VEIO PARA BRILHAR

Prezados amigos e “boleiros” da Bancada:

Vinícius de Moraes, num dos seus lampejos de Inteligência, disse: “Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo”. Não há dúvida de que esse pensamento se encaixa à performance do nosso homenageado, visto que o Anderson Pironcelli nunca teve medo de dar o primeiro passo.

Veio do interior, da terra onde florescem as ramas das mandiocas, mas, paradoxalmente, não é de origem paraguaia. É só mais um cidadão (como eu), que não observando possibilidade de crescer dentro do seu universo de aspirações, teve de deixar seu torrão natal, para aventurar-se dos ares da Capital. Aqui chegou silencioso, humilde, mas, com boa desenvoltura dentro de campo. Aconchegou-se no cantinho onde lhe pareceu mais adequado a um calouro. Associou-se à Terra no Nunca, ali na Escolinha do Valdecir.

Curiosamente, quando era chamado para subir alguns degraus e pisotear o gramado de maiores dimensões, recusava-se a assumir a nova tarefa. Mostrava-se confortável junto àqueles primeiros amigos que conquistou na Escolinha. Justificava que ali se chegava em casa bem cedo da noite e que podia descansar em horas menos próximas da meia noite. Foi aí sua primeira gafe perante nosso contexto futebolístico, pois, quando os mensageiros das altas horas se preparavam para ir embora, ainda viam ao seu lado, costumeiramente, aquele que prometia dormir cedo.

Vendo que essa justificativa não surtia mais efeito, não teve outra escolha, teve de despedir-se da Escolinha e foi dedicar sua arte futebolística à sua nova jornada, unindo-se à “Bancada da Bola”.

Começaram aí os novos passos da sua caminhada. Reforçou nosso meio campo com seu futebol aguerrido e competente. Passou a fazer parte da “Bancada da Bola” como alguém que poderia somar muito mais que um simples atleta, em face das suas idéias e dos seus anseios de ser útil em todos os momentos.

Foi nesse clima de confiabilidade e de admiração, que todos nós visualizamos em seu perfil um homem pronto para assumir responsabilidades. Foi convidado a candidatar-se e, futuramente, assumiu a Diretoria Esportiva do Sindijus e vem correspondendo às expectativas que todos tinham sobre a sua atuação. Tem se mostrado uma pessoa equilibrada, democrática, que trabalha em prol do grupo. Vem administrando com competência o grandioso grupo de filiados que neste momento se juntou ao nosso contexto esportivo.

Benjamim Franklin deixou a seguinte frase: “Ser humilde com os superiores é uma obrigação, com os colegas é uma cortesia, com os inferiores é uma nobreza”. Acredito que são esses atributos que levam o Anderson Pironcelli a ser um construtor de liderança em nosso grupo, pois, ele não só respeita aqueles líderes mais antigos, como também trata a todos com cortesia e possibilita que todos se igualem como parte de um mesmo grupo.

Assim, não há dúvida de que nasce um líder de grandeza e de princípios, cuja atuação pode ser definida nas palavras de Vinícius de Moraes: “A gente não faz amigos, apenas reconhece-os”. Está aí uma grande verdade, visto que no início tínhamos uma vaga noção sobre o nosso homenageado, aos poucos fomos observando suas qualidades e hoje o reconhecemos como alguém a quem podemos confiar.

Diante disso, toda a “Bancada da Bola” deseja que você Anderson Pironcelli, sob a luz do nosso Criador, possa manter-se sempre assim; simples, humilde, solidário, companheiro, para que possa conduzir nossas atividades esportivas dentro um clima de irmandade, sendo a base de sustentação desse elo de amizades que une pessoas honestas e solidárias.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 20/04/2011
Reeditado em 20/04/2011
Código do texto: T2920380