Onde buscar sustento e em quem confiar?

Onde buscar sustento e em quem confiar?

Lendo os textos da sagrada escritura que a igreja católica nos reserva para este fim de semana torna se impossível não perceber a santidade da liturgia, a santidade de nossa igreja que embora administrada por homens e mulheres no que se refere à instituição, continua santa e santa pela ação do Espírito de Deus e pela presença eucarística.

A primeira leitura extraída do livro do Êxodo nos narra a batalha do povo de Israel com os amalecitas. Deus como prometera a Moises concede ao povo israelita a vitoria graças à confiança e obediência de Moises. Enquanto Moises estava sobre o monte com os braços erguidos como o próprio Deus ordenara, os israelitas venciam a batalha, quando Moises baixava os braços os amalecitas venciam.

Esta narrativa nos leva a ver alguns pontos interessantes: Em primeiro que devemos sempre buscar a obediência e confiar plenamente no Senhor, pois ele tudo pode nos conceder se for da vontade Dele e para nosso bem, a segunda nos mostra a fidelidade de Deus para com sés amados, que não cessa de querer que nós simples humanos façamos parte do seu plano de salvação. Ele poderia simplesmente ter dado a vitoria ao povo de Israel, porem quis que como um sinal Moises se pusesse sobre o monte com os braços erguidos. Outro ponto interessante que a leitura nos ressalta é a necessidade de nos transformarmos em perfeitas comunidades, que busca e espera em Deus, mas que também busca ser sustento entre se. Quando Moises se cansou e não mais conseguia manter seus braços erguidos. Percebemos isso na atitude de Aarão e de Ur que ao perceber o cansaço, e que Moises já sentia o peso dos braços, buscarão uma pedra e a fizeram de banco para o conforto de Moises e se puseram um de cada lado dando sustento a seus braços cansados para que se mantivessem levantados para o alto e assim se procedesse à vontade de Deus.

Nesta caminhada para o altíssimo devemos buscar ser consolo e conforto para juntos em comunidade tenha todos juntos nossa vitoria que é chegarmos a Deus.

O salmista nos lembra com firmeza o senhorio de Jesus, do próprio Deus sobre cada um de nós, ao cantar; “– Do senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o Céu que fez a terra.” Em toda a extensão deste salmo, o salmo 120 (121) percebesse com clareza que Deus nunca falha e esta sempre pronta a nos a colher, nos socorrer, nos guiar com seu amor. Deus que se faz sempre presente nos sustentando, deus capaz de criar tudo do nada, capaz de transformar nossa realidade de pecado em graça e paz, basta apenas que Nele coloquemos nossa esperança, que busquemos nele nosso abrigo e tenhamos coragem de clamar Seu nome e ele criador de tudo vem ao nosso socorro.

JÁ na leitura da segunda carta a Timóteo, capitulo 3,14-4,2. Vemos que a palavra de Deus é tudo o que precisamos para bem viver e chegar um dia a eternidade em Jesus Cristo, porem devemos perder ma mania que temos de querer temperar essa palavra a nosso favor. Devemos parar de uma vez por todas de dar sempre uma interpretação que satisfaça nossas necessidades, que devemos a cada dia buscar viver fielmente o evangelho de Cristo em sua essência, buscar colocar em pratica sua verdade e não a nossa. Devemos abrir os nossos olhos e identificar e argumentar sobre situações que vivemos. Não podemos deixar mais que o maligno invada nossas famílias, nossa igreja por não termos a coragem de assumirmos ser Cristão por não termos a coragem de viver a plenitude do evangelho.

Nossa missão de batizados e de filhos amados de Deus nos impele a por em pratica o que se diz no versículo 4,2; “insisti oportuna e importunamente, argumenta, repreende, aconselha com toda a paciência e doutrina”.

Assim um dia veremos a instauração do reino de justiça que Deus tem para nós.

O Evangelho de São Lucas 18,1-8. Conta-nos uma parábola de Jesus. Fala-nos a historia de um juiz que nem era temente a Deus e de uma viúva que vivia a pedir lhe que fizesse justiça contra seu adversário. De Tanto insistir aquela viúva convenceu pelo cansaço o juiz que resolveu atender a seu pedido.

Se um Juiz que nem era temente a Deus atendeu aquele pedido vencido pelo cansaço e insistência da viúva, devemos mais duque nunca confiar e faze de nossa vida uma constante oração a nosso Deus que é o Juiz supremo. Ele sabe nossas necessidades ira há seu tempo e conforme nosso merecimento e sua vontade nos conceder aquilo que pedimos. Devemos buscar nos manter sempre em dialogo com Deus, pois a verdadeira oração é como se fosse um bate papo entre dois amigos, e quando verdadeiramente nos dirigimos a Deus em nossa oração ele se Poe a escuta e somente ele pode nos fazer justiça, nos dar o que precisamos.

Sabendo que Ele melhor que nós, avalia nossa prece, é capaz de atender, e Ele é quem sabe melhor que nós mesmos o que verdadeiramente precisamos. O que é melhor para nossa realização. Então é Nele que devemos Buscar nosso sustento e confiar nossa realidade, pois não existe realidade Sem Deus e nem nada capaz de nos sustentar eternamente como o seu amor.