TERRA DOS OFAIÉS...

Prezados companheiros de delegação.

Prezados companheiros de Três Lagoas-MS.

Ao homenagear Três Lagoas-MS, não posso esquecer que aqui viveram os Ofaiés, tribo indígena originária do Chaco, no rincão Boliviano. Essa etnia se caracterizava por grandes aventureiros nômades que viviam atrás da pesca e da caça, talvez, por isso, aqui mantiveram parada para desfrutar das águas do viçoso Rio Paraná e do incomparável Rio Sucuriú.

Entretanto, depois da chegada dos Bandeirantes Paulistas que se encantaram com o lugar, em face da extensão das suas águas, aproximaram-se para ficar definitivamente e os Ofaiés tiveram de fazer retirada. Assim, em junho de 1915 nasceu Três Lagoas, que a partir de então se expandiu como toda cidade provinciana, amparando-se em seu relevo de planície cercada por lagoas e rios, com vastidão de fauna e flora.

Tenho lembrança de algumas décadas do passado, quando Três Lagoas significava apenas o marco de uma divisão territorial, já que se trata de uma região próxima de um grande centro - o Estado de São Paulo. Entretanto, sua história foi se renovando com a barragem de Jupiá, pois o alagamento do rio Sucuriú trouxe novas expectativas de turismo e de lazer.

Evidente que essa apertada síntese da história se traduz em mera fagulha de tantos anos de colonização. Ocorre que essa introdução se faz necessária para mostrarmos aos amigos que aqui vivem; em especial aos que nos recebem nesta linda festa, para ilustrarmos o quanto nos interessa saber sobre esta linda cidade. Estamos diante de um cenário deslumbrante construído não só pela natureza, mas, também, pelas mãos de homens de bom gosto. Essa realidade descortinada pelos nossos olhos vem acompanhada de inúmeras propriedades fincadas ao largo das águas do Rio Sucuriú, com opções de lazer para seus habitantes, como se tudo isso fosse feito pelo Manto Sagrado da Mão de Deus, para que os visitantes percebam o quanto é bom visitar Três Lagoas-MS.

Mas o tempo é curto para anotar todas as outras belezas externas que rodeiam Três Lagoas. Preciso de tempo para falar com maior relevância da beleza das almas das pessoas que nos recepcionam nesta ocasião. Mário Quintana, através de uma frase que costumo guardar comigo disse: “A amizade é quando você não faz questão de você e se empresta pros outros”. É verdade que o sentido da amizade não se emprega em momentos fugazes, mas, creio que este encontro realizado entre nós da família do Judiciário com os familiares do Guima, já expandiu relações a ponto de tratarmos estas pessoas de bons amigos. Só alguém que nos preza pode se esforçar para fazer esta grandiosa recepção. Assim, todos que trabalharam para nos acolher tão bem, reforçam a frase de Mário Quintana, já que estão se esquecendo de si próprios para empregar suas mãos em prol da nossa delegação que andou alguns quilômetros para vê-los alegres e dispostos a partilhar da nossa amizade.

Charles Chaplin, além de ator e diretor foi um grande pensador. Ele disse um dia: “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”. O que temos em comum nessa mensagem é nossa aproximação através do futebol, através dos cantares, através dos sorrisos, pois, temos absoluta certeza que o espetáculo que estamos vivendo neste momento, através desta grandiosa festa, a cortina jamais se fechará sem aplausos. (começar a aplaudir).

Finalizo, agradecendo, em nome de todos; a gentileza da família da esposa do nosso atleta André Bossay, por ter cedido, gratuitamente, seus aposentos de lazer (esta beleza de propriedade), para acolher nossa delegação de Campo Grande.

No mais, agradecemos ao Grande Criador por nos ter oportunizado esta viagem e que nos proteja durante esta estada e também quando retornarmos ao nosso destino.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 25/03/2011
Reeditado em 28/03/2011
Código do texto: T2869891