Linguística: as dicotomias de Saussure
A linguística é uma ciência relativamente nova que estuda a linguagem verbal humana. É uma ciência por que possui uma teoria e um método. Há 20 anos, a lingüística não estava no currículo do curso de Letras. Quem quisesse estudar lingüística deveria fazer um curso à parte. Hoje em dia ela é matéria obrigatória nas graduações de Letras.
A lingüística começou com o Curso de Linguistica Geral, de Ferdinand de Saussure, em 1816. O Curso de Linguística Geral foi uma obra póstuma, feita pela compilação de anotações de aulas dos alunos de Saussure. A lingüística saussureana se baseia nas quatro dicotomias, sendo elas: sincronia e diacronia, lingua e fala, sintagma e paradigma e a mais importante: significante e significado, que formam o SIGNO LINGUÍSTICO.
Sincronia e diacronia são estudos relacionados ao tempo. Sincronia é o estudo do recorte e diacronia é a análise através do tempo. Por exemplo: se um estudante de Letras resolve estudar os recursos linguísticos na literatura através dos séculos, está fazendo um estudo diacrônico. Agora, se ele resolve analisar apenas as obras referentes ao trovadorismo, está fazendo um estudo sincrônico, ou seja, estudando uma parte do todo temporal.
Língua e fala também são diferentes para Saussure. Para ele, língua é o sistema, é o todo, é o conjunto de signos de que uma comunidade se vale para se comunicar e também as regras que delimitam esse conjunto. Logo, língua é uma coisa coletiva, social. Saussure também chama língua de “langue”. Já a fala é o uso individual, é a escolha de cada um. É a “parole”. Saussure, porém, sempre deixou bem claro que o objeto de seus estudos era a língua e não a fala.
Sintagma e paradigma é outra dicotomia saussureana. O paradigma é o conjunto de componentes do qual você pode se valer para compor seu enunciado. Já o sintagma é a sua escolha. Por exemplo, quando você diz:
A MANGA É GOSTOSA.
Você poderia substituir MANGA por cereja, laranja ou amora. As três são frutas tanto quanto a manga e você poderia as ter escolhido. Você também poderia substituir GOSTOSA por deliciosa, saborosa ou boa. Os três são adjetivos que denotam aprovação; no entanto, você escolheu GOSTOSA. O enunciado A MANGA É GOSTOSA é o sintagma, a escolha lexical que você fez. Já todos esses outros termos dos quais você poderia ter se utilizado constituem o paradigma.
Agora, significante e significado é a dicotomia mais importante de Saussure por que formam o signo linguístico e, como tudo significa algo, tudo é signo. Significante é a imagem acústica de algo, a parte “material” como, por exemplo, falar ou escrever a palavra ÁRVORE. Já significado é o conceito imaterial ou psíquico disso, ou seja, o conceito que se tem de árvore: galhos, folhas, raiz, etc.