Discurso de formatura
Discurso proferido em outubro de 2010, na noite de formatura da turma de Letras 2006 da UFPA, da qual fui escolhida oradora. Eis o discurso.
A Batalha Acadêmica
Boa Noite a todos
É uma honra ter a oportunidade de falar em nome da minha turma e quero agradecê-los por confiarem nas palavras que irei pronunciar diante dos nossos mestres, nossos parentes, nossa família, nossos amigos, convidados e pessoas que de uma forma ou outra nos ajudaram a chegar até aqui.
Essa turma é formada por pessoas vitoriosas que diante de muitas dificuldades as enfrentaram com garra e persistência. Tivemos problemas e desentendimentos algumas vezes, mas nada que nos impedisse de sermos um grupo em que a união prevaleceu, pois apesar das diferenças nos preocupávamos uns com os outros. Não somos perfeitos e nem temos essa pretensão, mas somos eternos aprendizes e por isso, conseguimos, com a ajuda de Deus, alcançar uma meta que não atingiríamos sem a colaboração de todos.
Essa é a última etapa do nosso curso de graduação, representando o término de mais uma jornada em nossa vida, mas é o inicio de outra, pois começaremos nossa vida profissional e virão especializações, mestrado, doutorado, aulas a serem ministradas... em fim.
E como foram estressantes as horas que passamos estudando e nos dedicando para chegarmos a este ponto! Iniciando com o cansativo e “interminável” período do vestibular até os momentos de estudo para fazermos uma prova ou apresentar um seminário na faculdade, assim como a trajetória cansativa de alguns que se deslocavam diariamente de outras cidades para chegarem às aulas e não esquecendo a rotina de trabalho exaustivo da maior parte da turma e que mesmo assim, ao final do dia estava ali, na sala de aula, como bravos guerreiros, prontos para a batalha acadêmica. Porém, como disse Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se alma não é pequena”.
A cada semestre que passava, sabíamos que era mais uma etapa vencida da guerra que travávamos. Sei que existiram momentos que pensávamos em abandonar o campo de batalha, no entanto, resistimos até o fim. Não obstante tantos obstáculos enfrentados, tivemos muitos bons momentos juntos. Encontros acadêmicos, Baby Chá da Wilsiane, da Nelcilene, do Odival, lançamento do livro do Antonio José, festinhas de despedida de semestre entre outras que serviram tanto para o nosso conhecimento quanto para fortalecer nossas amizades. Também crescemos e amadurecemos juntos. Nesse percurso alguns amigos constituíram famílias, alguns tornaram-se mães e pais, choramos e nos alegramos em várias situações e fizemos amizades verdadeiras. Tenho certeza que sentiremos saudades uns dos outros.
Ao longo desses quatro anos, por diversas vezes, nos privamos da companhia de pessoas queridas para nos dedicarmos aos estudos, perdidos em pilhas de livros e apostilas dando até a impressão que preferíamos os escritores renomados aos nossos entes queridos. Por esse motivo, entre outros, queremos agradecer:
Primeiramente a Deus, nosso Mestre maior, sem o auxílio dEle não conseguiríamos nem dar o primeiro passo. Obrigada Senhor, por se fazer presente em nossas vidas a cada momento.
Aos nossos Pais, por cuidarem tão bem de nós e por nos dedicarem suas vidas ensinando-nos o que é ser um verdadeiro educador. É humanamente impossível expressar o tamanho do nosso carinho e gratidão.
Aos irmãos e irmãs que nos deram força e nos reanimaram todas as vezes que precisamos.
Aos avós, tios, tias, primos e primas que acreditaram sempre no nosso sucesso.
Aos esposos e namorados por renunciarem em algumas ocasiões nossa companhia para que estudássemos.
Aos nossos amigos, que também foram importantes nessa caminhada.
E, por fim, agradecemos a Universidade Federal do Pará, na pessoa do Professor Adriano, pela riquíssima oportunidade deste aprendizado.
Muito obrigado a todos!