“NÃO O EGITO, MAS O SENHOR SALVARÁ O SEU POVO” I
“NÃO O EGITO, MAS O SENHOR SALVARÁ O SEU POVO” IS 31.
Há no homem uma inclinação para usar a sua força, visando o sucesso pessoal. Mesmo entre os cristãos professos, o desejo de não depender do socorro do senhor é visto e às vezes com admiração.
A nação hebréia sofreu muito dada a esse encurtamento visual dos fatos espirituais.
O profeta Isaias viveu e serviu a Deus nos tempos dos reis Jotão, Acás, Ezequias e Manasses. Profetizou em época que o estado de Israel estava dividido. O foco da sua profecia foi a parte sul da nação, que tinha como capital a cidade de Jerusalém, que foi preservada em honra a Davi, o Rei fiel.
Judá estava enfraquecida belicamente, o rei Ezequias, temia derrotas ainda maior dada à infidelidade do seu antecessor e pai, o rei acaz. II Cr 28.16...
Dada à situação política e a perseguição da Assíria os reis acostumavam pedir ajuda as nações vizinhas e poderosas nas táticas de guerra. Não sabendo o perigo que corria quando...
BUSCA DE SOCORRO NOS INFIÉIS.
A busca de socorro nos infiéis faz o crente desprezar os valores de Deus.
Santidade
Honestidade
Devoção
Poder
Provisão
Livramento.
O salmo 73 descreve a situação dos ímpios e o seu estilo de vida que não agrada a Deus.
“Pois eu invejava os infiéis ao ver a sua prosperidade” 73.3
“A violência que o envolve como a roupa que veste” 73.6
“... da opressão falam com altivez” 73.8b.
“... blasfemam os céus e a terra” 73.9-11.
“A força de faraó se vos tornará em vergonha e a confiança na sobra do Egito em confusão” Is 30.3
AIS DOS QUE DESCEM AO EGITO EM BUSCA DE SOCORRO (IS 31.1).
A – sofrerá julgamento sábio de Deus.
Não obterá sucesso: burlar nota fiscal faz associação com ímpio.
B – Esquecem que em Jerusalém tem um leão protege a cidade e o povo.
“Como o leão e o leãozinho rugem sobre a sua presa, ainda que se convoque contra eles grande número de pastores, e não se espantam das suas vozes nem se abatem pela sua multidão, assim o Senhor dos exércitos descerá, para pelejar sobre o monte Sião e sobre o seu outeiro”.
*não atentam que os egípcios são homens
Ilustração: Certo irmão conseguiu um trabalho, e sumiu do grupo familiar, o líder do grupo começou a indagar o porquê do sumiço. O líder do grupo disse: irmão cuidado seja fiel e congregue e compartilhe a sua vitória com os irmãos de fé. Ele disse: Eu me tornei amigo do gerente, ninguém me tira de lá, estou seguro.
Passado algum tempo o irmão apareceu na reunião do grupo e o líder perguntou e aí como está? E a resposta é a seguinte: estou desempregado, o gerente me mandou embora.
Não atentam que seus cavalos são de carne.
“ O cavalo não garante vitória; a despeito de sua grande força, a ninguém pode livrar” Sl 33.17. (... estou seguro, pois porto o melhor que o mercado pode exigir, as multinacionais andam a minha procura).
Não atentam que o cavalo batalha, mas deus é que vence a guerra.
“O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor” Pv 21.31.
Confie nos carros de Deus, na manifestação da força do Senhor Sl 68.17.
“Os carros de Deus são vinte mil, milhares de milhares. No meio deles está o Senhor. O Sinai tornou em santuário”.
No livro de 2º Reis 6.8-17 relata que nos dias do profeta Elizeu e do Rei Jotão estava Israel em guerra contra os Siros. O homem de Deus revelava aonde o exército inimigo iria atacar. O rei dos Siros armou-se de estratagema para prender o profeta. Logo pela manhã o discípulo do profeta levanta e olha a sua frente o exército Siro e acorda o profeta afirmando e agora o que faremos estamos perdidos? Estamos perdidos. O profeta respondeu: não temas. Mais carros e cavalos estão ao nosso lado, a aqueles que estão a favor deles.
O profeta vivia na dependência de Deus estava vendo uma realidade estranha aquele jovem discípulo. Orou o profeta: “O Senhor faz este jovem ver o exército do Senhor. O Senhor mostrou o monte cheio de cavalo e carros de fogo”.
Queridos nós não precisamos socorrer no Egito, no mundo. Deus é socorro presente quando precisamos.
Tenha convicção desta verdade.
O salmo 37 nos chama a observar confiantemente no Senhor e no seu socorro ao seu povo.
O SENHOR SALVARÁ OS SEUS NO CAMPO DE BATALHA
Não queira proteção vinda do Egito, lute porque Deus estará sustentando você na batalha.
A – Confiai no Senhor e faze o bem - alimente da verdade V.3
B – Tenha prazer e, servir ao Senhor V.4.
No cultuar
No reunir com os irmãos
No compartilhar sua vida na família da fé.
C – entrega teu caminho – tua vontade V.5
D – descanse no Senhor, espera Nele V.7.
“... Sede sóbrio e esperai inteiramente na graça que está sendo trazida na revelação de Jesus” 1ª Pe 1.13.
“Levando sobre ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós” 1ª Pe 5.7
E – Vem do Senhor a salvação dos justos, ele é a fortaleza no dia da tribulação. V.39
“Uns confiam no mundo, no intelecto, no poder, na política, nos carros, nos cavalos; mas nós gloriaremos no nome do Senhor” Sl 20.7.
“O cavalo, a política, a formação, a academia de ciências não garantem vitória; a despeito da força destas coisas, mas a ninguém poderá livrar” Sl33. 7
“Quem dá vitória ao rei é o Senhor” Sl 20.9
Aplicação:
Eu tenho confiado ao Senhor a condução da minha vida?
O Senhor tem guerreado as minhas guerras?
Preciso repensar a minha espiritualidade, meu relacionamento e a minha dependência de Deus no meu viver?
Ore ao Senhor pela sua vida, seja qual for a sua situação com Deus.