituição pública.

Não vale a pena agüentar mau-humor de professor chato só pra ser o queridinho. Ou fazer toda a lição de casa só pra ser o “gênio pensante e estudioso”. Eu prefiro viver feito louca e chegar na hora H mostrar quem sou realmente. As pessoas que faziam tanta questão de ser geniais na verdade não eram.

Ou seja: pare de ficar se provando, se garanta. Quando sua hora chegar você vai poder provar quem é.

Pior que o verdadeiro “estudioso” é aquele falso “estudioso”. Esse ser humano é desprezível, porque parece que tem o dom de enganar professores bocós. A pessoa faz uma pergunta super elaborada pra questionar um nada (eu tenho a sensação que sempre quando nós temos um número 2 e somamos a outro número 2, obviamente de mesmo valor, vamos ter como resposta o número 4. Eu estou certo?) ou ficam soltando clichês sem graça: (Camões de lançou por mares nunca d’antes navegados.) e eu fico com uma vontade imensa de vomitar.

Gente, isso não faz de vocês pessoas bacanas.

Não to dizendo pra revolucionar, virar baderna. Nada disso. Se você realmente gosta de estudar e de saber mais, faça isso. Nada melhor. Mas pare de ser um chato de galocha, mala sem alça e desagradavelzinho de uma figa. Estude, faça a prova, tire 10 e seja feliz para sempre. Mas não encha meu saco com suas observações inúteis que só provam que você é alguém de baixa auto-estima, com poucos amigos que não sai pra balada.

Pelo amor de Deus.

Ficadica: parem de fazer perguntas no fim da aula, porque isso não prova que você quer aprender, prova que você é um mala. Pode acreditar quando digo que nem o professor quer perguntas no fim da aula. A frase “alguma pergunta” é só cerimônia, não precisa MESMO ter uma pergunta.

Ficadica: pare de falar de experiências pessoais, ninguém quer saber como foi rica sua visita a um museu. Escreve um blog sobre isso.

Ficadica: não to nem aí se você leu Tolstoi ou Platão. Sério, eu não ligo. Tenho até uma idéia: ao invés de ler Platão, leia o livro que o professor mandou. Que tal a idéia?

Karine Maria Lima
Enviado por Karine Maria Lima em 04/07/2011
Código do texto: T3074332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.