O mundo mudou seu foco

Vivemos num mundo cada vez mais afogado em inutilidades, em coisas fúteis. Um mundo que varre para debaixo do tapete as questões morais e escancara, sem vergonha e aparentemente satisfeito, os mais inusitados tipos de prioridades. Já não nos preocupamos tanto com as pessoas à nossa volta, a não ser com o que elas irão pensar de nós. Importamo-nos pouco com nossas atitudes, mesmo que fujam à regra do considerado certo, afinal de contas, pensamos, hoje em dia ninguém mais respeita as regras.

Estamos, sim, mais preocupados com nossos corpos perfeitos, nossa virilidade absoluta, nossa luta diária por poder, dinheiro e sucesso. Deixamos de lado diariamente valores importantes para uma vida sadia em sociedade. Sem que percebamos, a cada dia estamos perdendo um pouquinho daquele receio necessário, a tal “vergonha na cara”. Aprendemos a viver sem precisar pensar no certo ou no errado.

E onde fica a ética nessa história? Se o mundo aparentemente esqueceu-se de mantê-la viva? Se o mundo mudou seu foco de importância para as coisas? Chegamos ao ponto de vangloriar pessoas, por agirem de maneira correta. Algo que deveria ser normal se transforma em excepcional. E aí, quando essas coisas acontecem, nos enchemos de um orgulho passageiro e uma euforia contida, felizes por saber que ainda existem pessoas eticamente corretas no mundo. Um absurdo!

E o pior disso tudo é que estamos todos aí, prontos para sermos corrompidos. Enquanto o mundo não direcionar novamente seu foco para aquilo que realmente merece importância, continuaremos trilhando um caminho aparentemente incerto, mas que no fundo, todos sabem onde vai dar. A escolha é absolutamente nossa.

Délia Brignoli Dias
Enviado por Délia Brignoli Dias em 23/10/2010
Código do texto: T2573736