O poder da liberdade de pensar

O poder de pensar

As massas, a mídia, a música, o povo

O público, o palco, o artista, a mente

A notícia, a informação, a motivação

Vivemos em um mundo de informações adquiridas, processadas e transformadas. A forma com que reagimos ao que vemos, ouvimos e sentimos é o que determina o nosso poder de pensar. Uma informação causa sempre uma reação em quem a vê e a ouve, logo, teremos um sentimento com relação ao fato e quem está envolvido. Essa reação é fruto de tudo aquilo que adquirimos no decorrer da vida. Formamos em nossa mente o nosso pequeno e vasto mundo de regras, conceito e preconceitos. Involuntariamente reagimos de acordo com os conceitos estabelecidos dentro de nós. Isso é preconceito, pode ser sadio, pode não ser. Existe um abismo muito grande entre respeitar alguém e concordar com alguém. É possível usar centenas de exemplos para corroborar esse pensamento, mas vamos nos ater a apenas um, que com certeza atacará o conceito já estabelecido de alguns.

Temos uma moda ditatorial esdrúxula, mesquinha e ridícula nos nossos dias. Uma moda que tem sido vastamente explorada pela mídia em troca de dinheiro. Meninas magérrimas tem sido padrão de beleza ao redor do mundo. Foi comprovado que o IMC dessas “modelos” está abaixo do recomendado e de acordo com os padrões de saúde, para a maioria das pessoas, essas meninas estão desnutridas. Vamos direto ao ponto. Por causa desse padrão muitas meninas e agora meninos também, sucumbem à pregação dos pregadores da moda e querem entrar naquele padrão absolutamente incondicional com uma vida saudável. A pessoa fica doente na mente e depois doente no corpo. Torna-se uma marionete nas mãos de uma ideologia que domina a todos, sim, não é possível responsabilizar ninguém, pois o sistema foi impetrado ao longo dos tempos e acabou tornando-se um padrão de pensamento.

Hoje, vivemos em um mundo onde a notícia corre absurdamente rápido. Temos mais gente curiosa e querendo respostas para seus problemas e anseios. Essa busca pela verdade e pelo certo faz com que as pessoas não se conformem mais com o que vêem, pois constantemente percebem que estavam erradas, mas não estavam erradas por que queriam, entendem que a informação anterior estava pobre demais de argumentos e então, recorreram à base daquilo e viram que era insustentável, fazendo assim, ruir o conceito já estabelecido, pois o mesmo, não tinha um fundamento. Um dos ditadores da moda por muitos anos, deixou hoje uma afirmação que faria os estilistas chorarem amargamente. Ele disse o seguinte: “Desde que não estou envolvido com o mundo da moda, eu estou muito feliz por não prestar atenção nas tendências, pois vi que isso tudo não faz sentido mesmo.” Essa afirmação foi feita por Calvin Klein.

Por isso vemos bandas que fazem tanto sucesso e pensamos que isso tudo não faz sentido, mas por incrível que pareça, acaba fazendo sentido. O que não faz sentido é a exploração de empresários e mídia em cima dessas bandas, elas fazem tendência porque decidiram ser quem querem ser, ser quem realmente são.

Em uma feira cultural, alguns garotos se apresentaram para um grupo de pais e crianças. Seu trabalho foi feito com muita alma. Emprestaram cabo de um, microfone de outro, levaram o equipamento que tinham e simplesmente tocaram, tocaram e tocaram, enfim, encantaram a todos com seu heavy metal, rock, punk rock e muita, mas muita alegria. Meninos com talento de sobra. Algumas músicas eles simplesmente tocavam, mas em dado momento, chegou um amigo deles de outra banda e simplesmente, sem pedir licença, viu o microfone à disposição e começou a cantar a música que eles tocavam em uma perfeita harmonia.

Foi um momento sublime.

Ninguém os conhece além de seus amigos. Eles merecem o sucesso, entretanto, eles serão livres quando seus próprios pensamentos começarem a invadir e musicar suas canções.

Quando as notas de suas guitarras e contrabaixos cadenciarem na harmonia de suas filosofias pessoais, sem a contaminação de pensamentos de terceiros. Já sabemos o que pensam Pink Floid, Cazuza, Nirvana, Renato Russo, Galvão Bueno, Xuxa, Restart, Raul Seixas, Roberto Carlos e tantos outros, mas as pessoas estão carentes por saber o que eles pensam, o que eles podem oferecer. Até agora eles estão apresentando o que outros já apresentaram e isso não é novidade, mas o que eles tem de bom? Ah! Isso não vi em ninguém. O público era indiferente, se eles estivessem sozinhos no deserto do atacama tocando para lagartos e escorpiões da areia, sua alegria seria a mesma e isso é o diferencial.

Que o murmúrio de uma platéia sem cérebro e empresários cuja ganância é seu norte e o dinheiro a sua motivação, não venham a matar o que há de mais puro nos nossos jovens: sua vontade de viver e amar a verdade, mesmo que a verdade ainda não esteja tão clara para eles.

Tem também uma jovem escritora, Giovana, que está escrevendo um livro. Ela tem apenas 14 anos e conseguiu se libertar das tendências e caminhar livremente pelos palcos de sua mente fazendo de si mesma a base de sua sustentação. Caso algum ícone venha a ruir, caso algum ideal venha a sucumbir, sua estrutura já é muito mais firme do que de muitas pessoas ao seu redor. Cabelos, tênis e roupas não fazem sua cabeça, pelo contrário, farão a cabeça de outros. Sua moda há 2 anos é hoje moda para todos e amanhã pode não ser, mas continuará sendo moda para ela.

Nosso guarda-roupa não precisa ser mudado todo mês por causa da moda e tampouco nossa aparência precisa mudar. Salvo quando decidimos isso por nós mesmos. Salvo quando essa opção não é feita para sermos aceitos por um grupo ou outro. Se tal grupo precisa de que você mude suas convicções e seu modo de ser, esse grupo não se encaixa nos seus padrões. O padrão deles é muito baixo e não serve para alguém com tanto conteúdo como você. Na realidade, quem sai perdendo sempre, é quem não tem a mente livre.

Quem sabe tudo, não sabe nada. Quem não sabe nada, também não sabe nada. Quem sabe um pouco e quer saber mais, já sabe tudo.

Meus amigos, obrigado por existirem na minha vida e serem tão diferentes de mim. Obrigado por me aceitarem do jeito que eu sou e declaro independência do preconceito.

Declaro independência da falta de humildade de aprender coisas melhores.

Declaro independência das ideologias do atraso e do sabe tudo.

Declaro dependência da necessidade de aprender.

Sim às ideologias melhores.

Sim à filosofia da vida

Sim à verdade, pois a verdade liberta.