Discurso de aluna/professora - O professor que sabe tudo.
Não sei, absolutamente, quem foi o idiota que disse aos professores que eles sabem de tudo. Numa droga de faculdade de 4 anos você não aprende nem o que tinha que aprender que dirá todo o resto.
Professores queridos (mentira) não sejam tão imbecis e não fiquem tristes ou humilhados só porque não sabem de uma coisa. Faz parte da vida não saber tudo. Se soubéssemos tudo seríamos... sei lá... Steven Hawking.
E o pior de tudo é que não estamos livres disso em nenhuma fase. A gente tá no ensino fundamental e fica rezando pra chegar o ensino médio que deve ser mais legal. No ensino médio a gente quer ir pra faculdade pra ver se é diferente.
E enfim, na faculdade... Percebemos que tudo pode piorar. O professor universitário tem um detalhe importante: ele se acha a pessoa mais importante do mundo. Como se o mundo não fosse mais existir se não fosse a sua tese de doutorado sobre a importância da letra E na palavra Elefante.
Professor merece ser odiado. Triste ter que dizer isso. Eu já fui professora. E pretendo ainda ser. Mas sei lá, não quero me contaminar com esse vírus que se chama sendus melhori qui outrem eu não sou.
E ainda tem o professor mala de português (eu) que acha que todo aluno é ignorante só porque não gostou muito de Machado de Assis. Tá é super legal, mas o direito de expressão fica onde? Talvez neste momento Machadinho não caiba na vida do seu aluno, e mais no futuro ele vai reencontrar este autor, e por estar em outro momento ele vai aprender a gostar.
Pergunta aos alunos, e aos professores que –claro – já foram alunos também: quantas vezes você disse a um professor que não gostou de algum livro que ele passou? Se você disse, parabéns, você é uma pessoa corajosa e de fibra. E de dinheiro, porque deve ter saído da escola e ter ido pra outra melhor.
Os professores de exatas - ah, pensaram que estavam livres? - são mais malas que os de português. Porque eles não fazem a menor questão de explicar a utilidade real das coisas. – ah professor, pra que essa formula? - pra calcular a distancia entre dois trens.
PRA QUE EU IRIA QUERER CALCULAR A DISTANCIA DE DOIS TRENS? Explica essa também! Te desafio.
Enfim, essa é a minha revolta de aluna e professora.
Ultimo apelo: professores não considerem seus alunos uns incivilizados inúteis, uma tabula rasa que você tem o desgostoso trabalho de encher, nem um maníaco adolescente que não quer nada com a vida. Pensem nos seus alunos como seres humanos, moldados pela época em que vivem. No seu tempo os trabalhos eram feitos na biblioteca, mas ( foi mal aí) os tempos mudaram, e talvez fazer um trabalho com ajudinha da internet não seja tão mau.
Ao invés de tolher a vontade que o aluno tem de aprender, seja da forma que for. Lendo livros juvenis, buscando na internet, conhecendo pessoas de outros lugares, que tal você ajudá-lo a fazer isso com segurança, compromisso de modo a encontrar um resultado melhor?
Sabe qual é o problema? ENSINAR DÁ TRABALHO. Trabalho que muitos professores não querem ter. Vale muito mais a pena passar a leitura de um livro qualquer e pedir que decorem datas, nomes e lugares, do que pedir que seu aluno pesquise a fundo, vá atrás, faça um bom trabalho. Muito fácil acusar os alunos de serem desinteressados. Isso tira a culpa de cima de você mesmo, que talvez tenha menos interesse que o próprio aluno.
Dica final para quem tá pensando em lecionar: PENSE BEM, PENSE MUITO BEM. Ser professor não é tarefa fácil, nem reconhecida. Você vai trabalhar – exaustivamente - todos os dias de sua vida se quiser fazer um bom trabalho. E cá entre nós: se não quiser mesmo fazê-lo, nem invente de começá-lo. Vá estudar outra coisa que te caiba melhor. Licenciatura é pra quem ama o que faz, e não pra quem não conseguiu passar em medicina.
Espero que com esse texto algumas pessoinhas aí ponham a mão na consciência, professor forma cabeças, opiniões e caráter. Muito cuidado.