Análise critica de dois livros da L.P
Análise crítica
A análise crítica observado entre os livros: Português de olho no mundo do trabalho, escrito por Ernani Terra – José de Nicola, em 2004 e o livro Português: língua e cultura, escritos por Carlos Alberto Faraco,em 2003. São livros didáticos não consumíveis pra o ensino médio que respectivamente mostram o conteúdo analisado, o movimento literário Romantismo em Portugal.
Através de uma leitura minuciosa podemos perceber pontos positivos e negativos em ambos os livros de Nicola: Português de olho no mundo trás um texto mais amplo e explicativo, com uma linguagem mais clara.
O livro de didática procura mostrar a escola literária do Romantismo em detalhes abordando pontos importantes desde a situação política histórica de Portugal até a formação de características da escola e alguns de seus autores e obras. As figuras são bastante exploradas.
Figura da época em que se passou o Romantismo figura de alguns autores e também de algumas obras literárias.
O livro Português língua e cultura, de Carlos Alberto Faraco trás o Romantismo de uma forma mais reduzida não explorando os autores e as obras.
Uma observação muito importante que foi feita nesse livro e que o outro livro mostrou ausência foi à questão de abordar sobre o publico leitor que liam os romances, qual o perfil de uma sociedade que lia e que fez com que o Romantismo fizesse sucesso? Afinal o movimento só consegue um espaço na sociedade se tiver admiradores. Esse livro de Faraco aborda muito esta questão. O “livro também estimula a leitura transcrevendo uma parte do romance” Amor de perdição de Camilo Castelo Branco” despertando o interesse da leitura literária dos alunos.
Observação: um ponto importantíssimo que foge da real proposta dessa analise critica mais, que é importante registrar nessa produção, é sobre a literatura africana em língua portuguesa que só foi abordado pelo livro didático de Carlos Alberto Faraco, mostrando um pouco da historia, autores e obras.
Considerações finais
O trabalho um todo foi de grande importância acadêmica e profissional,pois ampliou os nossos conhecimentos.
Esse grande mergulho na literatura portuguesa é um grande ponto de partida para maior entendimento da nossa própria literatura, já que a literatura brasileira sofre grandes influências da literatura portuguesa, deve-se isso ao fato de como tudo aconteceu por aqui.
A análise critica entre os livros didáticos observando com um olhar mais crítico uma escola literária em especial é uma grande e preciosa reflexão sobre os textos lidos nas escolas e como a historia é vista de cada autor. É necessário observações desse gênero para que se possam aumentar conhecimentos e criar opiniões próprias sobre as varias formas e particularidades que cada autor tem para passar um determinado conteúdo no livro didático ou qualquer outro tipo de livro.
Referências bibliográficas
HTTP://www.suapesquisa.com/artesliteratura/trovadorismo.htm
HTTP://www.brasilescola.com/literatura
HTTP://www.wikipedia.com.br
TERRA, Ernani
Português de olho no mundo do trabalho:
Volume único/ Ernani Terra, José de Nicola.-São Paulo:
Scipione,2004-(coleção de olho no mundo do trabalho)
FARACO, Carlos Alberto
Português:língua e cultura, ensino médio,
Volume único/ Carlos Alberto Faraco-Curitiba:
Base editora,2003